Bonificação: como valorizar e fidelizar o técnico

Bons técnicos que cumprem as normas da prestadora e têm alto índice de avaliação dos clientes valem ouro. E por que não oferecer uma bonificação? A competitividade do mercado da prestação da serviços está de olho em tudo e também nos seus colaboradores.

E quem não quer ter profissionais de excelência atuando na própria equipe? Desconhecemos.

Se na sua prestadora existe um técnico externo nesse perfil, é preciso muito mais que pagar um salário considerável ao fim do mês.

Agregar valor e fidelidade a esse profissional tão importante para sua empresa fará toda a diferença nas métricas de produtividade e na vida da pessoa.

Para fidelizar seu técnico externo, fique atento a:

1 – A forma como é tratado

Você gostaria de ser tratado de forma desrespeitosa? Quem gosta, não é verdade? Então, trate sempre os técnicos da sua equipe com educação e respeito!

Existem dias que nem todos estarão felizes.

Pois, todo mundo tem seus dias mais tensos. Ainda mais quando problemas de casa interferem no dia a dia da pessoa. Dê espaço e não seja invasivo.

Pergunte se existe algum problema e se pode ajudar de alguma forma.

2 – Salário

O investimento é o salário adequado com a função e responsabilidade que o técnico exerce.

Como reter um técnico talentoso, se a sua empresa não paga um salário adequado que condiz com as habilidades profissionais da pessoa? É preciso rever a folha de pagamento e dar motivos para o colaborador querer fazer parte do seu quadro de técnicos.

3 – Forma de trabalho

Oferecer boas condições de trabalho está entre as formas de retenção de talentos.

Um ambiente limpo, com estrutura física adequada, além de carros em boa condições.

Facilitar o dia a dia com ferramentas que promovem uma melhor comunicação é ponto positivo para a equipe como um todo.

Precisa de ajuda como gerenciar sua equipe? Vem aqui: Gerenciamento de processos na gestão do técnico de campo.

Se a comunicação é um desafio para você, a Field te propõe a leitura:

4 – Investimento

Além disso, o investimento deve ser feito em equipamentos, maquinários, uniformes e outros itens que são necessários para um bom atendimento.

Mas investir em pessoas também. Oferecer cursos de aprimoramento técnico só fará bem a todos!

O técnico irá aprender mais, se sentir valorizado, a empresa estará à frente das demais e o cliente feliz por estar recebendo o melhor atendimento.

Para saber a importância, acesse: Porque investir em treinamento dos técnicos de equipes externas.

5 – Gestão eficiente

O sucesso de uma equipe está na liderança.

Quem é responsável por todo o engajamento da equipe é o gestor, que cria ambiente e condições propícios para que os técnicos possam atender os chamados e exercer nas visitas, um atendimento de excelência para o cliente.

Para promover uma boa gestão, adote ferramentas automatizadas para facilitar os processos e otimizar a produtividade: www.fieldcontrol.com.br.

E não esqueça dos processos padronizados. Você pode começar com um novo modelo de ordem de serviço.

Faça o download: modelo de ordem de serviço para prestação de serviços.

Sobre a bonificação

A bonificação em dinheiro pode ser estipulada a partir de metas atingidas. Uma forma do gestor valorizar é oferecer um “ganho extra” para os técnicos que:

• tiverem avaliação do cliente acima da média;
  • aumentou o número de visitas no mesmo período (com a mesma qualidade);
  • contribuiu com a correção de erros que impactavam o atendimento e, consequentemente, a produtividade.

E para sair da caixinha de bonificação em dinheiro, há outras formas de demonstrar e gratificar o técnico externo que tanto produz para a prestadora.

No texto Como premiar funcionários: sugestões para PMEs você pode saber como.