Produtividade no trabalho: eficiência na prestação de serviços

Produtividade no trabalho. Estão aí duas palavras que não sabem do vocabulário de todo gestor. Quantas vezes será que são pronunciadas por dia nas empresas? E quando se trata de prestadoras, será que o discurso fica apenas na teoria ou a gestão coloca em prática o que essas palavras realmente significam.

A prestação de serviços exige uma organização precisa de todos os processos. E claro que a produtividade e eficiência fazem parte dela. Para que sua prestadora possa implementar esses processos e superar as expectativas, conhecer cada uma delas, auxilia a construir etapas mais realistas e alcançáveis.

Produtividade no trabalho focada na prestação de serviços

O que significa? No caso da prestação de serviços, a produtividade pode ser medida de diversas formas. A mais usual é quantas visitas determinada equipe realiza por períodos, que podem ser diários, semanais, mensais…

Por meio desse número, é possível estipular uma meta e alcançar cada vez mais avanços para superá-lo. Diversos desafios envolvem a produtividade da equipe externa, principalmente para o gestor, que está na ponta de toda a operação.

Chegar ao fim do período com a meta de produtividade superada é busca de todo gestor. O que não deixa de ser um desafio e tanto. Atrasos de técnicos, chamadas de última hora, buscas de ordem de serviço, cliente ao telefone perguntando do técnico. Quanta coisa para resolver e ainda focar naquela palavra que fica batendo o tempo todo a sua porta.

Por isso, efetivar processos e facilitá-los por meio de ferramentas, que agreguem mais agilidade para a gestão e aos técnicos, promove uma produtividade de dar inveja a qualquer um. Ainda, você pode utilizar indicadores para saber como está a sua produtividade. A gente te dá uma força no texto: 5 Exemplos de indicadores de produtividade para a cultura organizacional.

Hoje, com o sistema de gestão de equipes externas é possível ter uma aumento de até 40% de produtividade. A tecnologia cada vez mais presente na prestação de serviço é uma aliada na gestão. E o melhor, é que todos os envolvidos na operação saem ganhando. Até o cliente, que fica sabendo que horas o técnico chegará para a visita. Vai dizer que não será uma evolução na sua prestadora?

Eficiência

Já a eficiência, segundo uma das descrições do dicionário, é a virtude de conseguir o melhor rendimento com o mínimo de erros e/ou dispêndios. Beleza, vamos traduzir. É acertar um processo, evitando o máximo possível de erros.

E o que isso significa para a equipe externa? É aquele caso de unir útil ao agradável. Produtividade e eficiência na prestação de serviços, quando implementadas juntas em uma mesma equipe garante altos índices de satisfação. E quem não quer número acima da média?

Por isso, mais que apostas em novas ferramentas, mas aderir facilitadores de processos, garante uma equipe externa produtiva e eficiente. E não importa o segmento. Todos precisam ser contemplados de acordo com as características de cada um.

A nossa proposta ao abordar esse tema é chamar a atenção para que esses dois conceitos sejam muito bem analisados na equipe. Mais que bater metas de números, eles conseguem dar um parâmetro sobre como está sua empresa, como seus colaboradores a enxergam e também, como o cliente é impactado em meio a todo esse cenário.

Aproveitamos esse nosso contato para te convidar a nos conhecer e saber nossa proposta em melhorar a prestação de serviços no Brasil. É um clique rápido e indolor, mas te garantirmos que vai tratar de diversas dores que sua gestão possa estar enfrentando: www.fieldcontrol.com.br.