Terceirização de serviços em épocas sazonais

Terceirização de serviços em épocas sazonais

Em algumas épocas do ano, a demanda de contratação é maior do que em outras. Alguns fluxos de instalação e manutenção aumentam, de acordo com o mercado. Com o número maior de chamadas em determinados meses, a prestadora pode fazer a terceirização de serviços.

A Field vai te apresentar como você pode fazer esse tipo de contratação. E ainda, acompanhar o trabalho desses técnicos que farão parte do seu time de forma temporária.

A primeira orientação é que você estude o mercado de atuação. Na prestação de serviços existem vários segmentos. E cada um deles tem as devidas particularidades. Com isso, conheça a fundo. Saiba números, venda de aparelhos, lançamento de novos equipamentos. Acesse sempre o site das associações que representam determinado setor.

Dessa forma, você estará mais preparado para enfrentar uma onda de aumento de chamados. E mais ainda, atendê-los com a qualidade acima da média.

 

O que é terceirização de serviços?

É quando uma empresa contrata um profissional especializado ou até outro empresa para executar uma determinada função e realização de um trabalho específico.

Tudo mediante a um contrato que formaliza e estipula essa contratação. Os encargos trabalhistas ficam por conta da empresa ou pessoa contratada.

 

Quais são as vantagens para uma prestadora?

Conhecendo o mercado, será possível fazer um previsão de demandas. Principalmente, as que você já tem contrato com os clientes fixos.

Se no ano anterior, determinada época seu time não deu conta, então, se programe para a contratação durante esse período. A terceirização de serviços cabe bem aqui.

Vamos visualizar um cenário. As temperaturas estão subindo cada vez mais. A cada ano, o calor está batendo recordes. Chega as estações primavera e verão. Nas grandes cidades, termômetros batem 40 graus. As vendas de ar-condicionado aumentam. E com isso, a instalação. Sem contar que as residências e empresas que já tem o equipamento aumentam o uso. Resumo: o telefone da sua prestadora não para de tocar.

Com isso, a Field lança a pergunta: seu time atual dará conta de toda essa demanda? Atender as chamadas emergenciais? O cliente fica ansioso para sentir aquela brisa fresca. E ainda, tem na conta o número de novas instalações.

Como o fluxo de chamadas aumenta apenas nessa época do ano, por que aumentar a equipe de forma definitiva? Não tem justificativa. Por isso, o melhor é realmente atuar com a terceirização de serviços.

 

Adobe Stock

Como contratar os técnicos em épocas sazonais?

Existem algumas formas de contratação. Mas nunca esqueça de formalizá-la. Sempre documente e estabeleça todas as atividades que essa pessoa irá realizar. Inclusive, inclua as ferramentas que a empresa irá fornecer e também as que o técnico poderá ceder para as visitas.

Caso seja um profissional autônomo, no momento da seleção, questione sobre a emissão de nota fiscal e em qual regime a pessoa atua. Afinal, uma verba do caixa sairá para o pagamento do serviço. Então, há necessidade de justificar esse valor e deixar tudo certo como manda as regras tributárias, contábeis e legais.

Sobre a forma de contratação, a Field tem uma série de conteúdos que pode te ajudar. O melhor é que você consegue consultar a hora que desejar. Para facilitar sua vida (é o que nós fazemos todos os dias), separamos alguns links:

Ainda, durante a fase de recrutamento, faça escolhas que tenham sentido para o seu negócio. A qualidade da prestação nunca pode ser inferior ao serviço já prestado. Ou seja, sua seleção deve focar técnicos que sejam referência e que tenham boa qualificação no segmento.

E se for o caso, retenha esse talento de forma fixa na sua equipe. Por que não?

 

É possível acompanhar esses técnicos que não fazem parte da equipe integralmente?

Acompanhar um técnico que faça parte da sua equipe é uma coisa. Você conhece a pessoa e as atribuições dela. Mas e quando de um dia para o outro, um profissional irá atender seus clientes, em nome da sua empresa?

Mais que seguir a agenda sem atrasos, a qualidade da instalação e reparos precisa ser um rigoroso processo. Fique atento que essa não é uma indicação para o gestor acompanhar o técnico terceirizado na visita, hein.

Existe outra maneira mais prática. E ainda, que vai agregar muitas outras funcionalidades nas visitas.

Se você está pensando em ter um GPS nos carros da frota, tudo bem. Porém, a sugestão aqui é algo mais otimizado e que agregue muito mais valor na sua gestão.

Não basta saber a localização exata dos técnicos. Óbvio que é muito importante. Porém, aliar essa informação ao status da visita que está acontecendo no momento é o dado de ouro.

Quando a agenda está lotada a ponto de você ter que acionar a terceirização de serviços, nada melhor do que acompanhar tudo o que acontece fora da sede. Na primeira chamada de emergência, você terá a chance de direcionar o técnico mais próximo ao local e que está em fase de encerramento da atual visita. O que a empresa ganha com isso? Agilidade, economia e fidelização.

Mas como isso acontece?

Sendo bem direto… com a tecnologia.

Além da localização e status de cada visita por técnico, o gestor insere automaticamente na equipe:

  • Ordem de serviço online, ou seja, pilha de papel na mesa nunca mais;
  • Relatórios fotográficos e check-list que são atualizados em tempo real;
  • Otimização de rotas entre as visitas (menos tempo no trânsito e mais economia de combustível);
  • Avaliação do cliente.

Com toda essa organização, é possível sim atender toda a demanda com a qualidade esperada. E com isso, fechar muitos novos contratos e ter sempre uma produtividade cada vez maior.

A partir do uso do sistema de gestão de equipes externas que oferece todas essas funcionalidades, a prestadora pode aumentar em 40% as visitas, com o mesmo time. É algo muito inovador, não é mesmo?

Para entender como funciona, te convidamos a assistir o vídeo:

 

Se quiser testar na prática como funciona, você pode agora mesmo! É uma oportunidade que vai mudar a realidade do seu negócio.

Durante a experiência, o teste é totalmente gratuito. E você ainda conta com a consultoria dos nossos especialistas em gestão durante todo o processo e sempre que precisar.

Comece agora mesmo. Clique em agendar demonstração. Esperamos te encontrar em breve, usufruindo do melhor sistema de gestão de equipes externas da América Latina.

 

Equipe Field Control

O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.

Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a utilizar esse site, entenderemos que você concorda com isso. Visite nossas Política de Privacidade