Treinamento e desenvolvimento nas empresas: como aplicar

Estar atualizado é o desejo da maioria dos profissionais, certo? Ainda mais nessa era da tecnologia, onde tudo muda de um dia para outro. E para estar sempre à frente no mercado de prestação de serviços, nada melhor do que oferecer treinamento de equipes externas. Eles podem ser individuais, mas uma forma de otimizar tempo e custos, é fazer o treinamento e desenvolvimento nas empresas.

Aparelhos novos são lançados a cada dia no mercado. Os fabricantes em uma concorrida guerra de mercado, avançam cada vez mais tecnologia dos equipamentos e expandem o portfólio digital. Claro que eletrodomésticos, ar-condicionado, elevadores são bens de consumo duráveis e não é todo hora que se compra um item desses.

Mas todos os dias, novos prédios, novos lares e novos empreendimentos são construídos. E com isso, há uma grande demanda de novos equipamentos a serem instalados e reparados.

Promover treinamento e desenvolvimento nas empresas e atualização é sempre uma pedida. Inclusive, a Field até sugere que a prestadora seja engajada nessa causa. É um ciclo no qual todos ganham: o gestor pode ter uma equipe super preparada, o técnico saber lidar com todos os equipamentos e problemas e o cliente, que sempre terá o problema resolvido.

Ainda, a atualização pode ser promovida por meio de metas e programas de educação continuada. Nós já chegamos a abordar esse assunto por aqui: Porque investir em treinamento dos técnicos de equipes externas.

E sobre o treinamento de equipes externas em grupo, como fazer?

E mais ainda, por que fazer? Há várias vantagens e para facilitar sua vida, pontuamos algumas logo abaixo:

• Economia. Pode ser de tempo e também financeira. Você pode contratar um profissional para dar um curso de atualização na sede da própria empresa. E como esses profissionais costumam cobrar por hora, o valor da aula fica mais viável e todos os técnicos absorvem o conhecimento. Ainda, você pode organizar essa atividade em um horário fora o período de atendimento. Dessa forma, as visitas não são impactadas. Essas horas podem ser transformadas em folga, caso estejam fora do horário comercial;
  • Aprendizado mais aproveitado. Com a interação entre todos os técnicos e participação com dúvidas, a aula fica mais atrativa e interessante. E reforçando que a dúvida de um pode ser de outros, auxilia no aprendizado daqueles que são mais tímidos;
  • Conhecimento igualado. Todos os técnicos terão o mesmo conhecimento e sairão com a mesma capacidade técnica. Ter um time atualizado de forma equilibrada, garante uma melhor produtividade na rotina de visitas de campo;
  • Desmistifica privilégios. Pode ser que algum técnico se sinta desprivilegiado ou até mesmo, não esteja motivado para participar de um treinamento, quando é indicado individualmente. Com os demais na mesma atividade, pode criar um clima de equipe e atrair um melhor aproveitamento.

Quando aplicar o treinamento e desenvolvimento nas empresas fazer o treinamento de equipes externas

Conforme falamos acima, novidades são lançadas todos os dias no mercado. Mas fazer um treinamento a cada mês fica inviável, não é mesmo? Por isso, indicamos que seja a cada três meses ou até seis meses. O gestor também pode tomar iniciativas e nas reuniões de rotina indicar novos aparelhos e equipamentos do mercado.

Vai que algum cliente pergunte sobre as novidades ou se algum técnico já tenha visto determinado aparelho e peça alguma orientação antes da aquisição, a equipe estará preparada para promover o melhor atendimento durante a visita. Estar sempre informado te dá pontos na qualidade de atendimento.

Além das novidades do mercado, sempre que a prestadora adquirir novos sistemas e ferramentas é importante que o gestor ofereça treinamento e desenvolvimento nas empresas para explicar sobre o uso e justificar a adesão também.

Sistemas de gestão de equipes externas, por exemplo, facilitam a rotina e a comunicação entre técnicos e gestores, mesmo sendo sensitivos, alguns técnicos que não estejam tão familiarizados com a tecnologia podem precisar de uma força a mais até se adaptarem 100%.

Período de adaptação

Nós da Field, que desenvolvemos um sistema de gestão de equipes externas, orientamos todos os gestores durante o uso até pegarem o jeito. E mesmo após a fase de adaptação, estamos sempre a postos para ajudar em qualquer dúvida que possa surgir durante a gestão. Afinal, estamos aqui para promover uma melhor qualidade na prestação de serviços do Brasil. Por isso que estamos juntos nessa.

Ainda, temos diversos tutoriais no nosso canal do Youtube sobre como utilizar nosso produto e indicar como é fácil o uso de todas as ferramentas. Inclusive, se quiser dar uma passada por lá para saber como funciona, é só clicar aqui: Field Control no Youtube.

Garantir que seus técnicos estejam prestando o melhor serviço durante as visitas de campo é demonstrar que seu cliente merece sempre o melhor.

Ele que é a base do seu negócio e precisa ter o melhor atendimento possível. E você pode alcançar esse status de melhor prestadora de serviço da sua região com essa dica de treinamentos em grupo, mas também com o uso de tecnologias próprias para o setor.

Se quiser mais, é só chamar a gente lá no chat do site: www.fieldcontrol.com.br ou partir para o ataque com um teste totalmente grátis, clicando no botão indicado ao fim desse texto. Te convidamos a nos conhecer. E mais que isso, a vir com a gente a promover uma melhor prestação de serviços que existe. Você pode alcançá-la e estamos aqui para te ajudar. É só chegar.