Proposta de serviço eficiente: dicas para montar uma

Proposta de serviço eficiente: dicas para montar uma

Se você é daqueles que perdem trabalho por não fazer uma proposta de serviço adequada, precisa rever urgente esse quesito. As chances desperdiçadas por um orçamento que não atende as expectativas, indicam a falta de profissionalismo e também o não comprometimento com o negócio. Ao mudar esse cenário ou até mesmo ajustar a sua proposta atual, você poderá cumprir o propósito da empresa, além de bater suas próprias metas.

Quando uma proposta de serviços que não atende a expectativa é apresentada, acontecem os seguintes problemas:

  • Falhas no entendimento do que realmente está sendo ofertado, seja produto, seja serviço;
  • Desorganização e falta de comprometimento;
  • Quando o mesmo modelo copia e cola é usado, alguma informação antiga de outro possível cliente pode ser divulgada, o que gera a falta de personalização e atenção; 
  • Sem um padrão específico, perde a qualidade visual e demonstra que a empresa não se importa tanto com aquela proposta solicitada.

Agora, chegou o momento de você profissionalizar seu negócio ao elaborar um novo tipo de proposta que te trará muitos negócios fechados. Neste conteúdo, você terá acesso a todas as informações necessárias para que tenha um processo com resultado sempre positivo.

 

O que é uma proposta de serviço?

É um documento que indica tudo o que está sendo proposto entre empresa e possível cliente. Autônomos e pessoas jurídicas também estão nesse meio no oferecimento de serviços prestados.

Existem vários formatos, o ideal é que você escolha um que se encaixe no modelo de negócio e que seja de fácil acesso para a modificação, de acordo com a necessidade de cada cliente.

No material apresentado, é necessário conter algumas informações básicas que veremos ao longo do texto. Por exemplo, dados consultados sempre que houver alguma dúvida sobre o andamento do processo. Cliente ou empresa/autônomo ficou em dúvida sobre prazo, pagamento, execução? Basta acessar a proposta!

Ou seja, torna-se realmente um documento relevante e muitas vezes decisivo no momento do fechamento do negócio.

E após o acordo, não esqueça do contrato. É outro documento relevante e que protege ambas as partes envolvidas na execução do serviço. 

Como elaborar uma proposta de prestação de serviço?

Informações essenciais:

  • Prazos de início e término do serviço que será prestado;
  • O que está no escopo do trabalho;
  • Preço e forma de pagamento, inclusive, custos extras e adicionais para não pegar ninguém de surpresa;
  • Insira as ferramentas utilizadas, principalmente as que são diferenciadas e que proporcionam resultados acima da média;
  • Apresente a equipe e as habilidades de cada profissional;
  • Quanto ao tamanho, não se empolgue. O documento precisa ser objetivo e direto, indo direto ao foco: fechar a venda!
  • E após o envio por e-mail ou apresentação, coloque-se à disposição para qualquer dúvida durante o processo. Tenha paciência e treine sua equipe de vendas para que as perguntas mais básicas sejam respondidas da melhor forma possível;
  • E mesmo após a assinatura do contrato, a qualidade do atendimento deve ser a mesma. Nada de relaxar na excelência só porque garantiu aquela venda. A fidelidade no mundo de negócios vale ouro hoje em dia.

 

Vá além do básico 

Justifique o preço que você cobra pelo diferencial oferecido. No momento da apresentação, reforce e destaque as vantagens de fechar essa proposta com você e não com seu concorrente.

Então, indique as melhorias e diferenciais. Inclusive, se você tem alguns problemas a serem resolvidos na empresa, comece esse ajuste agora. Alguns processos, por mais simples que parecem, são a alma de todo o funcionamento de determinados setores. Não espere fechar propostas para implementar as melhorias. Comece a arrumar a casa desde já.

Comunicação falha, processos desorganizados, falta de controle de estoque e equipamentos, não saber a localização do time de campo em tempo real são problemas que atrapalham a gestão e impedem a melhoria contínua da qualidade.

 

Reforce seu diferencial

Se você usa ferramentas digitais diferenciadas para a gestão e que tornam a sua prestação de serviço mais ágil e com mais facilidade na solução dos problemas dos clientes, use e abuse dessa vantagem na proposta de serviço. Afinal, o preço do uso estará inserido no custo final, correto?

Por exemplo, o Field Control é um sistema de gestão que facilita os processos de gestores, técnicos de campo e clientes.

Muito mais que organizar a troca de informações entre os envolvidos, organiza os processos fundamentais, como a ordem de serviço, relatório fotográfico, checklist, entre outros. Entender como está o tempo de atendimento, os problemas mais recorrentes de cada cliente, te ajuda a estar preparado para atender aquela empresa da melhor forma. E mais ainda, a conter uma crise antes mesmo que ela comece. 

E quanto todos esses processos estão em sintonia, os erros são eliminados, a qualidade do serviço e a satisfação dos clientes aumentam. Como resultado, a equipe consegue fazer mais visitas e executar mais demandas com o mesmo número de técnicos e ainda com uma qualidade acima da que você oferece hoje. 

Entenda melhor no vídeo:

Como finalizar uma proposta de serviço?

Mesmo nossa vida não sendo um conto de fadas, esperamos sempre que o final seja feliz, não é mesmo?

Afinal, se você articulou a proposta de serviço é porque o objetivo é tornar o solicitante seu cliente. Então, mais que ter uma boa proposta redigida, sem erros de digitação e feita personalizada para aquele cliente, capriche na apresentação.

Se puder, faça uma reunião e apresente ponto a ponto. Demonstre que você está interessado em fechar essa proposta, além de ser mais um número na meta. Reforce a importância e a diferença que fará para aquela empresa e as facilidades. Esse momento é o ideal para fazer uma demonstração, caso o seu serviço permita, ou até mesmo demonstrar resultados de outros clientes que são cases de sucesso.

Seja fiel à tudo o que é realmente oferecido. Nada de inventar moda e incluir ou ofertar algo impossível ou que não está disponível no momento.

E nada de ficar enrolando sobre o preço, hein. Se você cobra o justo pela qualidade, tecnologia, entre outros diferenciais, não tem porque ter medo de passar o quanto a pessoa pagará pela sua contratação.

Se precisar de dicas para melhorar as vendas, conte com a Field:

Atente-se na apresentação 

Mesmo que existam vários modelos que você pode usar, como word (na verdade, sempre fechado em PDF para evitar a mudança de dados), power point, vídeo… capriche!

Atente-se a focar bem nas informações. Caso não tenha domínio em designer gráfico, contrate um freelancer para dar aquela primeira impressão positiva, logo que a pessoa abrir esse documento enviado.

Cuidado com a fonte das letras, quanto mais fácil a leitura, melhor. Evite palavras difíceis. Tempo é dinheiro. Quanto mais simples e assertiva for a mensagem, a pessoa terá mais condições para uma tomada de decisão positiva.

Voe mais alto!

A Field espera que com esse conteúdo você feche muitas novas propostas de serviço e que sua carteira de clientes aumente!

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Equipe Field Control

O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.

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