Proposta de serviço eficiente: dicas para montar uma

Proposta de serviço eficiente: dicas para montar uma

Se você é daqueles que perdem trabalho por não fazer uma proposta de serviço adequada, precisa rever urgente esse quesito. As chances desperdiçadas por um orçamento que não atende as expectativas, indicam a falta de profissionalismo e também o não comprometimento com o negócio. Ao mudar esse cenário ou até mesmo ajustar a sua proposta atual, você poderá cumprir o propósito da empresa, além de bater suas próprias metas.

Quando uma proposta de serviços que não atende a expectativa é apresentada, acontecem os seguintes problemas:

  • Falhas no entendimento do que realmente está sendo ofertado, seja produto, seja serviço;
  • Desorganização e falta de comprometimento;
  • Quando o mesmo modelo copia e cola é usado, alguma informação antiga de outro possível cliente pode ser divulgada, o que gera a falta de personalização e atenção; 
  • Sem um padrão específico, perde a qualidade visual e demonstra que a empresa não se importa tanto com aquela proposta solicitada.

Agora, chegou o momento de você profissionalizar seu negócio ao elaborar um novo tipo de proposta que te trará muitos negócios fechados. Neste conteúdo, você terá acesso a todas as informações necessárias para que tenha um processo com resultado sempre positivo.

 

O que é uma proposta de serviço?

É um documento que indica tudo o que está sendo proposto entre empresa e possível cliente. Autônomos e pessoas jurídicas também estão nesse meio no oferecimento de serviços prestados.

Existem vários formatos, o ideal é que você escolha um que se encaixe no modelo de negócio e que seja de fácil acesso para a modificação, de acordo com a necessidade de cada cliente.

No material apresentado, é necessário conter algumas informações básicas que veremos ao longo do texto. Por exemplo, dados consultados sempre que houver alguma dúvida sobre o andamento do processo. Cliente ou empresa/autônomo ficou em dúvida sobre prazo, pagamento, execução? Basta acessar a proposta!

Ou seja, torna-se realmente um documento relevante e muitas vezes decisivo no momento do fechamento do negócio.

E após o acordo, não esqueça do contrato. É outro documento relevante e que protege ambas as partes envolvidas na execução do serviço. 

Como elaborar uma proposta de prestação de serviço?

Informações essenciais:

  • Prazos de início e término do serviço que será prestado;
  • O que está no escopo do trabalho;
  • Preço e forma de pagamento, inclusive, custos extras e adicionais para não pegar ninguém de surpresa;
  • Insira as ferramentas utilizadas, principalmente as que são diferenciadas e que proporcionam resultados acima da média;
  • Apresente a equipe e as habilidades de cada profissional;
  • Quanto ao tamanho, não se empolgue. O documento precisa ser objetivo e direto, indo direto ao foco: fechar a venda!
  • E após o envio por e-mail ou apresentação, coloque-se à disposição para qualquer dúvida durante o processo. Tenha paciência e treine sua equipe de vendas para que as perguntas mais básicas sejam respondidas da melhor forma possível;
  • E mesmo após a assinatura do contrato, a qualidade do atendimento deve ser a mesma. Nada de relaxar na excelência só porque garantiu aquela venda. A fidelidade no mundo de negócios vale ouro hoje em dia.

 

Vá além do básico 

Justifique o preço que você cobra pelo diferencial oferecido. No momento da apresentação, reforce e destaque as vantagens de fechar essa proposta com você e não com seu concorrente.

Então, indique as melhorias e diferenciais. Inclusive, se você tem alguns problemas a serem resolvidos na empresa, comece esse ajuste agora. Alguns processos, por mais simples que parecem, são a alma de todo o funcionamento de determinados setores. Não espere fechar propostas para implementar as melhorias. Comece a arrumar a casa desde já.

Comunicação falha, processos desorganizados, falta de controle de estoque e equipamentos, não saber a localização do time de campo em tempo real são problemas que atrapalham a gestão e impedem a melhoria contínua da qualidade.

 

Reforce seu diferencial

Se você usa ferramentas digitais diferenciadas para a gestão e que tornam a sua prestação de serviço mais ágil e com mais facilidade na solução dos problemas dos clientes, use e abuse dessa vantagem na proposta de serviço. Afinal, o preço do uso estará inserido no custo final, correto?

Por exemplo, o Field Control é um sistema de gestão que facilita os processos de gestores, técnicos de campo e clientes.

Muito mais que organizar a troca de informações entre os envolvidos, organiza os processos fundamentais, como a ordem de serviço, relatório fotográfico, checklist, entre outros. Entender como está o tempo de atendimento, os problemas mais recorrentes de cada cliente, te ajuda a estar preparado para atender aquela empresa da melhor forma. E mais ainda, a conter uma crise antes mesmo que ela comece. 

E quanto todos esses processos estão em sintonia, os erros são eliminados, a qualidade do serviço e a satisfação dos clientes aumentam. Como resultado, a equipe consegue fazer mais visitas e executar mais demandas com o mesmo número de técnicos e ainda com uma qualidade acima da que você oferece hoje. 

Entenda melhor no vídeo:

Você está nesse momento de organizar todos os processos, certamente. Então, conheça na prática como funciona todas essas ferramentas dentro da rotina da sua empresa. Agende seu teste gratuito agora.

Como finalizar uma proposta de serviço?

Mesmo nossa vida não sendo um conto de fadas, esperamos sempre que o final seja feliz, não é mesmo?

Afinal, se você articulou a proposta de serviço é porque o objetivo é tornar o solicitante seu cliente. Então, mais que ter uma boa proposta redigida, sem erros de digitação e feita personalizada para aquele cliente, capriche na apresentação.

Se puder, faça uma reunião e apresente ponto a ponto. Demonstre que você está interessado em fechar essa proposta, além de ser mais um número na meta. Reforce a importância e a diferença que fará para aquela empresa e as facilidades. Esse momento é o ideal para fazer uma demonstração, caso o seu serviço permita, ou até mesmo demonstrar resultados de outros clientes que são cases de sucesso.

Seja fiel à tudo o que é realmente oferecido. Nada de inventar moda e incluir ou ofertar algo impossível ou que não está disponível no momento.

E nada de ficar enrolando sobre o preço, hein. Se você cobra o justo pela qualidade, tecnologia, entre outros diferenciais, não tem porque ter medo de passar o quanto a pessoa pagará pela sua contratação.

Se precisar de dicas para melhorar as vendas, conte com a Field:

Atente-se na apresentação 

Mesmo que existam vários modelos que você pode usar, como word (na verdade, sempre fechado em PDF para evitar a mudança de dados), power point, vídeo… capriche!

Atente-se a focar bem nas informações. Caso não tenha domínio em designer gráfico, contrate um freelancer para dar aquela primeira impressão positiva, logo que a pessoa abrir esse documento enviado.

Cuidado com a fonte das letras, quanto mais fácil a leitura, melhor. Evite palavras difíceis. Tempo é dinheiro. Quanto mais simples e assertiva for a mensagem, a pessoa terá mais condições para uma tomada de decisão positiva.

Voe mais alto!

A Field espera que com esse conteúdo você feche muitas novas propostas de serviço e que sua carteira de clientes aumente!

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Equipe Field Control

O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.

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