Mais que ter uma gestão que funcione, ela precisa ser inteligente. E mais que olhar para fora e checar como estão os índices de satisfação dos clientes, saber o termômetro do nosso clima organizacional garante motivação e satisfação pessoal em fazer parte da sua equipe externa. E a intenção da Field aqui é te convencer do impacto positivo que a gestão inteligente vai agregar na sua prestadora. Topa saber mais com a gente?
Antes de mais nada, não custa relembrar o que é o clima organizacional e o impacto dele nas empresas. Assim como muitos conceitos, existem várias definições técnicas. Selecionamos algumas:
“O Clima Organizacional faz menção das percepções que os colaboradores de uma organização têm sobre ela e seu ambiente de trabalho” – Stephen P. Robbins, Timothy A. Judge, Filipe Sobral, em Comportamento Organizacional – Teoria e Prática no Contexto Brasileiro.
“O Clima Organizacional é definido como uma percepção sintetizada do ambiente e da atmosfera da empresa, trazendo consequências no desempenho, nos padrões de interação entre as pessoas, na satisfação com o trabalho e a empresa e nos comportamentos que geram absenteísmo e rotatividade” – James L. Bowditch, Antony F. Buono, Buono, Anthony F.; Bowditch, James L. em Fundamentos de Comportamento Organizacional.
Vamos passar da parte teórica para a prática…
Qual o papel do gestor, líder da equipe externa, nesse cenário?
Não tem como você seguir em frente, se não tem noção da atual motivação e clima que ronda sua equipe. Como estamos falando de técnicos que ficam na rua o dia todo, estar em contato frequente com eles, não apenas sobre as demandas pontuais das visitas, garante conhecimento sobre possíveis problemas e impressões que possam estar enfrentando.
O clima está intimamente ligado com os próximos passos da empresa e a velocidade para alcançá-los. Tudo isso envolve a motivação, engajamento nas atividades exercidas que impactam diretamente o atendimento e qualidade do cliente. Viu como um está ligado ao outro? E nada melhor que uma gestão inteligente para ter uma visão global de tudo. A partir do momento que a prestadora oferece diversas ferramentas que facilitam o dia a dia da gestão e dos colaboradores, há mais condições de estudo e análise de fatores que não fazem parte da visão técnica das visitas. Mas da visão humana.
O lance aqui é pensar em como o técnico se sente ao acordar para vestir seu uniforme. Você sabe qual é a principal motivação dele?
Como mensurar o clima organizacional e a motivação na sua empresa?
Hoje, várias ferramentas disponíveis no mercado podem exercer esse papel muito bem. Se não quiser ou tiver a oportunidade desse tipo de investimento, existem diversas ações que podem efetivar esse conhecimento com baixo custo:
✔Uma pesquisa com resposta anônima feito pelo Google Forms.
✔Desenhar um termômetro em uma parede ou colar um adesivo com esse instrumento e pedir para que os colaboradores marquem, sem identificação de nome, a temperatura do clima.
✔Um bom café da manhã para integração da equipe, no qual os membros podem escrever em um papel os problemas da empresa que afetam diretamente a produtividade. Essa ação pode dar uma visão ao gestor dos passos que precisam ser seguidos.
✔Proximidade com os membros da equipe: mantenha um clima no qual, você como líder, esteja sempre aberto para receber algum técnico. Muitas vezes, um equívoco ou situação que aconteceu durante a visita, pode ser importante para ele e sua opinião e conselho mais ainda. Mostre-se sempre aberto, disposto a conversar em equipe, mas também individualmente. Não é todo mundo que se sente à vontade em relatar os problemas em público. Por isso, fica uma proposta de análise: Sua equipe tem abertura com o gestor?
✔Agendar uma conversa com cada técnico a cada três meses ou sempre que sentir necessidade só agrega valor e elimina possíveis erros que estejam travando uma boa motivação e produtividade. Ou, em casos mais graves, impactando a saúde mental daquele trabalhador.
O que a gestão tem a ver com isso?
Tem muito a ver. Se existem ferramentas no mercado que possibilitam a melhora no fluxo de visitas, além de proporcionar praticidade nos processos, a gestão pode melhorar todo o clima organizacional.
Qual funcionário não gosta de trabalhar em uma empresa que oferece condições práticas que facilitam a demanda do dia a dia? Praticidade não significa moleza, mas sim oferecer condições para que o trabalho seja executado da melhor forma possível e com alta qualidade.
Sem contar quando a tecnologia implementada garante uma comunicação mais eficaz em momentos críticos, como atendimento a visitas emergenciais com a gestão para dúvidas e até solicitação de peças. Isso também inclui a eliminação de burocracia, ao ter que, a cada visita, estar com blocos de ordem de serviço que podem ser perdidos.
Quando estamos propondo investimento, não deve ser algo que trará grandes impactos no seu fluxo de caixa. A intenção da Field que é todas as prestadoras, não importa o segmento (climatização/telecom/elevadores, entre outros), sejam a cada mês mais produtivas. Para saber a relação entre motivação e produtividade, preparamos o texto: Motivação e produtividade: elementos diferentes na gestão de equipe externa.
Sobre as atividades e dinâmicas propostas no item acima, você pode ter se interessado, mas com tantas atribuições na rotina, como aplicá-las? É claro que a Field não vai te deixar na mão, te propondo algo que não pode estar ao seu alcance, mas com o tempo será possível sim. Acredite.
Mas não pode ser qualquer gestão, tem que ser a inteligente!
Quem não gosta de trabalhar em uma empresa que fornece modernidade e tecnologia de ponta? Quando se trata de uma prestadora que tem processos específicos para atender a todas as demandas das visitas, não é qualquer sistema que atende todas essas necessidades? É uma motivação extra para os técnicos que atuam diretamente com o cliente.
E por que não começar agora mesmo? Motivos não faltam e você depende do aval financeiro de alguém, tudo bem. Te damos um teste gratuito para uma experiência que vai mudar tudo o que impede sua produtividade ser maior a cada dia. O sistema de gestão de equipes externas proporciona mais que facilidade, mas a conquista de uma alta qualidade nos serviços oferecidos.
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