A avaliação do serviço realizado tem se mostrado cada vez mais necessária para um melhor atendimento ao cliente. Mensurar as qualidades, erros e certos durante as visitas de campo proporciona ao gestor adequar pontos centrais na prestação de serviços. E é óbvio que o reflexo disso é uma alta taxa de retenção de clientes. Por isso, vamos te direcionar, ou melhor, te convencer, que a avaliação de serviços prestados precisa fazer parte da visita, como item obrigatório.
O técnico tem diversas ações durante as visitas: deslocamento, identificação do problema, reparo ou instalação, preenchimento da ordem de serviço, anexar fotos… bom, você sabe muito bem a rotina desse profissional que muitas vezes é a essência da sua empresa. E muitas vezes, a avaliação de serviços pode ficar de fora dessa rotina.
Se a ideia de incluir uma avaliação já passou pela sua cabeça, porém o tempo de análise mais o de produção dessa ferramenta te desanimaram, a Field te mostra algumas opções sobre como implementá-la.
Fórmulas para avaliação de serviços e promover um melhor atendimento
Existem fórmulas, mas não são mágicas. Nas próximas linhas, o foco será 100% voltado na avaliação de serviços. Não queremos que você perca tempo. O objetivo é que termine o texto e implemente na manhã seguinte sua avaliação. Nem que seja um rascunho dela. Vem com a gente! Ah, e se você tiver qualquer dúvida não respondida, é só inserir no comentário, lá no fim do texto. Aqui, respondemos tudo o que nos escrevem.
Pós-venda efetivo e um melhor atendimento
Essa ação é importante e serve como uma avaliação constante com o cliente. Dependendo do contratante, mais de uma pessoa faz parte da operação que envolve os reparos ou instalação. E estar em contato frequente (mas com moderação), indica que você tem cuidado com os processos de trabalho. O tema é tão importante, que fizemos uma dica específica sobre ele: Pós-venda na prestação de serviço.
Manter o contato frequente com o cliente é uma estratégia
Aquele “Oi, sumido” funciona muito bem na relação empresa-cliente. Quem não é visto, não é lembrado, certo? Esse contato pode ajudar a você entender porque o cliente está há um tempo sem te acionar, se houve algum problema nas últimas visitas e ainda aproveitar para fazer o convite para tomar aquele café no meio da tarde.
Se o cliente não te aciona ou fechou um contrato contigo e nunca te procurou, investigue o que acontece. A rotina dele pode ser tão agitada quanto a sua e dar aquela ligadinha pode resolver algumas pendências e também receber um retorno positivo ou negativo. Se estiver entre a última opção esteja preparado. Nem todo mundo está sabe lidar, mas receber críticas negativas pode te livrar de uma série de problemas que atrapalham o crescimento da empresa, da gestão da equipe e também o trabalho dos técnicos.
Como implementar a avaliação de serviços realizados
As sugestões abaixo são os tipos de avaliação de serviços. Não vamos te deixar na mão na hora que a prestadora for montar uma. Aqui mesmo no blog tem alguns modelos para ajudar na tarefa: Modelos de avaliação de clientes de prestadoras de serviço.
Melhor atendimento com o Telefone
É uma maneira de proximidade com o cliente. O ideal é que seja feita logo após a visita, no máximo, no dia seguinte. Você lembra o que almoçou ontem? Pois, é a gente também não. E para que o cliente realmente se lembre de todos os tópicos da sua avaliação de serviços e não te repasse respostas vagas ou imprecisas, é melhor não deixar passar muito tempo.
O e-mail é aquela coisa. A pessoa pode receber na caixa de entrada ou no spam/lixo eletrônico. Ou pode até abrir a mensagem e ignorar. Como aquelas respostas são importantes, então você liga e pergunta se a pessoa recebeu. Ela pode responder quando ela quiser (passado muito tempo após a visita e não dar métricas precisas) ou escolher não responder.
Aplicativo de gestão de equipes
A forma mais indicada e prática é o aplicativo de gestão de equipes. Sabe aquele lance que é bom para todo a galera que usa? Então, aqui temos um exemplo. Aquele trio de sucesso de qualquer prestadora = técnico + gestor + cliente o utiliza e não precisa perder tempo com a avaliação de serviços. Em dois minutos ou até menos, dependendo dos tópicos inseridos na ferramenta a avaliação é respondida, ali na lata, com o técnico ainda na visita.
O aplicativo que tem diversas funcionalidades, tem uma específica de avaliação de serviços. Após finalizar a visita e colher a assinatura do cliente no próprio smartphone do técnico, ele abre a tela e no aparelho mesmo, a avaliação é feita, de forma eletrônica e rápida. Todos os resultados são compilados no sistema e o gestor consegue analisá-los individualmente ou reunir os dados de todas as visitas do dia, semana, quinzena, mês. E mais, de toda equipe ou por técnico separadamente.
Esquece a planilha de excel e aquelas fórmulas chatas que você tem cola em algum lugar. Em uma única tela, naquele momento que o gestor senta na mesa para fazer a avaliação dos serviços, todas as respostas estarão concentradas.
Agora me diz, por que perder tempo em ter um melhor atendimento se tem disponível no mercado uma ferramenta que faz tudo isso pela prestadora?
Voe com a Field para um melhor atendimento
O sistema de gestão de equipes externas desenvolvido pela Field Control ao contatar diversas prestadoras que atuam em diferentes segmentos como instalação e/ou manutenção de ar-condicionado, telecomunicações, desentupidoras, dedetizadoras, segurança eletrônica, elevadores, entre outros, e identificou que essa é uma dificuldade de gestores que atuam em todas as regiões do país.
Por ser próprio para equipes externas, o sistema auxilia o gestor em diversas frentes, desde a localização de todos os técnicos em uma única tela até a avaliação de serviços. Se esses dois problemas afetam diretamente sua gestão, estamos aqui para te ajudar. A existência da Field é com esse propósito!
E por ter chegado até aqui, a gente te dá um teste gratuito. Lembra que falamos que amanhã mesmo você pode já resolver seu problema de avaliação de serviços? Então, aproveite o teste, é só fazer sua conta no site: www.fieldcontrol.com.br. Nosso time te espera por lá!