Modelo de O.S.

BAIXAR

Conheça práticas de gestão do conhecimento para manter este ativo em sua empresa

Conheça práticas de gestão do conhecimento para manter este ativo em sua empresa

Gerir e investir no conhecimento da sua equipe é essencial para ter sucesso no mercado. E essas práticas de gestão do conhecimento também se aplicam para empresas que possuem tanto equipes internas quanto equipes externas.

Vale lembrar que as equipes externas podem atuar tanto em home office quanto em campo, por como representantes e vendedores, por exemplo. Porém, para eles, as práticas de gestão do conhecimento também possuem extrema importância.

Para isso, a empresa deve saber como fazer essas ações. Se você deseja ter um bom plano de gestão de conhecimento, leia esse artigo até o final.

Vale ressaltar que a gestão do conhecimento de uma empresa engloba todos os processos de descoberta, retenção e compartilhamento de conhecimentos e informações.

O objetivo dessas práticas é aperfeiçoar e otimizar os processos da empresa, garantindo uma melhora nos seus resultados.

A fim de otimizar o conhecimento da sua equipe externa, confira práticas de gestão do conhecimento que são de grande importância nesse processo.

– Complemente a leitura com: Faça um plano de gestão do conhecimento para não perder este ativo essencial

Entendendo a gestão de conhecimento

O termo “Gestão do Conhecimento” vem do inglês, “Knowledge Management” (KM). Nas empresas, sua aplicação está relacionada na atuação da gestão estratégica de todas as áreas. Isso porque o conhecimento, para ser bem armazenado, precisa de um processo de gestão.

A gestão de conhecimento promove o gerenciamento e compartilhamento de todo o ativo da empresa. Essas informações podem estar presentes em bancos de dados, documentos e até mesmo nos próprios colaboradores da empresa. Isso porque: ao serem contratados os colaboradores de tornam ativos da empresa, independentemente de trabalharem via remota ou presencial.

Para saber como gerir e oferecer práticas de gestão do conhecimento eficazes, existem algumas ações a serem feitas.

Gerindo o conhecimento de equipes externas

Para investir e gerir com qualidade as práticas de gestão do conhecimento de equipes externas, o gestor pode tomar certas atitudes pontuais. São elas:

Oferecer um guia online para treinar os técnicos

Para você oferecer, gerar e investir nos seus colaboradores externos, você pode criar uma espécie de guia online para eles. Dessa maneira, a empresa precisa ter um bom endereço online, com ambiente virtual de aprendizado bem desenvolvido. Também pode investir em aplicativos e softwares que tornem possíveis e facilmente acessíveis essas informações.

Lembre-se que para ter bons resultados é preciso manter os seus funcionários sempre bem equipados de informação e conhecimento. Para isso, invista em materiais de qualidade e sempre atualizados.

Use a tecnologia e aplicativos a seu favor

Aproveite para utilizar os aplicativos populares para otimizar as práticas de gestão do conhecimento. Por exemplo: o WhatsApp. Você pode criar um grupo com os colaboradores e mantê-los sempre informados sobre o que for importante para a empresa. Da mesma forma, como citado no item acima, é possível contratar aplicativos especializados voltados apenas para essa função de gestão empresarial.

Além disso, não deixe de utilizar as ferramentas onlines mais básicas. Os e-mails, por exemplo, ainda são muito úteis na hora de enviar informações mais formais e materiais ricos. Esse é um canal de comunicação ideal para compartilhar guias completos, e-books e demais sugestões de leitura que possam potencializar o conhecimento dos colaboradores.

– Veja também: Entenda o que é SaaS, seus benefícios e como usar

Tenha bom planejamento, objetivos e metas

Assim, você terá como medir e fazer a gestão de informações e conhecimento das suas equipes. Para isso, lembre-se que tudo começa com um bom planejamento. Cada profissional deve saber qual a sua função na empresa – e, com isso, quais metas precisa cumprir a curto, médio e longo prazo.

É claro que cabe ao gestor estabelecer objetivos viáveis. Eles devem possíveis de ser alcançados pelos colaboradores externos, afinal, é preciso que todos estejam motivados durante esse processo.

Use agendas e lembretes virtuais

Além dos aplicativos, a já conhecida agenda é de extrema importância para gerir o conhecimento. Isso porque ela é de grande utilidade para manter a organização em dia. Hoje é possível manter a agenda e o calendário atualizados e compartilhá-lo com a sua equipe. Assim, você saberá quais as funções os seus colaboradores irão desempenhar em determinado dia. Caso algum colaborador tenha alguma reunião importante, mesmo que em outra cidade, você poderá oferecer suporte.

Um bom aplicativo que pode auxiliar nessa organização de datas e compromissos é o Evernote. Confira: Conheça os recursos e saiba como usar o evernote para melhorar sua rotina

Sempre avalie as suas práticas – elas mudam constantemente

Essa área do mercado muda com frequência: por isso, mantenha-se sempre atualizado. Confira se surgiram novas opções de softwares no mercado e ofereça novas capacitações aos seus colaboradores.

Para saber se as suas equipes estão atuando de acordo com as metas, faça pesquisas, meça resultados e reavalie, com frequência, as práticas desempenhadas por eles.

Você deve acompanhar de perto o desempenho da sua equipe. Assim, poderá corrigir rapidamente as ações, caso se depare com algo a ser melhorado.

Entenda a sua importância nesse processo

Os gestores de equipes externas são os grandes responsáveis pelo bom desempenho do seu time. Por isso, entenda a sua importância nesse processo e saiba onde investir. O gestor tem a função de manter o colaborador motivado – e, caso isso não aconteça, deve descobrir o motivo que está gerando esse descontentamento.

Normalmente, quando acontecem ações dessa natureza, o motivo é a falta de informações adequadas para o colaborador. Por isso, investir em práticas de gestão do conhecimento é de extrema importância. Assim, você irá reter seus principais talentos, continuará crescendo no mercado e contará com uma equipe motivada.

– Veja também: Desenvolvimento de líderes: 10 dicas imperdíveis para você

Investindo nas práticas de gestão do conhecimento

Agora que você entendeu um pouco mais sobre a importância e conheceu bons métodos para investir nas práticas de gestão do conhecimento, é hora de tirar essas ideias do papel.

Aproveite de todas as possibilidades que o mercado e a tecnologia lhe oferecem. Potencialize ao máximo a capacidade das suas equipes externas e aumente a sua produtividade.

Esse conteúdo foi produzido pela Eadbox, uma plataforma pela qual você consegue criar cursos online, ter seu portal e controlar sua marca, dados de alunos, relatórios, e muito mais em um único lugar.

Equipe Field Control

O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.

Modelo de Ordem de Serviço