Qualidade em manutenção: 10 dicas do Field Control

A qualidade em manutenção precisa ser revista constantemente. Vários fatores podem ser agregados a ela. E todos da empresa precisam estar envolvidos, gestores e técnicos para que o cliente receba o melhor atendimento possível e tenha o problema resolvido ou evitado. Para facilitar os processos na sua empresa, a Field separou 10 dicas curtas e rápidas que vão auxiliar na sua produtividade.

10 dicas de qualidade em manutenção

#1 Gestão de equipes

Ter uma equipe que otimize a manutenção é fundamental para manter a qualidade. Porém, uma pessoa tem um papel extremamente importante: o gestor. É a partir do tipo de gestão que ele aplica na equipe que fará com que todos os processos funcionem adequadamente. Sabemos e reconhecemos que ter toda uma equipe atuando de forma adequada, solucionando o problema do cliente e proporcionando ferramentas que facilitem o trabalho é uma tarefa para poucos.

É possível efetivar sua gestão com uso de aplicativos específicos  que beneficiam o gestor, a equipe externa e também o cliente. Todas as ferramentas podem efetivar e impactar diretamente a qualidade na manutenção.

#2 Conhecimento e experiência do técnico

Ter uma equipe engajada e muito produtiva é o sonho de todo gestor, não é mesmo? Garanto que você concordou e assim como nós, tem muita atenção na escolha do seu time. Ter experiência no ramo de atuação e estar bem atualizado só valoriza o seu negócio e demonstra o cuidado no atendimento ao cliente.

Ainda, além do conhecimento, é necessário instruir a equipe externa sobre o modo de tratamento ao cliente. Claro que não é preciso um protocolo, mas garantir que seu técnico esteja bem preparado para atuar nas mais diversas situações, só agrega pontos positivos para a empresa prestadora de serviço.

#3 Uso da tecnologia

Não usar a tecnologia hoje fica impossível prestar uma boa qualidade de serviço, seja na manutenção, seja no atendimento ao cliente. Invista em softwares que proporcionam agilidade, facilidade e um melhor tráfego de informações internamente e externamente.

O uso da tecnologia na qualidade na manutenção não exige grandes investimentos. E obter todas as informações que necessita com acesso a uma ordem de serviço digital, pode auxiliar muito na qualidade de manutenção. Nessas ordens de serviços, que constam o dia, horário e o serviço realizado, é possível fazer um controle da próxima manutenção e alertar ao cliente sobre a próxima visita.

#4 Atendimento ao cliente

Como citamos o cliente no tópico acima, ele não pode ficar de fora, não é mesmo? Manter uma qualidade no atendimento é um processo que faz com que a manutenção seja sempre solicitada e, até mesmo, indicada para conhecidos.

Sabemos que lidar com pessoas não é algo tão simples assim, ainda mais quando engloba diferentes públicos. Mas ter rapidez e agilidade contam. Quando a empresa atua com manutenção de serviços de emergência como desentupidoras, internet e telefonia, que afetam diretamente a rotina de outras empresas, a pessoa que abre o chamado e também recebe o técnico pode não estar no melhor dia. Toda a tensão do problema pode estar em cima dela. Nesses casos é preciso ter empatia. Muita empatia, para ser bem sincero.

#5 Acompanhe os indicadores de manutenção

Os indicadores são aliados para as empresas que prestam serviços de manutenção. Acompanhá-los é um dever do gestor que fará toda a análise do trabalho. É como ser o maestro de uma orquestra. E esses indicadores podem dar um rumo adequado para a qualidade na manutenção ou te ajudar a reprogramar a rota. E muitas vezes, isso pode ser necessário.

#6 Segurança do trabalho, sempre!

Assegurada por lei, é um tópico mais que necessário, pois salva vidas! Principalmente, se a sua área de atuação envolve grandes riscos com escaladas e grandes altitudes.

A segurança do trabalho é o conjunto de ciências, tecnologias e processos que visam proteger o trabalhador em seu ambiente de trabalho. São diversas medidas que buscam minimizar e evitar acidentes e doenças ocupacionais. Então, a segurança do trabalho pode ser utilizada nos mais diferentes tipos de ambientes.

Nós já abordamos o tema por aqui. E como o assunto é de extrema importância e para sua empresa não sofrer nenhuma multa, recomendamos da leitura. Claro, apenas após o término das dicas: Lesão por Esforço Repetitivo em técnicos de campo

#7 Treinamentos e cursos

Atualização constante zela pela qualidade na manutenção. Novos equipamentos são lançados como frequência, além de novas peças complementares. Por isso, ter uma equipe bem conceituada tecnicamente, é essencial para garantia dessa qualidade.

Os cursos não precisam ser extensos e o gestor deve avaliar qual o melhor de acordo com o perfil da sua equipe externa, com foco na área de atuação. Os cursos EAD e os de curta duração são os ideais.

#8 Conheça os tipos de manutenção

Já falamos aqui no blog sobre os diferentes tipos de manutenção. Conhecê-las é mais que fundamental para manter uma qualidade na manutenção.

Entre os tipos de manutenção, estão a preventiva, corretiva e preditiva.

#9 Tenha um calendário

Fique atento aos prazos de trocas de equipamentos e peças. Algumas demandam necessidade de manutenção periódica para não causar danos ao equipamento e/ou ao funcionamento que ele presta. E muito mais que isso. Em casos de ar-condicionado, a saúde das pessoas que frequentam o ambiente no qual está o aparelho, pode estar em risco. Por isso, é necessário sempre ter um protocolo de troca de filtros bem estabelecido e seguido à risca.

#10 Avalie o Controle de qualidade

Lembra que citamos a tecnologia acima? Pois é, ela auxilia nesse tópico também. Sabemos que mais do que fazer, analisar relatórios não é algo muito legal. Mas você pode fazer isso apenas visualmente, sem a necessidade de produzir e rascunhar dados e planilhas. Relatórios produzidos por software de gestão disponível no mercado, como o Field Control, te ajudam nessa tarefa e em muitas outras.

São as dicas mais básicas quando o assunto é qualidade na manutenção. Outros fatores contribuem para que todo o fluxo da sua empresa funcione de forma adequada e sem bloqueios. Continue no nosso blog, aqui no você encontra diversas dicas de gestão para potencializar os resultados da sua empresa: https://fieldcontrol.com.br/blog/.

Equipe Field Control

O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.

Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a utilizar esse site, entenderemos que você concorda com isso. Visite nossa Política de Privacidade