Qualidade no atendimento: como avaliar o serviço prestado

Chegamos a um ponto onde tudo foi feito. Abertura de ordem de serviço, chegada do técnico, checklist e relatórios fotográficos preenchidos. Mas como foram executados todos esses processos? O cliente ficou satisfeito? A qualidade no atendimento está de acordo com o padrão proposto pela prestadora?

Para que o gestor não fique com rugas na testa de tanto pensar nessas perguntas, neste texto vamos indicar como avaliar a qualidade do serviço prestado.

 

Primeiro, por que a prestadora precisa avaliar a qualidade no atendimento?

Se esse questionamento passou pela sua cabeça ao ler o título do texto, a resposta está aqui mesmo. Você, com certeza, é um consumidor e, com certeza, gosta de ser bem atendido, certo?

Quando pagamos por algum produto ou serviço e temos um retorno abaixo do esperado, principalmente fora do escopo do que é prometido na venda, ficamos frustados.

E pensamos que você também. Infelizmente, milhares de empresas não zelam pela qualidade. Uma prova disso é o PROCON, Reclame Aqui, entre outras instituições que atuam em defesa do consumidor.

Se você é um leitor assíduo aqui no blog, já deve ter notado que falamos muito sobre o atual perfil do consumidor.

Não tem como uma empresa, não importa o segmento, estruturar um modelo de negócio, sem focar na pessoa que será a base da sobrevivência da prestadora.

Por isso, é importante saber quem é seu cliente, por que ele compra de você e mais ainda, o que ele espera ao aderir seu serviço. Já pensou nisso.? Caso a prestadora já tenha todas essas informações muito bem estruturadas, te garantimos que está à frente de muitas outras que atuam no mercado.

Mas se você nem sabe por onde começar, não se desespere. Nossa intenção não é te criar um terror. Aqui nesse link, falamos um pouco mais isso: Público-alvo na prestação de serviços: como definir as vendas. 

 

 

Olha a concorrência aí!

Enquanto você não define seus padrões de qualidade, a concorrência abocanha uma parcela do mercado que deveria ser sua.

Como todo mundo sabe, as pessoas são indivíduos com particularidades bem peculiares. Algumas não toleram o mínimo de erro na execução de um serviço, já outras são mais tolerantes, mas até certo ponto.

Erros consecutivos podem sim fragilizar uma boa relação. E na hora de renovar o contrato ou solicitar um novo reparo, essas falhas pesam e muito.

O quanto antes o gestor eliminá-los, seja por um erro do processo em si, seja durante a execução, já facilita e muito a vida próspera do fluxo de caixa e, consequentemente, da empresa.

O que impacta a qualidade no atendimento de uma visita?

Diversas ações e ferramentas podem impactar o controle da qualidade da sua equipe. Alguns podem ser considerados bobagem. Mas quando integrados a um conjunto de metas, resultam toda uma diferença positiva.

E o reflexo não é sentido apenas pela pessoa que abriu o chamado.

Todos os técnicos, inclusive o gestor, precisam sentir mais facilidade nos processos. E dessa forma, alcançar as metas e objetivos da empresa.

Para isso, é importante focar em alguns pontos que podem ser problemáticas como:

  • Atraso na visita ou pior, ela não acontecer no dia agendado;
  • Não saber a localização exata de cada técnico;
  • Falta de controle nos processos;
  • Atividades e relatórios sem padrão;
  • Falta de conhecimento sobre o reparo;
  • Tratamento inadequado aos clientes;
  • Desorganização;
  • Não cumprir o que é estipulado em contrato e no momento da venda.

 

Relatórios de qualidade

E por falar neles… Relatórios existem para serem analisados. Nada de reunir todos os dados para cumprir tabela e deixá-los à deriva.

É ali que estarão todas as respostas que você precisa para efetuar a qualidade esperada pelos seus clientes.

E a produção não é nenhum bicho de sete cabeças.

É automática e precisa, assim como todos os processos de uma prestação de serviços de alta produtividade devem ser.

Sabe aquele lance sobre o gestor não acompanhar o técnico (vamos falar disso daqui a pouco)? Então, o relatório aqui diz muito.

Se não sabe por onde começar a produzir esse documento, te damos uma forcinha aqui: Como fazer relatórios de qualidade: Confira 7 dicas da Field. 

 

Outros indicadores de qualidade

Indicadores de Eficácia

Eficácia é a relação entre os resultados esperados e os resultados obtidos.

Quando falamos da prestação de serviços ou venda de produtos é importante que seus clientes respondam a perguntas que irão te trazer informações como:

  • Qual é a porcentagem de reclamação de seus clientes?
  • Durabilidade do produto é satisfatória?
  • A velocidade da conclusão de um chamado atendeu às necessidades?
  • Qual o nível de confiança no produto, serviço ou equipe?
  • Como foi o desempenho do produto, serviço ou equipe?

Basicamente, significa você mensurar a satisfação de seu cliente. Para isso você pode fazer pesquisas com seus clientes sobre o que eles acharam de determinado produto ou serviço.

Por exemplo: vários e-commerces enviam emails para seus clientes pedindo opinião sobre os produtos comprados.

Muitas vezes oferecem alguma recompensa para que o cliente responda à pesquisa.

 

Indicadores de Eficiência

Eficiência é a relação entre os resultados obtidos e os recursos utilizados.

Ou seja, o indicador de eficiência tem o foco no processo e o objetivo para melhorar esse indicador é produzir determinado produto utilizando menos quantidade de recursos possível.

Ou no caso do serviço, no menor tempo possível.

Por exemplo, a Coca-Cola reduziu a espessura das embalagens das garrafas de água mineral, gastando menos material para produzi-las e aumentando assim a eficiência de sua produção.

Quanto menos recursos forem utilizados, maior terá sido a eficiência do processo.

Abaixo alguns elementos que podem ajudar a medir o indicador de eficiência:

  • Horas de trabalho por produto produzido ou serviço realizado
  • Quantidade de dinheiro gasto para a execução de determinado processo ou em uma atividade

Sugerimos a leitura do artigo, “Como criar processo em uma empresa e atingir os melhores resultados

 

Indicadores de Capacidade

Os indicadores de capacidade medem a proporção entre a quantidade que pode ser produzida e o tempo para isso ocorrer. Ou no caso de serviços, a quantidade de clientes atendidos pelo tempo gasto.

Por exemplo, um eletricista consegue atender no máximo 5 clientes com 1 hora cada em 1 dia.

 

Indicadores de Produtividade

Pode parecer a mesma coisa que o indicador de capacidade mas não é. Aqui você mede a produtividade no momento do serviço.

Acompanhando o exemplo acima, é aqui onde você irá medir qual colaborador gasta mais tempo com cada cliente. Se no exemplo de cima o eletricista gasta 1 hora para realizar o trabalho, outro pode gastar 40 minutos.

 

Indicadores de Atendimento

É fundamental para qualquer empresa conseguir atender seus clientes. Não só atender, mas atender bem. Portanto é imprescindível que você analise se sua capacidade de atendimento está sendo suficiente para demanda.

 

Se o gestor não acompanha a visita, como saberá a qualidade?

Pois é, mais um dilema.  Ter uma equipe na rua o tempo tempo impossibilita o gestor acompanhar se os processos estão de acordo com a qualidade estipulada para os clientes. Basta implementar mais um processo chamada avaliação do cliente. Já ouviu falar?

Não deixa de ser um processo porque estará em todas as visitas e assim como a ordem de serviço é um documento extremamente importante para mensurar sua produtividade. Aqui é o cliente que dá as cartas e solta o verbo sobre o atendimento.

O critério é selecionar questões certeiras que possam reduzir erros e proporcionar um atendimento de alta qualidade, a partir de adequações, nada mais que isso. Eita que lá vem a Field querer me dar mais trabalho… é mais uma demanda sim, porém, mais fácil do que parece. A gente te explica aqui e agora.

 

 

Eis que surge a solução para seus problemas!

Ok, Field, falou, falou, mas como avaliar a qualidade do serviço prestado?

Além de todos os toques que te demos acima, existe um infalível.

Qual é a pessoa que pode indicar a qualidade daquela visita?

Nada mais que o responsável por ela, não é? Então, ali, nos momentos finais da visita, o cliente recebe um formulário para responder sobre o serviço prestado. Não importa se é instalação/reparo/manutenção…

O que importa é não ser longo e chato para a pessoa que irá responder, afinal, ela tem muitas outras tarefas, mas dois minutinhos, todo mundo tem, não é mesmo?

 

Qual é a melhor ferramenta quando se trata de qualidade de atendimento? 

Então, basta o técnico apresentar a avaliação do cliente, que é uma ferramenta de um sistema de gestão de equipes externas, que integra um aplicativo. Isso significa que a avaliação é feita de forma automatizada e tecnológica.

O cliente responde ali, no celular do técnico e as respostas vão para um relatório, assim, como um passe de mágica. Se algum comentário ou nota foi muito crítica, o gestor por checar naquele mesmo dia o que aconteceu e reparar o erro, sem deixar aquele gostinho amargo no cliente por muito tempo.

Essa avaliação promove, quando aliada a outros processos, a produtividade esperada pela prestadora. Além disso, uma evolução na qualidade de atendimento. E agora te damos a oportunidade de se juntar a nós e conhecer como resolver esse problema ao agendar uma demonstração agora mesmo. É só clicar aqui (e você não paga nada durante esse período de experiência, ok?).

 

E é muito óbvio que vamos te dar alguns modelos dessa avaliação. Está tudo pronto no link: Modelos de avaliação de clientes de prestadoras de serviço. 

Outros conteúdos com foco em gestão e melhorias de processos, você encontra no nosso canal. Acesse Field Control no YouTube.

Equipe Field Control

O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.

Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a utilizar esse site, entenderemos que você concorda com isso. Visite nossa Política de Privacidade