Sua prestadora tem o poder de construir lealdade com os clientes se o serviço é responsivo e efetivo. Para construir esses conceitos, é preciso investimento. E uma solução para alcançar esse patamar é o treinamento e desenvolvimento dos técnicos de equipes externa.
Sim, mexer no bolso não deve ser sinônimo de dor, mas ter o significado de proporcionar o melhor serviço de campo na sua região.
Algumas barreiras podem existir para que você implemente um treinamento dos técnicos.
Como exemplo, podemos citar: horas extras ou funcionários fora da operação durante o expediente, o que irá impactar todo o fluxo de visitas.
Ou ainda, aquele velho pensamento: e se eu investir no treinamento e o técnico sair da empresa no mês seguinte?
Treinamento e desenvolvimento de equipes externas
Vamos te indicar aqui a contramão de todos os pontos negativos citados acima. A ideia é que você termine esse texto com a certeza de que o treinamento de equipes externas é extremamente relevante.
Ou melhor, algo que não pode ficar de fora da sua gestão.
Existem diversas modalidades de treinamento, que podem ser presenciais e online.
As chamadas EAD – ensino à distância, que têm certificações que qualificam sua equipe e a elevam a um status acima dos concorrentes é uma boa opção. Cursos profissionalizantes também se encaixam aqui.
Muitos equipamentos são lançados a cada dia. E saber todos os processos e atualizações é importante para o técnico não deixar o cliente na mão. E com treinamentos frequentes é possível manter sempre a equipe atualizada.
Com a tecnologia, há uma novidade por dia no mercado. As notícias são divulgadas em tempo real e todo o setor econômico é influenciado.
Com isso, estar atualizado de acordo com o segmento de atuação garante autonomia e maior produtividade na resolução dos problemas.
Sobre o investimento em treinamento e desenvolvimento
Existem algumas formas de investimento na atualização profissional dos técnicos. A gente sabe que não é todo mundo que gosta de estudar. Esse treinamento precisa ser um requisito imposto na empresa.
Se sua empresa irá começar com os treinamentos a partir de agora, nas entrevistas das novas contratações já indique sobre essa necessidade.
Assim, será possível selecionar melhor os que realmente estão contigo no crescimento da empresa.
É comum os profissionais procurarem a empresas para financiamento de cursos relacionados ao segmento.
Se isso acontece na sua prestadora com frequência, você é um privilegiado sim! E logo de cara te damos parabéns!
Ter um time interessado em crescer e se aprimorar é um ótimo indicativo que a prestadora faz boas escolhas no momento da contratação.
A empresa pode separar uma verba mensal para bolsa de estudos dos técnicos. E também arcar desde 50% a 100%, de acordo com o fluxo de caixa.
Uma sugestão já citada aqui no blog é incluir cursos e treinamentos como prêmios, a partir do alcance de metas. Se esse assunto te interessa, te damos mais opções no link: Como premiar funcionários.
Sempre lembrando que esse treinamento nunca é um prejuízo. Como já falamos no título aqui, é um investimento que terá um retorno muito positivo para a prestadora como um todo.
Engajamento e motivação
Promover treinamentos por meio de programas educacionais é apenas uma faísca de toda a motivação e engajamento que gera tantos problemas em todas as empresas. E essas dificuldades não são só no ramo de prestação de serviços.
Promover o bem-estar, assim como um ambiente fazer parte de todo um processo que engaja as pessoas a baterem metas e promover um crescimento contínuo da empresa, por meio da satisfação em estar ali, ocupando aquele cargo.
E um dos atributos do gestor é facilitar e adequar a rotina do técnico de campo.
E para que sua rotina seja mais organizada e com alta produtividade, utilizar o sistema de gestão de equipes externas propõe diversas facilidades para ambos.
Quer fazer uma demonstração? Tudo bem! Te oferecemos essa oportunidade: demonstração grátis do Field Control.
Saiba mais sobre o Field
O sistema, que tem um aplicativo para o técnico, atende as principais necessidades. Desde o recebimento de uma nova ordem de chamada até o preenchimento do check-list, tudo pelo smartphone.
Já o gestor consegue acompanhar a localização de toda a equipe em tempo real e inserir uma nova visita a qualquer hora, com um simples clique. Não importa o número de técnicos.
Como a Field Control existe para melhorar a qualidade da prestação de serviços no Brasil, te convidamos a nos conhecer melhor. Lá no nosso site, você tem uma visão de tudo.
E ainda pode tirar dúvidas com um membro da nossa equipe que está ali só esperando você. É só clicar no link: www.fieldcontrol.com.br para ter um aumento de até 40% na sua produtividade. Partiu?