Reconhecimento profissional: 7 dicas para alcançá-lo

Quem não gostaria de ser reconhecido não apenas na empresa, mas ser admirado e até mesmo referência na área de atuação? Para chegar a esse patamar, é preciso fazer mais do que a média. Por mais que essa teoria possa parecer batida, você sabe como colocá-la em prática para realmente conquistar o salário que deseja e mais ainda, conquistar aquele cargo tão sonhado? Confira aqui dicas para alcançar o tão desejado reconhecimento profissional.

O que é reconhecimento profissional? 

Sabe aquele feedback positivo que todos nós esperamos receber de tempos em tempos na empresa? Isso é o reconhecimento profissional. Esse feedback acontece de diversas formas:

  • Compartilhamento de resultados publicamente com a equipe e até mesmo com toda a empresa;
  • Ter o trabalho como destaque em apresentações dentro e fora da empresa;
  • Aumento de salário;
  • Assumir novos cargos;
  • Premiações (desde folgas, pagamento extra, equipamentos, etc).

Como posso alcançar o reconhecimento profissional? 

1 – Aposte na alta performance 

A alta performance é adquirida dia a dia. Uma das frases mais famosas do atleta mais rápido do mundo, Usain Bolt, cita que ele treinou quatro anos para correr 100 metros em nove segundos. Esses poucos nove segundos mudaram a vida dele. Mas para alcançar essa alta performance, ela foi treinada todos os dias.

E hoje, muitas empresas estão formando equipes baseadas nessa capacidade de superar o que está previsto ou até mesmo esperado. Você já refletiu sobre como está seu preparo para ser integrante dessa equipe de alta performance tão sonhada por líderes? O que você foi tem feito todos os dias para alcançar metas diferenciadas dos demais profissionais?

Saiba mais:

 

2 – Cumpra os prazos e as promessas feitas 

Ter uma rotina é um dos princípios básicos do sucesso. Todos os dias temos tarefas básicas a serem cumpridas, como responder os e-mails mais urgentes, seguir um calendário programado, participar das reuniões agendadas.

Caso alguma demanda entre no seu radar, tudo o que você prometer, entregue. E se não conseguir, notifique com a justificativa e um novo prazo o quanto antes.

Precisa melhorar no quesito rotina e planejamento? Então, aproveite essa vontade de crescer na carreira e aprenda mais:

 

3 – Faça além do planejado

Quando você é organizado o suficiente e tem domínio das funções do dia a dia (o que acontece pela prática – quanto mais se faz, mais fácil fica), você consegue pensar além e fazer mais do que está proposto.

Seja colaborativo com todos os integrantes da equipe, compartilhe seus conhecimentos na reunião e implemente soluções para problemas que estão impactando diretamente o desempenho do time como um todo! Mas com cuidado! Não seja invasivo e tenha respeito com as atribuições individuais de cada um.

 

4 – Nunca pare de estudar! 

Tudo muda o tempo todo. Um simples sistema pode mudar todo o comportamento humano, impactando da noite para o dia a atual e futuras gerações. Desde a internet, passando pelo Iphone até o mais recente ChatGPT, estamos mudando nossa forma de trabalho.

Estar por dentro de tudo e saber o impacto dessas novidades na sua empresa, desde facilidades até lidar com ameaças, é sempre ponto positivo.

Ainda, hoje nem temos mais desculpas para não se atualizar. Existem cursos a distância, livres, de curta e longa duração, oferecidos por entidades renomadas, como a Escola Virtual da Fundação Bradesco, que são gratuitos, além das opções mais tradicionais como aqueles que graduam de forma acadêmica: pós-graduação, MBAs, mestrados e doutorados.

Ou seja, desculpas aqui não entram. Basta se adaptar e encaixar na sua agenda. Você pode ir além também com livros técnicos, documentários, palestras e eventos que agreguem valor e que dão aquele respiro no dia a dia.

Confira a nossa sugestão: Livros para gestores de equipes externas.

 

5 – Fique antenado em tudo o que acontece na sua área

Você merece sim um momento de lazer, mas para alcançar sua meta de reconhecimento profissional, você precisa ter foco! Que tal ir para o trabalho ouvindo um podcast ou se atualizando sobre as principais notícias do dia? Ler artigos de opinião de pessoas influentes no seu segmento é uma boa. Você encontra vários deles no Linkedin. Mais que absorver essas informações,

E por sinal você mesmo pode começar a dar sua opinião sobre determinado fato e produzir seu próprio conteúdo. Já pensou nisso? Outro fator é trazer e até sugerir o que há de mais novo no mercado e que poderá inovar todo o processo e desenvolvimento da empresa.

Já pensou na moral que você terá ao implementar um sistema de gestão de equipes externas que além de aumentar a produtividade, proporciona economia? E não será apenas a empresa que sairá ganhando, com mais agilidade nos processos do dia a dia, mais clientes serão atendidos com novos contratos. Como resultado, seu salário tem boas chances de ser impactado positivamente com isso. E esse sim é o reconhecimento profissional que todo mundo ama (e espera) receber!

Quer saber como o Field Control funciona na prática? Agende uma demonstração GRÁTIS:

 

6 – Antecipar problemas e soluções

Seja capaz de antecipar problemas e de promover soluções ágeis.

Se você quer ser reconhecido profissionalmente, uma das melhores maneiras é mostrar para sua liderança sua habilidade de prever problemas antes que eles aconteçam, você se tornará um membro valioso para a empresa e poderá contribuir com solução de problemas.

Desenvolva essa característica, de ser um colaborador proativo, aquele que toma iniciativa para se planejar com agilidade, que promove ideias, sugestões assertivas para os problemas. E também, que incentiva seus colegas de trabalho, consequentemente o ambiente de trabalho será mais harmônico e os resultados da equipe bem melhores.

7 – Domine a arte de trabalhar com inteligência emocional

Tem dias que acontecimentos tiram toda a equipe do eixo. Muitas vezes, são impactos externos que atingem diretamente a empresa e que precisam ser contornados não apenas rapidamente, mas também com muita inteligência emocional.

Saber lidar com a pressão e evitar que momentos de estresse dominem a situação acontece com o tempo. Para isso, você precisa entender suas emoções. Exercícios de respiração ajudam a controlar a ansiedade para a tomada de decisões mais assertivas.

E mais que saber lidar com esse tipo de emergência, aqui reforçamos o quanto é importante estar com as atividades em dia. Dessa forma, nada ficará para trás e quando a retomada da agenda acontecer, você não ficará tão atribulado.

 

Não pare por aqui! Siga com a Field para alcançar suas metas: Gerenciamento de trabalho: melhore a rotina com simples atitudes. 

 

 

Equipe Field Control

O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.

Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a utilizar esse site, entenderemos que você concorda com isso. Visite nossa Política de Privacidade