Um país tropical que depende de vários equipamentos de refrigeração, além de climatizadores de ambiente para manter tudo funcionando. Esse é o Brasil, que atinge temperaturas 40 de graus na sombra em muitas regiões do país. Para que alimentos, medicamentos, entre outros itens imprescindíveis para a sociedade, a refrigeração precisa estar em dia. Quando falha, os prejuízos podem ser gigantes para quem produz e também comercializa.
As empresas de instalação e manutenção que atuam no segmento, não apenas no verão, mas em todas as épocas do ano, precisam ter um planejamento muito bem organizado para que nenhum cliente fique na mão e perca não apenas produtos, mas tenha danos nos equipamentos.
Aqui, com a Field Control, você vai entender um pouco mais desse mercado, além de saber como atendê-lo da forma mais prática e organizada possível.
Dados do mercado de refrigeração
De acordo com a ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento, entidade que representa o segmento, o mercado faturou R$ 36,35 bilhões apenas em 2021. A produção de ar-condicionado cresceu mais de 10% no mesmo período.
Dados de outros setores também aquecem a refrigeração, por exemplo, quando há aumento de exportação de carnes congeladas, a necessidade de manter esse produto em condições ideais de consumo até o destino final também entra nessa conta. O setor alimentício depende 100% das câmaras para que os produtos que abastecem a mesa dos brasileiros sejam conservados, de acordo com a orientação de cada fabricante.
Além dos aparelhos em residências, temos o comércio como restaurantes, bancos, hospitais, empresas, que dependem deles para manter o ambiente confortável não apenas para os funcionários, mas também para os clientes que frequentam o lugar.
Com todo esse mercado que cresce todo ano, sua equipe de campo está preparada para atender as chamadas previstas de manutenção preventiva, mas também incluir as emergenciais na agenda, de acordo com o contrato e expectativa de cada cliente?
Como atender a demanda do mercado de refrigeração
O primeiro passo é entender quantos clientes ativos a prestadora de serviços tem e qual a demanda de cada um deles. Por exemplo, para o cliente X, a empresa presta três manutenções preventivas no mês, mais uma manutenção corretiva, caso aconteça. Já o cliente Y, sempre precisa de troca de peças. E por aí vai.
Ao saber os tipos de chamados e a quantidade média por dia, facilita no primeiro quesito da sua organização, a agenda.
Organização de agendas para chamados de visitas de campo
Ao saber antecipadamente o que fará no dia seguinte, a equipe de campo consegue se preparar melhor. Caso o cliente que sempre demanda peças esteja na agenda do dia, o técnico poderá já levar aquele item, evitando idas e vindas. Quando se trata de instalação, o mesmo processo acontece.
E se aquele cliente que tem manutenção preventiva inclusa no contrato, mas nunca usa, você, como bom prestador de serviços que é, pode dar um toque e lembrá-lo da importância dessa ação que preserva o equipamento e evita paradas repentinas.
Será que aquela agenda de papel que vive perdida pela empresa dá conta do recado? Não, ela não dá! Em primeiro lugar, o risco de perda é muito grande, real e acontece. Em segundo lugar, não é nada prática e funcional. As rasuras impedem saber com precisão e o compartilhamento das informações, como cliente, endereço e demanda não acontecem nesse modelo de maneira eficaz e assertiva.
A solução é uma agenda digital que integra o software para gerenciar prestação de serviços. Cada técnico tem um aplicativo no smartphone e recebe automaticamente as novas visitas agendadas, não apenas as previstas, mas também as de emergência.
Com a agenda digital, mais que programar a visitas, o gestor consegue:
- Saber o tempo médio de duração de cada visita, de acordo com o cliente, o que te ajuda a planejar melhor as próximas;
- Com o aplicativo, a localização em tempo real de cada equipe fica disponível em um painel. Quando uma chamada de emergência entra na agenda, o responsável pode direcionar a que está mais próxima ao local, o que proporciona agilidade no atendimento e economia de combustível. Ainda, você sabe o status de cada agendamento, se está no início, em fase final ou já encerrada.
Se você ainda utiliza a agenda de papel, que tal partir para uma planilha de controle de ordem de serviço? Com ela, você tem em uma única tela todas as informações das visitas programadas para aquele dia e as que já estão em andamento. A Field elaborou uma planilha pronta e você pode baixá-la GRÁTIS agora mesmo:
Relatório de visita técnica para refrigeração
Outro processo indispensável para uma empresa que busca uma alta produtividade é o relatório de visita técnica. Nele, o técnico descreve tudo o que foi feito e o documento fica com o histórico para futuras manutenções.
E assim como a agenda, o modelo digital é o mais indicado para organização de toda a demanda e não deixar escapar nenhum detalhe que pode ser essencial na renovação do seu contrato.
Se a equipe tem problemas de preenchimento dos campos dos relatórios de papel, a versão digital resolve muito bem esse quesito. É possível programá-lo para encerrar a visita no app apenas quando campos considerados obrigatórios estiverem preenchidos. Inclusive, até se o técnico está utilizando EPI, caso seja algo imprescindível no dia a dia do seu negócio.
Ou seja, a tecnologia se tornou uma aliada para facilitar a vida das pessoas e também a dos gestores de empresas de refrigeração. Além desses processos, muitos outros como controle de km, gestão de frota, relatório fotográfico, ordem de serviço e checklist.
Mais que baixar um relatório de visita técnica pronto clicando aqui, você pode agendar uma demonstração grátis e entender como o Field Control, sistema de gestão de equipes externas, atua dentro da sua realidade, de acordo com o seu atual número de equipes externas e de clientes. Nossos especialistas em gestão estão te aguardando para mudar sua realidade e sua empresa atender cada vez novos clientes.