Gestão da qualidade: Conheça os 7 pilares e como implementar

Para oferecer um produto ou serviço de excelência, uma empresa precisa seguir várias ações extras, além das atividades comuns para manter tudo funcionando.

Cuidar da qualidade evitando que não tenha um retrocesso durante o crescimento da empresa é um dos pontos que nem sempre têm a atenção devida, por isso, a gestão da qualidade não deve ser ignorada.

O que é a gestão da qualidade?

Qualidade é uma exigência que todo cliente espera de uma empresa, a partir do momento que ele compra um produto, serviço ou até mesmo uma experiência. Para que sua empresa tenha fidelidade dos clientes, você precisa aplicar este quesito em todos os seus processos. Em razão disso, a gestão da qualidade merece sua atenção.

A gestão da qualidade consiste em um conjunto de práticas e técnicas utilizadas para garantir a entrega de produtos e serviços que atendam às expectativas dos clientes.

 

Porque devo implementar a gestão da qualidade em minha empresa?

Se você quer ser destaque nos seus negócios, seus produtos e/ou serviços precisam ser diferenciados e estar à frente dos seus concorrentes. Ninguém gosta de ser mal atendido ou muito menos receber um produto abaixo da expectativa.

Implantar a gestão da qualidade é um requisito necessário dentro de um mercado cada vez mais disputado. Além de aumentar a fidelização dos seus clientes, ele evita os custos com o retrabalho, afinal todos os processos serão realizados com planejamento e dedicação, evidenciando os detalhes que fazem a diferença no instante da tomada de decisão da compra. Isso faz com que seu cliente escolha sua empresa ao invés do concorrente. 


Como funciona a gestão de qualidade?

A gestão da qualidade funciona a partir da implantação de processos, estratégias e técnicas que fazem a diferença no dia a dia da sua equipe e também dos seus clientes.

Para implantá-las na empresa é necessário, antes de tudo, mapear os processos e identificar possíveis pontos de melhoria. Para isso você pode adotar ferramentas que irão te auxiliar neste processo, como a análise SWOT, o método 5W2H,e o PDCA.

Esses nomes podem parecer complicados, mas os resultados que esses métodos podem proporcionar a você irão te surpreender. 

A análise SWOT, trata-se de um recurso que te auxilia a detectar pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças que pode haver em sua empresa. Já o método 5W2H, é um checklist administrativo que irá te ajudar a desenvolver suas demandas de maneira eficaz e mais ágil. Por fim, o PDCA, é um ciclo com quatro etapas sendo elas, planejar, fazer, checar e agir, com o objetivo de solucionar problemas, através de uma elaboração de estratégias.

A gestão da qualidade pode se dividir em dois suportes básicos: a garantia da qualidade e a melhoria da qualidade: 

A garantia da qualidade envolve a criação de padrões e procedimentos para garantir que os produtos e serviços estejam de acordo com as especificações definidas.

Já a melhoria da qualidade é um processo contínuo de avaliação e aprimoramento dos processos e produtos oferecidos, com o intuito de atender cada vez melhor as necessidades dos clientes.

 

Os 7 pilares da gestão de qualidade


Foco no cliente

Bom, não tem como ignorar quem basicamente garante o sustento da empresa. Se você tem caixa e está em expansão, deve aos clientes que confiam no trabalho da sua equipe. Por isso, nunca deixe-o em segundo plano. Tudo deve ser pensado nele com prioridade, sempre focando em como resolver os problemas e amenizar as dores que ele enfrenta em sua rotina, por meio do seu produto ou serviço.

Liderança

Aqui, você precisa reavaliar não apenas sua forma de liderança, mas também dos demais líderes da sua empresa. O quanto as pessoas que estão nesse cargo estão empenhadas e aplicam a gestão da qualidade nos processos?

Ações como incentivar a equipe, visando melhorar e aperfeiçoar o produto/serviço, além de ter um excelente atendimento fazem parte de uma boa liderança que garante a gestão da qualidade. 

 

Melhoria contínua

Nunca pare de evoluir! Ouça seus clientes e considere as sugestões deles. Mesmo que no primeiro momento essa melhoria não seja viável, escute-o com atenção e analise se essa ideia se encaixa ou não em sua empresa. Muitas vezes, a demanda de um único cliente pode ser a mesma de outros e essa recomendação pode ser a alteração que seu produto/serviço precisava para vender mais e garantir maior qualidade. 

Para isso, invista em talentos e profissionais qualificados para estar sempre oferecendo o melhor para quem aposta todas as fichas na sua empresa: seus clientes!


Visão sistêmica

Você tem habilidade na tomada de decisão? Líderes precisam ter consciência sobre cada passo que darão e que pode mudar o rumo da empresa do dia para a noite. Mesmo que a preocupação de elevar a qualidade esteja entre as prioridades, tenha cautela e analise bem cada mudança e implantação de novos processos.


Relacionamento positivo

Como está o relacionamento interno e externo? Uma empresa tem vários públicos com os quais se relaciona diariamente e manter um contato harmônico, saudável e até transparente é fundamental para todas as partes envolvidas.

Conscientização de todos os colaboradoresC

Os seus colaboradores sabem o propósito da sua empresa? Para ter resultados acima da média, todo o time precisa estar engajado em um único objetivo. Se a meta é proporcionar o melhor produto ou serviço do mercado, informe para a equipe e os estimule sempre quando tiver oportunidade.

 

Gerenciar processos

Como foi falado anteriormente, a gestão da qualidade acontece por meio de processos. Mas não por qualquer um. Ao implantar uma nova ação ou atividade na rotina da empresa, além de gerar facilidades, você precisa agregar economia, praticidade e a satisfação do cliente

Entre os muitos processos que você pode inserir, existem os mais simples, como a ordem de serviço até os mais elaborados como localização da equipe externa em tempo real.

Ao investir em ferramentas certas, você atinge índices de qualidade que você imaginava ser impossível de alcançar.  Você pode conquistar essa gestão com o Field Control, sistema de gestão de equipes externas, que foi desenvolvido para empresas como a sua, que querem melhorar a eficiência da equipe e aumentar a qualidade do serviço prestado ao cliente.

 

Quais ferramentas podem ajudar na implantação da gestão da qualidade?

Inserir a gestão da qualidade é fundamental para o sucesso de todo negócio, e para alcançar esse objetivo existem diversas ferramentas que podem te ajudar, vamos ver algumas delas? 

  • Diagrama de Pareto
  • Diagrama de Causa e Efeito
  • Fluxograma
  • Folhas de verificação

Diagrama de Pareto

Entre elas, destacam-se o Diagrama de Pareto, que é uma técnica usada para identificar e priorizar os problemas que causam maior impacto no processo produtivo.


Ilustração do diagrama de pareto

 

Diagrama de Causa e Efeito

O Diagrama de Causa e Efeito, também conhecido como Diagrama de Espinha de Peixe, é utilizado para identificar as causas raiz dos problemas, possibilitando uma análise mais profunda e efetiva.

 


Exemplo de diagrama causa e efeito

 

Fluxograma

O Fluxograma, por sua vez, é uma representação gráfica dos processos da empresa, permitindo a identificação de possíveis empecilhos e falhas.

 


Ilustração de fluxograma

 

Folhas de Verificação

Já as Folhas de Verificação, são tabelas usadas para coletar dados e informações necessárias para a tomada de decisões.

Com essas ferramentas bem aplicadas, é possível identificar as principais deficiências do processo produtivo e agir de forma eficiente para corrigi-las.

 


Ilustração de folhas de verificação

 

 

Como utilizar a tecnologia na gestão da qualidade 

Começando pela ordem de serviço digital. Já que a gestão da qualidade requer organização, pare de fugir desse documento tão importante e adote o formato digital.

Com o recurso em mãos, você tem informações precisas e rápidas, sem perder as ordens de serviço ou ter que procurar dados em arquivos físicos.

A ordem de serviço digital reúne informações em um relatório, com dados relevantes como: deslocamento dos técnicos e execução dos serviços, número de atividades por equipe e avaliações dos clientes . Além de obter relatórios de visita técnica que são preenchidos em tempo real com fotos e vídeos. Essa tecnologia você adquire com Field Control.

O mais completo software do mercado, usado por empresas no Brasil e América Latina, une diversas funcionalidades para empresas de manutenção e instalação. 

São mais de 2.000 empresas que usam o Field Control diariamente para gerenciar equipes de campo e fornecer serviços de qualidade aos clientes.

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Equipe Field Control

O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.

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