Evitar acidentes ao máximo e que problemas repentinos apareçam de uma hora para outra e atrapalhem todo o funcionamento e bem-estar está entre os deveres dos responsáveis pelos prédios. A inspeção predial exige planejamento para que tenha o objetivo atingido da forma mais criteriosa possível. Independentemente do tipo de prédio (residencial ou comercial), manter o local seguro para todos que transitam ou vivem ali é uma obrigação da administração. E mais ainda, o fator de sucesso e produtividade dessa ação depende muito das ferramentas e processos utilizados.
O que é inspeção predial?
É uma avaliação que indica as condições físicas da estrutura do prédio. Tem vários objetivos, entre eles, averiguar a segurança daquela edificação, se a manutenção está em dia, como estão os protocolos de segurança, se está em estado de conservação esperado. E quando citamos segurança, engloba equipamentos essenciais e que exigem manutenção frequente como elevadores, sistemas de segurança patrimonial (câmeras, portões automáticos) e também de pessoas e estrutura (incêndios, vazamentos, inundações), além da climatização (focada na saúde e no PMOC).
Tem dúvidas sobre quem pode executá-la? A atividade é realizada por engenheiros(as) e arquitetos(as) habilitados(as) para a função.
Para ser mais preciso, confira a descrição da NBR 16747 que justifica que a inspeção predial “tem por objetivo constatar o estado de conservação e funcionamento da edificação, seus sistemas e subsistemas, de forma a permitir um acompanhamento sistêmico do comportamento em uso ao longo da vida útil, para que sejam mantidas as condições necessárias à segurança, habitabilidade e durabilidade da edificação”
Parte documental analisada durante a inspeção predial
Além da estrutura, documentos que regulamentam e permitem o funcionamento daquele prédio também são analisados. Alguns são:
- Licenciamento ambiental;
- Alvará de funcionamento;
- Contratos e relatórios de manutenção;
- Habite-se.
Como executar de forma simples e com melhores resultados?
Uma inspeção predial com resultado esperado necessita de ferramentas que promovam várias características. Por exemplo, organização, desempenho e produtividade. Entre os processos estão a vistoria e a emissão de laudo.
Entretanto, para a empresa responsável pela inspeção, o primeiro passo começa com a ordem de serviço. Ao ser emitida, consta onde, quando, por quem será atendida e a demanda daquela inspeção predial, além de pontos de atenção, caso tenham.
Inclusive, se você ainda não tem implementada a ordem de serviço ou até mesmo deseja atualizar a OS da sua empresa, baixe aqui um modelo grátis. Clique e receba na hora!
Outro item indispensável é o relatório fotográfico. Inserir a foto do estado de determinado equipamento ou área do prédio, principalmente para prova de consertos e melhorias, comprova a manutenção para o contratante e para possíveis órgãos reguladores.
Quando se tem todos esses processos integrados, mais a agenda digital, a assertividade dos dados é certeira. Afinal, a inspeção predial precisa do resultado real para que os ajustes necessários sejam feitos. Estamos falando de segurança de pessoas que circulam no prédio e em torno dele, o que envolve diversos critérios rigorosos para evitar acidentes desde os pequenos até os mais graves.
Então, nada melhor que unir tudo o que é necessário para a inspeção predial em um único sistema.
Onde e como organizar todos os processos para a inspeção predial?
Como são vários processos utilizados por diversos profissionais ao mesmo tempo, ter tudo muito bem organizado é a chave do sucesso da empresa.
Em primeiro lugar, todos precisam saber o que devem fazer. Em segundo lugar, o gestor necessita de condições para atuar em casos de emergências e problemas direto com o cliente, como atrasos, por exemplo.
Para unir todas as ferramentas necessárias, o indicado é um sistema de gestão que integra todas elas. Agenda, ordem de serviço, localização do técnico, engenheiro ou arquiteto habilitado, status de cada atendimento, checklist, relatório fotográfico e de produtividade. Esse último é produzido automaticamente, ou seja, ao fim de um período, o gestor consegue checar como está a produtividade da equipe e de cada profissional, de forma individual. Alguns dados como: tempo da inspeção, quantas visitas foram feitas, qualidade, retrabalho, quilômetros rodados e até rota de deslocamento ficam disponíveis para análise. E a atualização de todos esses processos acontece ao vivo, em tempo real.
O Field Control agrega esses e mais outros processos que otimizam os resultados, eliminam custos desnecessários como combustível (rotas personalizadas) e papel (OS digital) e aumentam a produtividade em até 40%.
Mesmo sendo um sistema tecnológico, o uso é intuitivo mesmo para quem não tem 100% de facilidade com processos digitais. Você pode começar com o modelo de ordem de serviço que indicamos mais acima e também com um teste grátis do Field Control. Por sete dias, você vai usufruir de todas as ferramentas disponíveis no sistema e ter nossos especialistas em gestão à sua disposição durante a experiência.
Aprenda mais com os conteúdos da Field e complemente seu conhecimento sobre a inspeção predial:
- Os condomínios são obrigados a contratar manutenção de elevadores?;
- PMOC: o que é e porque precisa ser feito;
- Laudo técnico: o que é e quando emitir
Continue com a Field com vídeos sobre gestão de equipes externas. Acesse e inscreva-se no nosso canal do YouTube.