Redução de custo nas empresas: 8 exemplos

Muitas pequenas empresas trabalham em margens apertadas. Como resultado, os proprietários de pequenas empresas estão sempre procurando exemplos de redução de custo nas empresas, para reduzir seus custos operacionais sem sacrificar a qualidade de sua oferta ou tornar a vida de seus funcionários mais difícil.

Então, quais são as melhores maneiras de reduzir os custos operacionais? Abaixo estão oito ideias que podem ajudá-lo a reduzir os custos operacionais de seu negócio, permitindo que você gere mais receita e reduza as despesas gerais.

8 exemplos de redução de custo nas empresas

1. Reduza os custos operacionais adotando tecnologias

Existem dezenas de sistemas on-line e softwares de automação de vendas e tarefas para pequenas empresas. Contabilidade, hospedagem de sites, automação de marketing, folha de pagamento, programas de benefícios e serviços que facilitam a gestão dos negócios.

Para escolher o programa ou serviço certo para você, faça-se as seguintes perguntas:

  • O que eu sei fazer muito bem? (por exemplo, se você é um contador, a terceirização de suas finanças talvez não tenha sentido.)
  • Em qual processo eu acho que gasto uma quantidade excessiva de tempo?
  • Se eu pudesse tirar uma das tarefas mais demoradas do meu dia a dia, o que seria?

Por exemplo, se você é um clube de assinatura de cervejas e passa muito tempo emitindo manualmente as notas fiscais dos clientes todo mês, está na hora de pensar em adotar um gerenciador de notas fiscais, que vai fazer essa tarefa automaticamente.

Outro exemplo é contratar um aplicativo para gerenciar sua equipe externa, além de economizar com telefonemas e mensagens para direcionar a equipe, você pode ter um controle melhor de quais colaboradores estão sendo mais produtivos ou não.

Esperamos que suas respostas a essas perguntas lhe dêem uma indicação clara da área, da tarefa ou assunto que deve ser automatizado.

2. Terceirização para redução de custo

Pode ser prudente mudar a responsabilidade de certas práticas comerciais para outra empresa ou consultor. Uma área que parece se beneficiar mais da terceirização é a publicidade e o marketing (principalmente com as novas ferramentas de marketing digital).

Embora pareça que a contratação de um fornecedor externo resultará em mais gastos, na verdade, delegar certas tarefas aos especialistas é uma estratégia para poupar dinheiro e gerar resultados ainda melhores.

3. Custos operacionais mais baixos ao comprar

Se você trabalha com fornecedores em uma base regular, você pode querer configurar um sistema de lances para projetos e trabalhos. Se você pedir a três fornecedores diferentes que lhe forneçam orçamentos, então você pode usar os lances devolvidos para negociar e obter melhores preços.

No entanto, é importante, ao solicitar orçamentos, que você determine o que deseja que eles façam por você. Compile um escopo exato de trabalho ou pedido de proposta, pois informações incompletas podem afetar muito os orçamentos enviados.

4. Telecomunicação para reduzir os custos

Locação de escritórios, pagamentos e gerenciamento de um escritório físico pode ser um dreno sobre seus recursos financeiros. Se faz sentido, permita que seus funcionários – e você mesmo – faça home office, por exemplo e aproveite as vantagens da mobilidade empresarial tecnológica.

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Com o trabalho cada vez mais digital, a diferença entre um empregado sentado em um escritório e sentado em casa é quase indiscernível. Os funcionários normalmente também acham isso vantajoso, pois eles poderão reduzir as despesas de transporte, alimentação, entre outros.

 

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redução de custos

5. Pagar faturas em dia ou antecipadamente

Muitos vendedores oferecem um desconto se você pagar sua fatura com antecedência. Mesmo uma economia de dois ou três por cento, no montante pode fazer a diferença no seu fluxo de caixa. No mínimo, certifique-se de pagar suas faturas até a data de vencimento, a fim de evitar taxas, juros e multas.

6. Identificar ineficiências para diminuir custos

Você sempre deve procurar maneiras de tornar sua empresa mais eficiente. Ao analisar seus processos e procedimentos, você pode reduzir o desperdício (materiais e tempo) e, portanto, diminuir os custos.

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Permita que seus funcionários busquem ineficiências e identifiquem maneiras de economizar tempo e dinheiro. Se e quando os funcionários lançarem idéias para você, não se esqueça de prestar atenção.

7. Cancelar serviços não utilizados

Isso pode parecer um óbvio, mas é fácil que os serviços não utilizados continuem a ser deduzidos das contas bancárias ou cobrados nos cartões de crédito se você os deixar no débito automático. Dê uma olhada em todas as suas despesas nos últimos seis meses. Se você não usou um serviço em 90 dias, cancele-o.

Também pode ser hora de reavaliar os serviços que você usa, então analise uma alternativa mais barata ou use a ocasião para renegociar seus contratos existentes.

8. Sustentabilidade para redução de custo operacional

Se você tem um escritório, considere torná-lo o mais verde possível para reduzir o uso de energia. Substitua as lâmpadas normais por uma iluminação fluorescente compacta, procure reduzir os custos com ar condicionado, melhore o isolamento e as janelas e reduza a quantidade de resíduos físicos.

Incentive os funcionários a se comunicar por e-mail ou outros meios eletrônicos e peça aos seus fornecedores que façam o mesmo. Isso pode diminuir drasticamente o custo do seu pedido mensal de fornecimento.

Não tenha medo de gastar dinheiro com os serviços e as pessoas que você realmente precisa, mas cuide para não gastá-lo em ferramentas, serviços e tecnologias dispensáveis e que não agregam valor.

Gostou dos nossos exemplos de redução de custo nas empresas? Conte para gente como sua empresa está fazendo para reduzir despesas.

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