Precificação de produtos e serviços: aprenda a definir seu preço ideal

Já imaginou ter um negócio que aparentemente vai muito bem, está vendendo bastante e seus estoques de mercadorias estão sempre fluindo? Ou a sua prestação se serviços está sempre em alta, até que, de repente, percebe que seu preço não cobre os custos de sua operação?

Não pare por aí.

Imagine agora um produto ou um serviço que tem tudo para dar certo, atende perfeitamente às necessidades dos consumidores e teria uma demanda certa e contínua. Só que, por um erro de precificação, acabou sendo oferecido caro demais e não tem saída, está encalhado.

Por isso, acertar na precificação de produtos e serviços é fundamental para evitar situações como essas exemplificadas acima. Por isso, vamos apresentar 5 maneiras diferentes de fazer a precificação de produtos e serviços.

Analise cada uma delas e verifique qual é a mais indicada para o seu negócio, e evite de cair em alguma dessas armadilhas de preços.

Como fazer a precificação de produtos e serviços: 5 maneiras práticas

1- Markup

Esta é uma das maneiras mais fáceis de fazer a precificação de produtos e serviços. Basta definir uma porcentagem e aplicá-la sobre o custo da mercadoria vendida, ou do serviço prestado.

Por exemplo: digamos que o custo de sua mercadoria seja de R$ 100,00 e você deseja ter um markup de 66%. Logo, multiplique o custo de sua mercadoria por 1,66, veja:

R$ 100,00 x 1,66 = R$ 166,00

Fácil, não?

Na verdade, NÃO!

Pode ser fácil aplicar o índice de markup para calcular o preço, mas como achar o custo da mercadoria (ou serviço) vendido? E ainda saber se dá mesmo o lucro desejado no final das contas?

Esse tipo de precificação de produtos e serviços só deve ser efetuado por empresas que têm com avaliar perfeitamente seus custos, e têm certeza que o markup definido gera o lucro desejado.

Para calcular o markup deve-se usar a seguinte fórmula:

100 / [100 – (Despesas Fixas + Despesas Variáveis + Lucro Presumido)]

Se:

Despesas Fixas = 6% do custo unitário do produto

Despesas Variáveis = 10%

Lucro Presumido = 30%

Para um produto que custa R$ 100,00 para a empresa, o markup deve ser de:

100 / 100 – (6 + 10 + 30) = 100 / 54 = 1,85

E o preço de venda de:

R$ 100,00 x 1,85 = R$ 185,00

Como você viu, é preciso ter uma excelente gestão financeira da empresa para usar esse método.

2- Baseado no mercado

Empresas que vivem um clima de concorrência forte em seu segmento, cujos produtos ou serviços não têm grande diferenciação em relação a concorrência, precisam manter seus preços alinhados com o mercado.

Postos de combustíveis e serviços de valet são bons exemplos desse tipo de precificação de produtos e serviços.

3- Valor percebido pelo cliente

A verdade é que quem faz o preço é o mercado. Você pode definir o preço que quiser, se os clientes não quiserem pagar, por acharem caro ou outro motivo, não adianta espernear.

Nesse caso, a precificação de produtos e serviços é feita com ajuda de pesquisas de mercado, muitas vezes utilizadas para se descobrir que preço seu público está disposto a pagar. Por isso, contar com um feedback constante de seus clientes é fundamental para manter os valores sempre atualizados.

4- Lucro alvo

Aqui, o empreendedor define quanto quer ter de lucro em sua empresa e determina uma porcentagem.

Esse tipo de precificação é indicado para quem faz poucas, mas grandes vendas, como projetos ou consultorias, ou mesmo profissionais autônomos.

Por exemplo: a cada novo projeto é feito o cálculo de todos os custos que irão incorrer e acrescenta-se a porcentagem de lucro que se deseja.

Esse método funciona bem para quem tem um custo fixo baixo e sabe exatamente como calcular o custo variável de seus serviços em função do escopo desejado pelo cliente.

5- Preço fixo + variável

Serviços que demandam um alto investimento para serem mantidos costumam usar esse tipo de precificação.

Dessa forma, a empresa garante que mesmo que o usuário não use muito o serviço, ao menos os custos de manutenção mínima dos serviços serão cobertos.

Isso acontece com energia elétrica e telefonia, por exemplo, onde há uma tarifa inicial e se cobra o excedente por uso efetivo.

Qual dessas formas de precificação de produtos e serviços parece a mais adequada para seu negócio?

Estude-as com cuidado e defina a que melhor se encaixa às características de seus produtos ou serviços.

Este artigo foi escrito pelo time da Treasy, uma solução completa para Planejamento e Controladoria. Com ele é possível elaborar seu Orçamento Empresarial de forma colaborativa e confrontar os resultados mensalmente.