Abertura de chamado via WhatsApp na sua empresa

Abertura de chamado via WhatsApp na sua empresa

Até 10 anos atrás, o telefone era a principal forma de comunicação à distância. Agora, com lares e empresas conectados à internet, o contato, desde pessoal até profissional, mudou completamente. Você sabe dizer qual foi a última vez que fez uma ligação? Mensagens instantâneas é a nova forma de comunicação. Quando são enviadas e não respondidas na hora, podem causar grande mal estar. A Field indica que a abertura de chamado via WhatsApp pode ser uma boa ferramenta para a prestação de serviços. Mas é preciso definir regras entre a empresa e os clientes, que podem inclusive, constar no contrato.

Quer saber como? A gente te conta aqui mesmo, nas próximas linhas.

 

A solução e os problemas que o whatsapp trouxe para a vida moderna

Não podemos negar que o whatsapp facilita muito a comunicação. Uma mensagem e até um emoticon podem efetivar uma mensagem. Sem contar que evitar a discagem , deixa de atrapalhar a rotina de trabalho das duas pessoas envolvidas nessa troca. E ainda, quem faz ligação hoje em dia? Muita gente, querendo ou não. As empresas de telemarketing que o digam.

Mas assim, como esse aplicativo de mensagem instantânea traz agilidade e até economia, quando se trata de vida corporativa, muitas pessoas passam o limite do horário comercial (se é que ele ainda existe).

O smartphone está com a gente em todos os lugares e a todo momento. Não há desculpa para dizer que não foi encontrado. Isso vale na relação entre clientes e prestadora e se estende a gestores e técnicos.

 

Limites? Aqui temos!

A solução aqui é estabelecer limites. Todos têm vida pessoal. Até mesmo aqueles que vivem e falam de trabalho desde que acordam até a hora de dormir. Se você é essa pessoa, sem problema nenhum. Entretanto, respeitar o limite alheio garante boa convivência.

Para isso, crie regras e até plantões. Sem abusar da saúde física e mental dos colaboradores. A gente mesmo tem consciência que muita coisa pode sim ficar para o dia seguinte, pós horário de expediente.

O imediatismo mais frequente nas novas gerações está causando esse novo formato de responder tudo na hora. Mas, é preciso focar na urgência.

Tem memória de peixe e acha que não vai lembrar no dia seguinte? Mande um e-mail. Escreva em uma agenda. Com estratégias e uma boa comunicação, a empresa consegue não atribular ninguém e manter o padrão de atendimento lá em cima.

 

Abertura de chamado via WhatsApp

Quer implementar na sua prestadora para agilizar o processo e diminuir as chamadas telefônicas? Claro, vai com tudo, porém:

  • Estabeleça um tempo determinado para as chamadas Tudo depende de quantas pessoas estão nesta tarefa e o fluxo de mensagens (30 minutos é um tempo considerável);
  • Oriente aos clientes que as chamadas de emergências devem ser abertas por telefone, para otimizar o agendamento;
  • Estabeleça um limite de horário de atendimento e abertura via whatsapp (por exemplo, entre 8h e 18h). A sugestão é que seja dentro do horário de expediente do colaborador que ficará com o atendimento da demanda;
  • Após a abertura, em quanto tempo o cliente será atendido? Não deixe essa meta para trás;
  • Ao fechar um contrato, sinalize sobre essa possibilidade de abertura. Dessa forma, não deixe de citar as regras para evitar problemas de comunicação e relacionamento com o cliente.

 

Whatsapp business

É uma modalidade que evita várias situações.

Em primeiro lugar, o colaborador não precisa usar o número pessoal dele. Em segundo lugar, profissionaliza o uso dessa ferramenta.

Uma das vantagens é utilizar uma linha até com um número fixo da empresa. E também deixar mensagens automáticas sobre o horário de expediente. Pode parecer simples, mas evita aquelas mil mensagens no período noturno, de alguém no aguardo para do atendimento. E pode ser sim o primeiro passo para a abertura de chamado.

Dessa forma, avalie a adesão. Invista em um aparelho smartphone de boa qualidade. Enquanto isso, treine a pessoa que estará responsável pelo atendimento.

Em conclusão, a fidelização do cliente começa desde o primeiro contato. Não importa por qual meio.

Para melhorar a qualidade, confira nosso conteúdo:

 

Formalize e documente o chamado

Não é porque o cliente foi atendido via whatsapp que não precisa passar por toda a formalidade de emissão de ordem de serviço. Lembre-se que é um documento essencial para a prestação. E mesmo a abertura de chamado feita pelo whatsapp, a OS deve sim ser emitida.

E já que você gosta de modernidade e tecnologia, automatizar os processos da prestação de serviços, facilita a comunicação e aumenta a produtividade pela organização que proporciona.

Por exemplo, ordem de serviço digital, check-list, relatório fotográfico, avaliação do cliente, localização dos técnicos em tempo real e compartilhamento da rota até o local da visita com o cliente. Mais que facilitar o acesso e transmissão dos documentos, aquelas pilhas de papel desaparecem. Não só da sua mesa, mas da estante com aquelas pastas de infinitos arquivos.

Quer mais automatização que essas? O sistema de gestão de equipes externas atende todas as ferramentas da prestação, não importa o segmento. E o melhor, o número de técnicos pode ser a partir de um profissional. Massa, não é?

Agende uma demonstração agora e sinta na prática como é utilizá-lo. Que tal? É só clicar AQUI. Você não paga nada no período de testes. E ainda conta com o apoio do nosso time de especialistas.

Para saber mais, acesse: www.fieldcontrol.com.br.

Equipe Field Control

O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.

Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a utilizar esse site, entenderemos que você concorda com isso. Visite nossas Política de Privacidade