Como fazer a manutenção de ar condicionado?

Ter um ar condicionado é sinônimo de conforto. O aparelho pode ser utilizado no verão e também no inverno com o ar quente. E para que esse bem-estar não vire dor de cabeça, a manutenção de ar condicionado precisa fazer parte da sua rotina por meros motivos: pela saúde das pessoas que vivem no ambiente e pela preservação do aparelho. Afinal, comprar um ar todo ano é para poucos.

O uso do ar condicionado tem se popularizado no Brasil. Cada vez mais lares e empresas investem na climatização devido ao diversos modelos serem lançados mais compactos e com preço acessível. O importante é sempre manter o aparelho em condições ideais de uso e não causar nenhum prejuízo físico, como problemas de saúde, e também financeiros, quando há necessidade de troca de peça por mau uso ou até dano nas áreas instaladas.

A sujeira e poeira acumulada nas partes internas e externas do ar condicionado impede o funcionamento da forma adequada. E isso, é possível sentir na pele, ou melhor no clima. Aparelho sujo não climatiza de forma correta e quanto mais sujeira, menor o a potência de funcionamento.

Existe a manutenção simples como troca de filtro e limpeza do filtro até a necessidade de instalação de novas peças. Aqui, vamos aprender quais atividades na manutenção de ar condicionado podemos fazer de forma caseira. E também quando necessitamos da visita do técnico.

A partir do momento da aquisição de um aparelho de ar-condicionado é importante ter uma agenda para as manutenções. Já que nem todas poderão ser feitas por você, esse cronograma ajuda a não te pegar de surpresa e deixar uma graninha separada para a troca de peças e filtros. Quando estiver decidindo qual o melhor modelo para o ambiente, pesquise também sobre a periodicidade e o custo das peças que precisam ser trocadas com o tempo.

 

 

? Como fazer a manutenção de ar condicionado?

Vamos começar literalmente pelo começo. O primeiro passo antes de qualquer ação é sempre desligar o aparelho. Sempre! Nunca faça nenhum procedimento com o ar ligado. E não é só no botão de liga/desliga. Deve ser desconectado da tomada. Orientamos o uso de luvas e, no caso de pessoas mais alérgicas, máscara para proteção do nariz e boca.

Separe os produtos necessários para a limpeza e manutenção. Geralmente, lojas e magazine que comercializam produtos para casa e construção vendem esse tipo de agente. É um spray de limpeza específico para ar condicionado.

Não utilize escovas e produtos químicos ou ácidos para a limpeza. As cerdas podem danificar a estrutura e o funcionamento do aparelho. O ideal é uma flanela macia e sempre sabão neutro. Álcool jamais deve ser utilizado, mesmo nas áreas externas.

Feito isso…

  1. Tire a tampa frontal (depende de cada modelo, alguns modelos a tampa só é levantada);
  2. Retire o filtro. Com isso, as serpentinas estarão expostas. As serpentinas têm a responsabilidade de climatizar. Além do filtro, são os locais preferidos de fungos e bactérias se instalarem. Para a limpeza, um jato de ar basta para tirar a poeira. Se for em ambiente que possa ser molhado, um jato de água (de baixa pressão) pode ser alternativa;
  3. Limpe ou lave o filtro (indicações no tópico abaixo);
  4.  Assim que todos os itens estiverem limpos e devidamente secos, faça a recolocação nos lugares certos.
  5. Após fechada a tampa, ligue novamente o ar apenas 15 minutos depois da limpeza;
  6. Regule o ar para a climatização de refrigeração para efetivar o procedimento.

 

 

 ? Como limpar o filtro?

Nada melhor do que água, não é mesmo? É o líquido oficial das limpezas. Se alguma sujeira estiver impregnada como poeira com dificuldade de remoção, uma esponja com sabão neutro ajuda.

Mas, se quiser deixar de molho por um tempo com algum produto cheirosinho, dá aquela ajuda para eliminar possíveis maus odores… Água quente também é boa opção nesse caso.

Os produtos de limpeza utilizados nesse passo não precisam ser específicos. Como o filtro é removido e passa por enxágue e secagem antes de ser instalado novamente, o uso de detergentes líquidos ou em pó já bastam. Desinfetantes podem ajudar a dar aquele cheiro agradável.

Quando o filtro deve ser trocado?

Nas residências, o filtro precisa passar por limpeza a cada 15 dias. Já nas empresa, o tempo é menor, a cada semana. Isso para aparelhos que são utilizados diariamente e com carga horária extensa.

 

 

? Esse cheiro ruim é da onde?

Nem só de produzir brisa fresca vive um ar condicionado. Bolor, mofo, bactérias e fungos quando acumulados no filtro e serpentinas são os responsáveis pelo mau cheiro que sai do aparelho e contamina o ambiente.

Quando fumantes circulam no ambiente, o ar suga a fumaça que acumula odor no filtro, o que acumula mais bactérias e fungos que causam o mau odor.

Esse é apenas mais um motivo para que a manutenção e limpeza sejam feitas no período certo.

 

 

?‍‍Quando contratar um técnico?

Sempre que você sentir necessidade de uma limpeza mais profunda e profissional. A manutenção preventiva auxilia muito na vida do aparelho. E quando um técnico analisa seu ar, pode indicar se as tubulações e conexões estão adequadas e quando haverá a necessidade de troca.

Assim como na instalação, muitas empresas prestadoras de serviços e técnicos que atuam como autônomos oferecem contratos com esse tipo de serviço. Para empresas pode ser uma mão na roda, ou melhor, no vento, já que além desse serviço, pode incluir atendimento de emergência, quando o ar para de funcionar ou até mesmo quebra. Nesse caso, indicamos nossas orientações no texto: Ar condicionado quebrou, e agora?.

 

 

?É lei, sabia?

Sim, a manutenção de ar condicionado é lei no Brasil. Sancionada em 2018, a Lei 13.589 dispõe sobre a manutenção de instalações e equipamentos de sistemas de climatização de ambientes e aplica a obrigatoriedade da manutenção de ar condicionado em prédio de uso coletivo.

Segundo a ABRAVA, a principal motivação é beneficiar a saúde e qualidade de vida da população, além de reduzir custos e riscos de incêndios e acidentes pessoais.

Por ser federal, é aplicada em todos os estados brasileiros. Para saber mais, acesse: LEI Nº 13.589, DE 4 DE JANEIRO DE 2018.

 

Se quiser saber se sua empresa está adequada, claro que a Field te dá uma força: PMOC como adequar sua empresa?

Equipe Field Control

O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.

Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a utilizar esse site, entenderemos que você concorda com isso. Visite nossa Política de Privacidade