Como fazer um relatório fotográfico de manutenção

O relatório fotográfico de manutenção é um documento relevante na prestação de serviços. O gestor precisa reforçar a importância do preenchimento correto para que evite problemas futuros e que possa garantir uma boa qualidade no atendimento.

O próprio gestor pode criar um relatório fotográfico com as informações que considera mais importantes e relevantes para a equipe. Mais que um check-list, esse documento garante que determinadas tarefas sejam executadas, peças trocadas, além do conhecimento sobre o profissional responsável pelo serviço. Se você ainda não sabe por onde começar, estão aí algumas dicas.

Como fazer um relatório fotográfico de manutenção?

Antes de começar, mapeie as informações que não podem faltar no relatório. Mesmo que pareçam óbvias, na sua correria na gestão, podem passar desapercebidas. Antes de iniciar a produção de um modelo, converse com os técnicos que atuam com essa ferramenta. Questione sobre as informações que eles consideram serem as mais importantes. Essas precisam ficar em destaque e de preferência, serem as primeiras a serem preenchidas.

A equipe pode classificar as informações mais relevantes, aquelas que são imprescindíveis para que a manutenção/instalação seja feita, entre elas:

• Nome do cliente e do técnico, além da empresa (caso tenha), endereço e data;
  • Motivo da visita;
  • O estado do equipamento e porque a troca foi necessária;
  • Estado do equipamento;
  • Motivos para a troca (validade/quebra/uso indevido).
  • E por claro, por último, mas não menos importante, as fotos.

Ainda, se você quiser mais dicas, preparamos um texto com mais detalhes para que nada fique de fora. É só clicar no link As etapas principais de um modelo de relatório fotográfico eficiente .

Modelo de relatório fotográfico de manutenção digital

O relatório fotográfico digital é a melhor opção para as prestadoras. Mais que agilidade, esse formato garante economia e rápido acesso ao documento. Para realmente te provar que o relatório digital é o mais adequado para os tempos atuais de uma prestadora de serviços, pontuamos os principais motivos para a adesão:

• sem necessidade de papel, que pode ser perdido. Com isso, elimina aqueles arquivos e o cliente recebe uma cópia no e-mail, após a visita;
  • praticidade na localização. Caso seja preciso consultar alguma informação naquele relatório, não precisa mais pesquisar em pastas empoeiradas, gastando seu precioso tempo na localização daquele papel, que só Deus sabe o estado que estará. Basta digitar o número do relatório ou alguma outra informação relevante, como data, nome do técnico ou cliente no campo de busca, que em segundos, o documento estará na sua tela;
  • Novos itens podem ser incluídos ou até mesmo excluídos, de acordo com a necessidade da equipe.

Se você está sem perguntando que campo de busca é esse, vamos chegar lá.

Sistema de gestão de equipes externas

Todos os dados do relatório fazem parte do sistema de gestão de equipes externas. E o relatório é apenas uma ferramenta que o sistema oferece.

O técnico, por meio de um aplicativo, preenche o relatório com todas as informações solicitadas. E ainda, inclui a foto tirada pelo próprio smartphone. O documento é automaticamente inserido no sistema, que é acessado pelo gestor, lá na sede da prestadora, por meio de uma plataforma web. Essa integração permite outras funcionalidades, como envio de novas visitas, avaliação do cliente, entre outras.

Para saber as outras ferramentas que esse sistema disponibiliza e promove um aumento da sua produtividade, é só clicar no site: www.fieldcontrol.com.br. Estamos lá te esperando e prontos para tirar qualquer dúvida que possa ter.