Segurança do Trabalho: o que é e quais seus objetivos?

Blog da Field Control > Processos  > Segurança do Trabalho: o que é e quais seus objetivos?
segurança do trabalho

Segurança do Trabalho: o que é e quais seus objetivos?

Você precisa entender sobre segurança do trabalho, não importa a empresa ou a área de atuação. Em alguns casos, como indústrias e companhias que exercem funções de reparo e manutenção, por exemplo, é preciso uma atenção ainda mais detalhada e especial sobre a segurança do trabalho.

O que é segurança do trabalho?

Antes de falarmos sobre os objetivos e a importância da segurança do trabalho, vamos explicar exatamente o que é. A segurança do trabalho é o conjunto de ciências, tecnologias e processos que visam proteger o trabalhador em seu ambiente de trabalho. São diversas medidas que buscam minimizar e evitar acidentes e doenças ocupacionais. Então, a segurança do trabalho pode ser utilizada nos mais diferentes tipos de ambientes. No caso de uma indústria, há, entre vários fatores, um forte cuidado com os acidentes na linha de produção. Em companhias onde o trabalho é mais corporativo, realizado em escritórios, o cuidado é mais focado na promoção da saúde e de algumas doenças. Com certeza, você já conheceu alguma pessoa que desenvolveu LER (Lesão por esforço repetitivo).

Pensando na legislação sobre segurança de trabalho, o artigo 19 da lei 8.213, de 1991, diz que acidente de trabalho “é aquele que ocorre pelo exercício do trabalho da serviço da empresa, provocando lesão corporal, ou perturbação funcional, que cause perda ou redução de capacidade de trabalho, temporário ou permanente, ou ainda a morte”. Por isso a importância de se ter bons processos relacionados à segurança do trabalho.

Por que é necessária?

Alguns números mostram a importância de focar na segurança do trabalho. Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), anualmente, cerca de 330 milhões de trabalhadores são vítimas de acidentes de trabalho ao redor do mundo. E nesse mesmo período, surgem 160 milhões de novos casos de doenças ocupacionais. Outro dado alarmante trazido pela organização é o registro de mais de 2 milhões de mortes relacionadas aos acidentes de trabalho. Sendo 1,574 milhão devido a doenças ocupacionais, enquanto 355 mil por acidentes e 158 mil por acidentes de trajeto.

O Ministério Público do Trabalho criou em 2012 o acidentômetro, para registar o número de acidentes de trabalho. Do seu lançamento até hoje, a contagem é de mais de 4 milhões de comunicações de acidente de trabalho no país.

São dados que apontam a grande importância da segurança do trabalho!

E o que isso tem a ver comigo?

Tal como explicado, a segurança do trabalho tem a ver com você e com qualquer outro gestor de empresa. Se você trabalha com equipes externas que realizam manutenções e instalações, é preciso cuidar bem desta questão. Ter bons processos relacionados à segurança do trabalho é fundamental. É uma questão importante até mesmo para seus colaboradores que trabalham em um escritório. Não se esqueça que as doenças ocupacionais também podem ser evitadas com ações de segurança do trabalho.

Ferramentas de gestão, como o Field Control, podem te ajudar a desenvolver bons processos de segurança do trabalho. É uma ferramenta de gestão que dá ao gestor uma série de importantes informações. Entre elas, a localização em tempo real da equipe externa, a ordem de serviço digital e o “ok” final após o serviço realizado. Tudo isso faz com que seja possível ter todo o cuidado necessário quando o assunto é segurança do trabalho. Um fator positivo é monitorar e gerir da melhor forma possível os colaboradores.

Equipes externas

Outro ponto interessante do app é a possibilidade de ser utilizado off-line. Com isso, não há sem a necessidade de estar conectado 100% do tempo. Quando o app ficar online, ele sincroniza automaticamente as informações inseridas. Toda essa tecnologia auxilia os gestores na coordenação dos chamados. Nas visitas de campo, destina os profissionais de acordo com suas capacidades e habilidades. Dessa forma, os técnicos atuam alinhados às demandas e o controle de visitas externas, trazendo maior eficiência ao dia a dia de todos. Além de promover mais satisfação aos clientes e também às equipes.

Luiz Freneda

Luiz é um dos fundadores e responsável tecnologia da Field Control, que inclui o Aplicativo para celular, Painel de gestão, Site, demais sistemas e agora também o Blog ;)