5 aplicativos de rotas para aumentar a agilidade da equipe

Se você técnico colaborador de uma empresa ou faz a gestão de uma equipe externa, provavelmente já se perguntou qual o melhor caminho para chegar até um cliente. Ou ainda, qual colaborador enviar para um serviço por conta de sua localização geográfica. Graças à tecnologia dos aplicativos para empresas, e em especial os aplicativos de rotas, essa dificuldade está diminuindo e o deslocamento está cada vez mais fácil e ágil.

Por mais que você esteja acostumado a dirigir ou andar por toda a cidade, em alguns momentos, descobrir qual o melhor caminho traçar para chegar à um endereço pode ser um verdadeiro problema no dia a dia de uma equipe de campo. Principalmente, em capitais, onde o tráfego é intenso em quase todos os horários.

Com o trânsito caótico das grandes e médias cidades, quem utiliza um aplicativo de rotas tem algumas vantagens. Entre elas, o acesso a informações sobre engarrafamentos e volume de tráfego. Isso pode ser a diferença entre atender um cliente com urgência ou chegar atrasado. O resultado disso? Diminuir sua satisfação com o serviço prestado.

Pensando em ajudar você que precisa gerenciar sua equipe e e/ou que deseja organizar melhor o seu deslocamento, separamos 5 aplicativos de rotas. Com eles, será possível aumentar a sua produtividade.

5 aplicativos de rotas que vão facilitar o deslocamento da equipe externa

Google Maps, Waze, Here Maps, GPS Brasil e Tom Tom Go são os principais nomes quando o assunto é aplicativo de rotas. Por isso, abaixo separamos um breve levantamento sobre as vantagens de cada um deles. O nosso objetivo é que você possa escolher qual se adapta melhor a realidade de seu negócio.

Google Maps

Não dá pra fazer uma seleção com os melhores aplicativos de rotas e não colocar o Google Maps. Ainda mais, nas primeiras posições do ranking.

Por meio do Google Maps você consegue traçar rotas para ir de um lugar ao outro, por diversos meios. Ou seja, você não precisa estar de carro para usá-lo. Já que ele também traça caminhos para quem está a pé ou no  transporte público.

Além de ser um dos aplicativos mais populares para quem precisa chegar à um endereço, ele ainda apresenta a funcionalidade offline. Isso significa que o usuário não precisa de 3G ou wifi para conseguir navegar por ele e chegar ao seu destino. Para isso, basta selecionar previamente as áreas que deseja ter acesso offline e baixar sua rota.

Por meio do aplicativo você procura um endereço, encontra estabelecimentos comerciais e têm acesso à informações como horário de funcionamento e telefone de lojas e shoppings.

HERE Maps

O HERE Maps pode ser usado para traçar rotas por todo o Brasil. Também é um excelente aplicativo para quem vai viajar, pois permite que o usuário faça o download gratuito de mapas de todos os países. Você não precisa estar conectado à nenhuma rede de internet para ter acesso aos caminhos que deseja andar.

Assim como o Google Maps, ele também oferece o recurso de rotas por transporte público, bicicleta, a pé ou mesmo de táxi.

GPS Brasil

Diferente das duas primeiras opções que permitem traçar rotas para percorrer o caminho a pé ou transporte público, o GPS Brasil tem como foco rotas para carros. Sua interface é bem parecida com a de equipamentos de GPS.

O aplicativo é gratuito, mas algumas de suas principais funcionalidades são pagas. Entre elas,  movimento do tráfego em tempo real e a possibilidade de recalcular a rota mais rápida.

Além de traçar uma rota do local em que você está até aonde deseja chegar, ele avisa sobre radares, recomenda lugares próximos à região em que você está, com endereço, telefone, site e ainda mostra a velocidade que você está trafegando.

TomTom GO

Recentemente a TomTom lançou seu aplicativo em formato gratuito para dispositivos Android. Enquanto mantém a versão para iOS com limite de 70 quilômetros percorridos.

Também possibilita a navegação ponto a ponto, apresenta informações do trânsito em tempo real e alerta sobre radares. A melhor coisa do TomTom não é exatamente uma funcionalidade, mas a ausência de anúncios pela ferramenta.

Assim como outros aplicativos de rotas, ele também permite que o usuário armazene mapas no celular. Quando estiver offline, é possível utilizá-lo.

Waze

A máxima “os últimos serão os primeiros” é verdadeira neste artigo. Último aplicativo apresentado, o Waze é o campeão de downloads. Junto com Google Maps, lidera as estatísticas de acesso.

A principal e mais característica funcionalidade do aplicativo é a atualização em tempo real de informações sobre tráfego. A atualização é abastecida pelos próprios usuários da plataforma. Essa construção colaborativa é a grande característica da ferramenta.

Além das funcionalidades mais conhecidas, os usuários podem personalizar algumas interações com o aplicativo. Como isso é feito? Definindo preferências por rotas mais rápidas ou mais curtas. Além de opções de visualização diferentes para dia ou noite, seleção de postos de gasolina, cor do perfil, entre outras personalizações possíveis.

A utilização de plataformas como essas já está se tornando cotidiano para qualquer pessoa. Porém, para equipes externas suas vantagens são ainda mais relevantes. Isso torna o trabalho mais produtivo e o atendimento ao cliente mais eficiente e ágil.

O Field Control é um aplicativo para prestadores de serviços externos e entre as suas diversas funcionalidades, você ou sua empresa conta com um mapa para acompanhar cada membro da sua equipe. Sabe aquela ligação do cliente questionando onde o técnico está? Responda ela com convicção com a posição geográfica em tempo real.

O Field Control exibe a localização do técnico e do serviço. Entre em contato com a nossa equipe e conheça tudo o que podemos fazer para aumentar a produtividade de sua equipe de campo.