Um clima organizacional reflete todo o processo e desenvolvimento da empresa. Um ambiente que desmotiva o engajamento e a produtividade dos funcionários cria uma atmosfera negativa. Como resultado, quem sente o impacto direto é o cliente. É comum os gestores dispensarem tempo na elaboração de ações para metas, processos, novos clientes com foco em alcançar e estar cada vez mais perto do objetivo da empresa.
Entretanto é preciso um olhar atencioso para dentro da empresa e principalmente, sobre como o time está. Já reparou se os equipamentos utilizados pelos funcionários são adequados? Se o ambiente físico colabora? Se há harmonia na relação entre as equipes? Todos esses aspectos criam um clima mais favorável que é a base fundamental para um bom desempenho como um todo.
O que é clima organizacional
Basicamente, o clima organizacional se resume à percepção que o funcionário tem da empresa que atua e seus impactos no ambiente de trabalho. Positiva ou negativamente, o clima está diretamente ligado à cultura da empresa. Ainda segundo o Sebrae, o clima organizacional é o conjunto dos vários sentimentos vividos pelos colaboradores e suas consequências no ambiente de trabalho. Então, partiu refletir como anda esse aspecto aí na sua empresa?
Como criar um clima organizacional positivo e adequado para a alta produtividade e bem-estar dos funcionários
Além de um ambiente físico adequado, interação entre as equipes, fluxo de comunicação que funcione, ouvir o funcionário é essencial. Principalmente quando um se mostrar insatisfeito ou apresentar um desempenho em declínio, converse com essa pessoa. Crie empatia. Saber ouvir é um dos passos. Às vezes, algum problema simples que pode ser solucionado com uma troca de equipamento, melhoria na internet, telefone, já proporciona a motivação para que esse funcionário corra atrás dos resultados esperados e metas batidas.
Um clima não é criado, mas visto como uma estrutura que dá condições para um crescimento contínuo de relações de acordo com a empresa.
Algumas teorias foram criadas para predizer alguns fatores de valor em uma organização, são eles:
Os fatores higiênicos (extrínsecos) que se localizam no ambiente no qual a pessoa trabalha. Sendo eles, salário, benefícios, condições físicas e ambientais de trabalho adequadas. Esses itens têm influência direta na satisfação e motivação das equipes e individualmente.
Já os fatores motivacionais (intrínsecos) são os relacionados ao cargo e aquilo que é demandado como tarefa na empresa de acordo com a função exercida. Esses aspectos envolvem sentimento de auto-realização, crescimento individual e reconhecimento profissional.
E se precisar de uma força para melhorar a sua comunicação, se joga nos nossos conteúdos sobre o tema:
- Comunicação interna e externa nas equipes externas;
- Qual é a melhor forma de comunicação no trabalho?;
- Guia: 9 ferramentas de comunicação corporativa.
Relacionamento corporativo
O relacionamento entre gestores e equipes e entre os funcionários também merece equilíbrio. Atuar com educação e respeito no dia a dia é essencial. Empresas muito jovens contratam diversos perfis de funcionários com inúmeras personalidades. Ter habilidade para lidar com cada uma delas e até mesmo se adaptar a elas demonstra que o gestor está focado em ter uma equipe qualificada e tem, entre os processos, alcançar o objetivo da empresa.
Investir nesses pontos é peça-chave para retenção de talentos. Uma empresa que tem uma rotatividade muito alta de funcionários reflete uma imagem negativa. Não só para o mercado, mas também para o consumidor.
Quando a fama de uma empresa é negativa pelo tratamento e qualidade de vida que proporciona aos funcionários, é mais difícil recrutar bons profissionais. E para os clientes, essa imagem pode refletir como má administração interna dos processos.
Como identificar como está o clima da sua empresa
Fazer uma pesquisa periodicamente reforça para que os pontos fortes sejam privilegiados. Já os pontos fracos, além de identificados, solucionados.
Sem custos, a pesquisa pode ser feita por meio de um questionário, seja virtual, seja físico, e de preferência preenchido anonimamente. Assim, os funcionários se sentirão mais à vontade para apontar aspectos que não os agradam e para melhorias. Inclusive, com indicação de possíveis soluções.
O ideal é que seja feita entre três e seis meses . Ou quando os gestores sentirem necessidade ao analisar mudanças no clima organizacional. A pesquisa é uma ferramenta precisa e eficaz que proporciona bons resultados. Pode ser aplicada por setores ou para a empresa como um todo. Geralmente é aplicada e mensurada pelo recursos humanos ou administração.
Deixe como opção também o acesso dos funcionários que quiserem compartilhar suas respostas pessoalmente, por meio de conversa. Abra esse espaço. O seu funcionário é aquele que move a empresa por meio do gestor e, muitas vezes, está à frente do atendimento aos clientes. Se algo não está bem, as metas planejadas em reunião e até mesmo investimentos em novos processos não terão o retorno esperado.
Reflita sobre o clima organizacional da sua empresa
Conquistar novos e fidelizar clientes antigos, fazendo com que os torne os principais divulgadores na marca, é imprescindível em um mercado tão competitivo. E para isso, é preciso uma equipe formada por colaboradores que tenham todos os aspectos citados acima.
Para manter essa equipe engajada e alinhada com as metas e objetivos da empresa, a motivação deve estar presente. E ser mensurada constantemente, assim como o nível de satisfação dos funcionários ao trabalharem naquela empresa. Pois a estrutura oferecida está diretamente relacionada a qualidade do serviço prestado.
É realmente um desafio para os gestores, principalmente para os iniciantes e pequenas e médias empresas. Mas, ao se decidir pelo empreendedorismo, é preciso saber que não é apenas focar na abertura da empresa e almejar o lucro. Existem outros fatores que determinam o sucesso, como o clima organizacional, que demandam atenção.
A transparência dos processos melhoram muito o clima organizacional.
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