Como aumentar a durabilidade de pneu para frota

O pneu é fator importante quando o assunto é frota de carro empresariais. É um item que, se usado de maneira correta, assim como os demais, proporciona economia a todo o processo financeiro da empresa. Por isso, o investimento da durabilidade de pneu para frota precisa ser feito. Pois o gasto com novos pneus de forma emergencial pode causar e afetar a receita de forma inesperada.

Toda empresa que tem frota de veículos, independentemente do uso, seja transporte de produtos, seja prestação de serviços, pode focar em alguns tópicos que proporcionam economia e durabilidade de itens automotivos. Ao dispensar essa atenção, a empresa terá garantia de segurança direcionada aos técnicos e motoristas que utilizam a frota. Além de reduzir custos direta e indiretamente. Sabe-se que manter um veículo não é barato, desde os custos da regulamentação como IPVA, licenciamento, seguro até a revisão, manutenção e o combustível que tem preços inflacionados constantemente.

Por isso, com todos esses custos, o gestor pode investir em boas condições de uso, principalmente nos pneus. Pois é um dos artefatos que demandam atenção constantemente. Ainda, o que muitos gestores e até motoristas não sabem, é que os pneus são responsáveis pelas manutenções. A durabilidade de um pneu utilizado em condições normais é de 60 mil quilômetros. Mas depende muito das condições de uso, do modo de dirigir do condutor e o estado das vias percorridas.

Ações que proporcionam a durabilidade de pneu para frota

É sempre indicado nomear um funcionário para determinadas funções na empresa. No caso das que possuem frota, uma pessoa responsável não pela manutenção, mas pelo controle das revisões e manutenção dos carros garante a segurança de todos. Não só dos técnicos que os utilizam todos os dias, mas também dos processos que envolvem os serviços e produtos entregues por esses automóveis. Afinal, não é desagradável solicitar um serviço e não ser atendido porque o carro do prestador quebrou no meio do caminho?

Faça dessas ações uma rotina na sua frota:

• Além da revisão indicada pela quilometragem, os pneus precisam ser analisados de acordo com a rota direcionada. Pois quando passam em buracos e vias mal conservadas, têm maior desgaste. Os que transitam em rodovias também tendem diminuir a vida útil desses pneus;
  • Alinhamento e balanceamento são procedimentos necessários. Muitas oficinas que realizam esses dois procedimentos abrem aos sábados. O que possibilita que sejam realizados sem interromper o fluxo de operações. Inclusive, não demanda muito tempo. Em menos de uma hora, o carro estará pronto. O alinhamento  precisa ser feito quando o volante fica torto, mesmo quando o carro está parado com as rodas alinhadas na direção frontal, entre outros aspectos. O alinhamento ajusta os ângulos da roda e as mantém paralelas. Isso garante uma maior vida útil do pneu e também economiza no combustível. Pois previne o atrito do pneu na pista. Já o balanceamento evita que a roda vibre quando o veículo alcança uma certa velocidade, principalmente nas estradas.
  • Outra ação simples, mas que contribui para a durabilidade de pneu para frota é a calibragem. Indicada para ser feita a cada 15 dias, é um procedimento gratuito que pode ser feito sempre que o veículo for abastecido. Se informe no manual qual a libra mais adequada de acordo com o aro da roda. A calibragem também economiza o combustível.
  • O rodízio dos pneus também ajuda para essa durabilidade de pneu para frota. Isso uniformiza o desgaste de todos os pneus de forma desigual. Os pneus da frente do carro têm um desgaste três vezes maior que os de trás. A média de quilômetros para o rodízio é a cada 10 mil rodados.

Já prestou atenção na forma de dirigir? O modo como pisa nos pedais (freio, embreagem e acelerador) tem impacto diretor na durabilidade dos pneus. Quanto mais brusca a pisada, principalmente com frequência, maior o desgaste. Quanto mais suave o acionamento dos pedais, maior conservação os pneus terá.  Estar atento ao trânsito é um fator positivo, pois miniminiza as surpresas de freadas inesperadas e bruscas ao ser surpreendido em semáforos fechados e parada não esperada do veículo à frente.

No momento de estacionar o carro, não deixe as rodas friccionadas nas guias. A calçada pode cortar a borracha do pneu e, em alguns casos, inutilizá-lo. O que significa que um novo pneu deverá ser adquirido para substituir o step.

Dicas para a durabilidade de pneu para frota

• Fique por dentro dos preços dos pneus que sua frota utiliza de acordo com o aro. Aproveite promoções, mesmo que seja necessário fazer um estoque. A  manutenção de automóveis pode andar de mãos dadas com a economia;
  • Nunca, jamais, deixe os pneus carecas. Esse estado é tão grave que o carro pode ser não só multado, mas também apreendido, pois coloca em risco não só os ocupantes, como as pessoas que transitam nas vias públicas;
  • Faça parcerias com as oficinas. Ter uma frota exige cuidado diário. Por isso, é possível fazer uma parceria com a oficina de confiança do gestor. Além de negociar preços abaixo da tabela, de acordo com o número de carros que serão atendidos, a confiança de entregar seu veículo a um profissional ético estará assegurada;
  • Otimize sempre a rota dos técnicos e motoristas. Muito mais que utilizar aplicativos para indicar o caminho mais rápido, adquirir os sistemas que otimizam a rota integralmente com os serviços prestados, principalmente por equipes externas, solidificam e muito essa economia.

Quer obter mais dicas de economia quando o assunto é veículo? Acesse nossas orientações sobre como reduzir seus custos: Saiba como estabelecer a economia de combustível na sua empresa