Como economizar combustível: dicas para empresas

A palavra economia é constante no vocabulário das empresas. Avaliar onde e como cortar custos, possibilita investir em novos equipamentos e tecnologia. Para os gestores que atuam com equipes externas,  ter dicas para economizar combustível na manga pode ser, muitas vezes, questão de sobrevivência.

O valor do combustível é uma das principais preocupações não só das empresas que atuam com carros para atendimento de serviços externos. Mas também da população que utiliza automóveis no dia a dia, seja a trabalho, seja a lazer.

Em todas as cidades, o preço da gasolina e do álcool é constantemente pesquisado para que a economia seja a maior possível.

As empresas que atuam com equipes externas, com automóveis que circulam o tempo todo, devem ter a economia de combustível como um dos principais eixos.

Atualmente, os gestores dessas equipes podem usar a tecnologia como aliada. E muito mais que utilizar aplicativos que direcionam o melhor trajeto fora do trânsito das capitais, aderir os que são direcionados para esse tipo de serviço é fundamental.

 

 

Dicas para economizar combustível

O ideal para empresas que atuam com equipes e serviços externos é nomear um funcionário para a manutenção dos automóveis. Muito além de usar a tecnologia a favor, prestar atenção em alguns itens periodicamente é necessário:

  • Abasteça apenas em postos com combustível de qualidade. Isso evita o acúmulo de resíduos. Sem sujeira, o bico da injeção eletrônica não entope, o que proporciona melhor desempenho do carro. Além disso, um combustível de qualidade não afeta o funcionamento do motor;
  • Calibre sempre os pneus. Quando os carros forem abastecidos, não importa por qual funcionário, sempre o oriente sobre a calibragem. Verifique o número de libra ideal de acordo com o aro do pneu. Quando o pneu está fora da calibragem adequada, pode gastar 20% a mais de combustível. Recomenda-se fazer a calibragem a cada 15 dias;
  • Água do radiador. Muitos não sabem, mas esse item também influencia no uso maior ou menor do combustível. Se estiver superaquecido, tem o uso sobrecarregado e isso faz com que aumente o uso da gasolina ou álcool. Toda semana, verifique o nível da água do radiador para evitar esse prejuízo.

Outras ações de rotina para economia de combustível

Uma das soluções para a economia de combustível é a otimização de rotas, por meio de aplicativos. Como é do conhecimento de todos, as grandes capitais têm trânsito em quase todos os horários.

E mesmo as cidades do interior têm fluxo de carros em horários de pico. Então, uma ferramenta que auxilia o gestor a indicar as melhores rotas, proporciona não só economia. Mas também rapidez e agilidade no atendimento do chamado aberto pelo cliente.

Montar as rotas de atendimentos dos chamados, mesmo aqueles de última hora e não programados é fácil. Por isso, investir em tecnologia direcionada ao negócio é importante.

Aplicativos e softwares de roteirização já preparados para atender as demandas do setor facilitam a rotina e proporcionam mais qualidade no serviço oferecido. Assim que as atividades dos técnicos que atuam nas equipes externas estiverem cadastradas no aplicativo, basta clicar na linha do tempo (ferramenta disponível no aplicativo) e acionar o planejamento automático.

E ainda, é possível agregar outras ferramentas importantes como ordem de serviços, relatório fotográfico, checklist, localização do técnico em tempo real, entre outros.

Dicas para economizar combustível na manutenção de veículos

Ao adquirir um veículo ou até mesmo uma frota, a empresa precisa se conscientizar  sobre os custos de revisão.  E se programar para que sejam realmente efetivadas no tempo certo. É o tipo de despesa que proporciona benefícios, pois os custos de manutenção emergencial podem pegar o financeiro da empresa de surpresa.

Esteja preparado, faça um fundo de reserva apenas para as manutenções dos veículos. Outro ponto é mantê-los todos segurados. Acidentes de trânsito como batidas, furtos e roubos acontecem.

Todos que dirigem carros estão sujeitos a esses imprevistos. A empresa que está prevenida garante mais segurança a todos envolvidos no processo. E agilidade e redução de custos nesses momentos evita que esses processos passem para segundo plano e sejam adiados. Além de perder um carro da frota, que tanto custou para ser integrado à equipe, causando transtorno em toda a agenda.

Na revisão dos veículos, fique atento aos seguintes itens que influenciam diretamente na economia de combustível:

Fique atento ao filtro de ar e também de combustível. Essas peças atuam na mistura entre o ar e o combustível. Quando estão inválidos, forçam todo o sistema de engrenagem do automóvel, forçando o maior gasto de gasolina ou álcool.

As velas devem estar no checklist de revisão e a troca é feita dentro do prazo determinado.

Verifique sempre a data de troca do óleo e do filtro do óleo. É comum os automóveis terem a etiqueta da próxima troca de óleo no painel. Quando estão fora da data de validade, ambos perdem a eficácia de proteger as peças do carro e proporcionam mais desgaste delas e, consequentemente, de combustível.

 

Dicas para economizar combustível

Dicas para economizar combustível

Orientações aos motoristas

Mesmo que todos os técnicos sejam devidamente habilitados, ao contratá-los, confira se a documentação está em dia. Além de orientá-los sobre:

  1. Marcha e embreagem. Em cidades com picos de trânsito durante o dia, a troca de marchas e uso da embreagem são feitas com muita frequência. A primeira e a segunda marchas são muito utilizadas, principalmente em avenidas e marginais com intenso tráfego de veículos. Utilize o conta-giro como orientador nessa troca que influencia bastante no gasto de combustível;
  2. Ladeiras. Um dos grandes esforços do motor é nesse tipo de via. Use o freio de mão e não o pé como ferramenta;
  3. Nunca acelere com o carro parado. Sempre que o motorista pisa no acelerador, é acionado o uso da injeção de combustível. Então, apenas pise no acelerador quando for sair realmente com o veículo.
  4. As orientações parecem muitas, mas se implementadas na rotina da equipe, o gestor irá sentir a economia no fim do mês. Além disso, a economia com combustível é apenas um dos tópicos que a empresa pode implementar para reduzir custos e estar dentro do fluxo de caixa previsto.

Também é possível fazer a otimização das rotas, isso com certeza irá trazer além de melhorias na gestão da empresa como também irá reduzir o consumo de combustível. O Field Control é um aplicativo de gestão externa, conheça mais sobre essa incrível plataforma considerada como um agente facilitador para equipes de campo. Com o uso, além da economia de combustível, sua empresa faz mais visitas com o mesmo número de técnicos, aumentando em 40% a produtividade.

Agende um teste gratuito agora mesmo e entenda o impacto direto no fluxo de caixa e a facilidade nas primeiras semanas de uso. Quero testar o Field Control grátis.

 

 

Equipe Field Control

O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.

Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a utilizar esse site, entenderemos que você concorda com isso. Visite nossa Política de Privacidade