Checklist para gestão de segurança do trabalho

Parte do trabalho de uma determinada pessoa pode incluir a elaboração de checklist sobre diferentes aspectos do seu trabalho. Isso pode exigir o uso de modelos de checklist para facilitar a escrita. Por isso, vamos te explicar como fazer um checklist para gestão de segurança do trabalho. 

As preocupações desses checklists podem variar, por exemplo, checar um problema, fazer uma manutenção, instalar um aparelho, etc.

Da mesma forma, as razões para esses checklists podem variar, desde relatórios de visita técnica, monitoramento, manutenção, instalação até fazer parte da pesquisa de uma pessoa.

Seja qual for o motivo, há modelos que podem ser usados ​​para facilitar o trabalho, como os modelos de checklists diários. Estes seriam especialmente úteis no caso de você ter que fazer checklist consistentes.

Neste post vamos te ensinar como fazer um checklist segurança do trabalho e tornar o seu report objetivo e completo.

Como fazer um checklist para gestão de segurança do trabalho

Seja você um estudante ou um profissional, um checklist de visita ajuda você a documentar os procedimentos e processos em um local industrial ou corporativo.

Esses checklists são bastante diretos. Indique o lugar primeiro e explique o que você fez enquanto estava lá. Se necessário, reflita sobre o que você aprendeu durante a sua visita. Nenhuma pesquisa ou informação adicional é necessária.

Descrevendo o local

#1. Observe os requisitos do seu checklist para gestão de segurança do trabalho.

Não há apenas uma maneira de escrever um checklist.

Se você é um consultor ou profissional da equipe de campo que trabalha para uma empresa, consulte outros checklist de visita feitos para usar como modelo.

  • Os checklist geralmente têm apenas 2-3 páginas, mas em alguns casos, esses checklists podem ser muito mais longos.
  • Em alguns casos também, você pode ser solicitado a fornecer recomendações ou opiniões sobre o local. Em outros casos, você será solicitado apenas a descrevê-lo.
  • Pergunte ao seu chefe ou instrutor sobre modelos de outros relatórios de visitas que você pode utilizar como base.

Formato simples e objetivo de como fazer um checklist para gestão de segurança do trabalho o inclui:

– Folha de rosto
– Sumário executivo
– Introdução
– Corpo principal do relatório (detalhes do trabalho)
– Recomendações/Reflexões

#2. Comece o relatório com informações gerais sobre a visita. Isso servirá como sua introdução.

Em um parágrafo, diga quando você visitou o local e onde ele está localizado (endereço). Registre também quem foi a pessoa no local que o recebeu.

Se viagens extensas forem necessárias, você também pode informar brevemente como chegou ao local.

#3. Defina o objetivo do local. Em 1-2 parágrafos, descreva que tipo de local é.

É uma fábrica, canteiro de obras, negócios ou escola?

Inclua detalhes sobre o tamanho, o layout e o equipamento usado no site. Indique quantas pessoas trabalham no site ou quem é o proprietário.

  • Se você visitou uma fábrica, explique o que está produzindo e o equipamento usado.
  • Se você visitou um canteiro de obras, descreva o que está sendo construído e a extensão da construção. Você também deve descrever o terreno e a estrutura.
  • Se você estiver visitando uma empresa, descreva o que a empresa faz. Indique qual departamento ou parte do negócio que você visitou.
  • Se você estiver visitando uma escola, identifique o que eles ensinam. Observe quantos alunos freqüentam a escola. Nomeie os professores cujas aulas você observou.

#4. Explique o que aconteceu durante a visita em ordem cronológica.

Comece no início da sua visita. O que você fez? Quem você conheceu?

Descreva os eventos do dia até você sair do local. Isso pode variar de alguns parágrafos a algumas páginas, dependendo da complexidade do serviço. Certifique-se de incluir:

  • Com quem você falou? O que te disseram?
  • O que você viu no local?
  • Quais eventos ocorreram?
  • Você viu alguma demonstração de equipamentos ou técnicas?

#5. Resuma as operações no local.

O mais detalhadamente possível, descreva os processos e procedimentos no lugar.

Se eles usarem técnicas especiais, especifique como essas técnicas são executadas. Se eles fabricam algo de uma maneira particular, dê uma explicação passo a passo desse processo.

  • Por exemplo, em uma fábrica de carros, descreva se os carros são feitos por robôs ou humanos. Descreva cada etapa da linha de montagem.
  • Se você está visitando um negócio, fale sobre diferentes departamentos dentro do negócio. Descreva sua estrutura corporativa e identifique quais programas eles usam para conduzir seus negócios.

Leia também: 4 conselhos práticos para gestão de equipes externas.

Formatando seu relatório

Outro detalhe importante de como fazer um checklist para gestão de segurança do trabalho, é criar ou seguir uma formatação determinada.

Essa organização no trabalho ajuda a criar um relatório coeso e fácil de ler. Veja abaixo algumas dicas de formatação:

1. Adicione uma página de título ao início do seu relatório. O título deve ser o nome da visita e do lugar, como “Visita à Fábrica de Aviões” ou “Relatório de Visita da Sede Corporativa”.

Sob o título, inclua seu nome, sua empresa e a data da visita. Não coloque nenhuma outra informação nesta página.

Se você estiver seguindo uma determinada diretriz de estilo, como o ABNT, certifique-se de formatar a página de título de acordo com as regras do manual.

2. Torne seu relatório claro e direto:

  • Escreva em linguagem clara e objetiva.
  • Mantenha suas frases curtas e concisas.
  • Evite escrever com muitos adjetivos ou linguagem florida.
  • Não diga apenas “a visita foi interessante” ou “fiquei entediado”. Seja específico ao descrever o que você aprendeu ou viu.

3. Inclua todas as fotos relevantes, se desejar. Embora as fotos geralmente não sejam necessárias, elas podem ser úteis em alguns relatórios de bugs ou de visita técnica de  segurança do trabalho.

Agrupar fotografias, imagens de máquinas ou gráficos que mostram como que é o lugar podem ser úteis.

4. Revise seu checklist com cuidado. Verifique se há erros gramaticais ou erros de digitação. Peça a alguém para ler para você se certificar de que soa bem.

Verifique as diretrizes recebidas pelo seu gerente para garantir que você tenha colocado todas as partes necessárias.

Quando usar esses checklists para gestão de segurança do trabalho

Modelos de checklists, como checklist para gestão de segurança do trabalho, geralmente podem ter vários usos. Nesse caso, os checklists de visita podem ser usados ​​para:

  • Medir o progresso, o que pode ser o caso em um canteiro de obras. Nesse caso, o progresso deve ser razoavelmente fácil de julgar.
  • Pesquisar, pois pode ser necessário que os pesquisadores conduzam visitas de um local a outro para coletar dados para um estudo ou usar ferramentas como modelos de relatórios para facilitar o trabalho.
  • Avaliar, particularmente no caso de julgar as condições de alguma qualidade no local. Isso é diferente de avaliar o progresso, pois pode haver outras condições que precisam ser avaliadas.

O que achou do nosso passo a passo de como fazer um checklist para gestão de segurança do trabalho? Acrescentaria algum item? Mande um email para a gente: contato@fieldcontrol.com.br .

Como vamos te ajudar…

O Field Control< é um sistema de gerenciamento para prestadores de serviços externos. Com ele o técnico:

  • Recebe as atividades no celular;
  • Preenche checklists;
  • Anexa fotos
  • Colhe a assinatura do cliente, dentre outros.

Toda ordem de serviço fica 100% digitalizada. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como melhorar o gerenciamento dos seus funcionários.

Equipe Field Control

O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.

Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a utilizar esse site, entenderemos que você concorda com isso. Visite nossa Política de Privacidade