Ferramentas de trabalho para técnicos de manutenção

Trabalhar com as ferramentas certas garantem um alto índice de produtividade. Isso não é segredo para os profissionais que atuam nas visitas de campo. Porém, com as demandas do dia a dia, que são muitas, esse tema pode ser esquecido facilmente. Por isso, estamos aqui para te lembrar e dar uma aquela ajuda básica.

Que tal fazer uma lista de ferramentas para técnicos e bater com a nossa para checar se está tudo ok com as utilizadas atualmente pela sua equipe?

Ter as ferramentas adequadas para promover um serviço de alto padrão auxilia aos técnicos a realizarem os reparos da melhor maneira possível.

Ainda, ter todas as ferramentas e equipamentos necessários no carro, com ele, faz com que a visita solucione qualquer tipo de problema, sem necessidade de retorno.

Além de já reparar o equipamento danificado, o cliente não tem aquela mão de obra de se programar para receber novamente o profissional. Mas as ferramentas que vamos citar aqui, vão além das utilizadas para o reparo e manutenção. Vem cá saber mais.

Lista essencial de ferramentas de trabalho

O check-list de equipe externa é uma ferramenta eficaz para todo o trabalho conduzido na visita de campo.

Entre outras atribuições, o check-list aponta as atividades que foram realizadas na visita; indica se houve troca de equipamentos ou peças; aponta as características do serviço/produto utilizado pelo cliente; direciona o técnico para uma instalação/reparo assertivo; evita questionamentos diretos ao cliente final, que muitas vezes pode não ter conhecimento de trâmites técnicos.

Relatório fotográfico é outra ferramenta que não pode faltar. O documento serve para que as empresas prestadoras de serviço acompanhem a execução de um trabalho.

É gerado a partir de fotos e anotações realizadas em vistorias. Ou no momento em que o serviço é realizado. Se você tem dúvidas sobre como fazer, é claro que vamos te ajudar.

Tem um passo a passo bem simples aqui no link: O que é e como fazer um relatório fotográfico de manutenção. Lá você fica sabendo com detalhes a importância do documento e aprende a usá-lo de uma forma bem otimizada.

A ordem de serviço é muito mais que um documento. É a partir dela que a empresa dará aos seus técnicos todo o fluxo de trabalho do dia. Aproveite que está aqui e faça o download de um modelo de ordem de serviço para prestadoras.

E ainda, por meio dela, é possível mensurar, quantificar e qualificar os trabalhos realizados durante determinados períodos. Mais que um controle, é uma forma de avaliar a produtividade da sua empresa prestadora de serviço.

Os que não podem ficar de fora…

Nem precisamos citar sobre a importância dos equipamentos para proteção individual, os famosos EPIs. Verifique corretamente quais são os ideais e faça sempre um reforço junto à sua equipe sobre a importância do uso.

Sua prestadora tem uniforme? Atente-se à aparência do tecido.

Dependendo da qualidade, após muitas lavagens, o aspecto pode passar desleixo. O indicado é que sempre tenha em estoque para possíveis emergências.

Como otimizar as ferramentas de trabalho

Como são muitas “coisas” a serem feitas e até carregadas, além das ferramentas em si, o gestor pode tomar uma decisão muito importante que poderá mudar todo o status da prestadora.

O que acha de deixar apenas as ferramentas essenciais para os reparos e focar na burocracia, por meio de um sistema de gestão de equipes externas?

Com um aplicativo instalado no smartphone do técnico, o check-list, ordem de serviço e relatório fotográfico são feitos de forma rápida e ágil.

Todos os dados são inseridos ali, na palma da mão, e ainda, atualizados no sistema que também é utilizado pelo gestor, que recebe os dados automaticamente, em tempo real.

Para entender um pouco melhor, o sistema é composto por dois módulos: um aplicativo para o técnico e um sistema web para o gestor. Ambos trabalham de forma integrada.

A ordem de serviço é emitida e direcionada ao técnico pelo gestor de acordo com a habilidade, mas também com a localização, já que por uma linha do tempo e uma mapa, é possível saber aonde todos os profissionais estão.

Vem com a Field

Como sua rotina é muito agitada, a gente te dá a real sobre o sistema em apenas dois minutos. É só clicar aqui e dar o play.

Mas se quiser analisar melhor, principalmente, de acordo com seu segmento, lá no nosso site, explicamos como ele funciona de acordo com a sua área de atuação: Field Control por segmentos.

Se apenas com essas explicações, o interesse surgiu, mas ainda está incerto disso, é só fazer um teste.

Clique no botão abaixo aqui do texto. Mas, como já somos amigos, afinal, chegou até aqui, chama nosso time para uma bate-papo lá no chat do site. Estamos te esperando para sua prestadora voar com a Field!