Modelo de O.S.

BAIXAR

Perfil ideal dos técnicos de visitas de campo

Perfil ideal dos técnicos de visitas de campo

Em um mundo tão competitivo, ter uma equipe externa de primeira faz com que seu trabalho seja destaque no mercado. Os reparos e instalações acontecem todos os dias, em qualquer horário. E ter um técnico que esteja engajado com os propósitos da prestadora de serviço trás muitos pontos positivos. Nem precisamos dizer quem sai ganhando com isso, né! O cliente que, consequentemente, terá uma relação duradoura com o negócio. Para que a sua prestadora tenha mais sucesso, neste texto vamos te orientar a montar uma equipe externa extraordinária. Não é um bicho de sete cabeças. Basta procurar o perfil ideal dos técnicos de visitas de campo e sair por aí se gabando que você tem a melhor prestação de serviço do seu segmento. Se seguir nossas dicas, esse bilhete será verdadeiro.

Habilidades dos técnicos de equipes externas

O gestor precisa avaliar as habilidades técnicas de acordo com o segmento de atuação da empresa. Logo de cara, fica impossível saber se a pessoa é boa ou não. Temos que confiar no currículo e também naquele entrosamento que rola durante a entrevista. Se for indicado por alguém de confiança, melhor ainda.

O que pode ajudar a sua equipe atingir o patamar de excelência

Facilidade para explicar ao cliente o tipo de reparo feito: os técnicos devem ser honestos ao fornecerem o estado do equipamento ao cliente. Ao explicar, precisam ter a habilidade de tirar as dúvidas de forma simples e objetiva, sem linguagem técnica. O especialista no reparo é ele. O cliente não é obrigado a conhecer as peças e problemas que o equipamento possa a ter. Por isso tem um contrato com você, não é mesmo?

Compartilha conhecimento com os demais técnicos: quando um técnico é mais experiente que os demais (e quando citamos experiência, não queremos dizer que é o mais velho) e tem conhecimento sobre determinada função ou domínio em determinado reparo, e compartilha com os outros, pode considerá-lo um cara maneiro! Isso sim que é espírito de equipe.

Tem pontualidade e respeita as ferramentas implementadas na empresa: nem precisamos citar a importância da pontualidade na prestação de serviço… a falta dela é o que mais gera reclamação com aquela famosa pergunta: aonde meu técnico está e que horas ele vai chegar? Hoje já existem ferramentas que auxiliam o gestor nas demandas das equipes. Um sistema de gestão de equipes externas resolve esse problema. Quando bem utilizado pelos técnicos, a produtividade aumenta e traz uma alta qualidade no atendimento.

Habilidades não essenciais, mas que precisam ser consideradas…

Direção agressiva: Como a maioria das prestadoras têm frota, questione como está a situação da carteira de motorista junto aos departamentos de trânsito. Se for carro for adesivado com o logo da empresa e o cara for um tremendo barbeiro, pode estar colocando nome da prestadora por água abaixo, ainda mais se for daqueles motoristas agressivos.

Aparência desleixada: Se apresentar de forma desleixada nas visitas de campo, com uniforme sujo, roupas rasgadas, demonstra que a prestadora não tem cuidado com o atendimento. Oriente sempre sua equipe a solicitar novos uniformes e na quantidade necessária para que estejam sempre limpos e no melhor estado possível para se apresentar ao cliente.

Não respeitar o ambiente e o espaço do cliente: fazer perguntas indiscretas. Entrar em ambientes fechados sem autorização, querer saber aspectos e rotinas que não fazem parte do atendimento solicitado. Muito sem noção!

Com a equipe externa formada

Os técnicos precisam estar em constante treinamento. Peças mudam e equipamentos novos são lançados a cada semana. Já pensou ficar para trás e não conseguir atender um chamado porque não tem conhecimento do último modelo ar-condicionado lançado no mercado. É melhor nem pensar. Além de ser um mico gigante, a prestadora pode perder um cliente. E em tempos de crises econômicas, perder um único cliente que seja, pode impactar  diretamente no fluxo de caixa de toda a empresa.

Ociosidade dos técnicos de visitas de campo

Se esse não é seu problema atual, com certeza já foi um dia. A maioria das prestadores de serviços não sabe a localização do técnico. Preste bem atenção: não estamos generalizando, mas técnicos que agem dessa forma, infelizmente existem. E essa atitude do técnico sumir e deixar o gestor na mão é uma pedra no sapato. Há relatos de gestores que já souberam de técnicos que fazem serviço de banco pessoal, visitam a mãe e a namorada e até mesmo, tiram aquele cochilo de dar inveja, entre uma visita e outra, dentro do carro.

Caso esse seja um problema muito grave na sua equipe e a falta de gestão reina entre vocês, é preciso mudar esse status agora! Se você deixar para depois, seus clientes ficarão sem os reparos e instalações esperadas. A recisão de contratos é algo muito grave na prestação de serviço. Além do prejuízo econômico, a reputação da marca pode estar em jogo. Te deixamos com o cabelo em pé? Pode já passar um pente nele.

Porque estamos aqui…

Não sei se você nos conhece. Se não, muito prazer, somos o Field Control, um sistema de gestão de equipes externas que faz o monitoramento dos técnicos, com foco no aumento da produtividade e melhoria da qualidade de atendimento. Composto por dois módulos, um aplicativo no smartphone do técnico e um painel de controle para o gestor, é possível saber a rota de todos os técnicos ao mesmo tempo, não importa o número!

E como somos muito gente boa, estamos te dando um teste para você experimentar, entender e solucionar esse problemão, que em poucos dias, ficará no passado. Partiu? Acesse www.fieldcontrol.com.br e voe com a gente!

Equipe Field Control

O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.

Modelo de Ordem de Serviço