O que é e como fazer pesquisa de mercado

Quando o assunto é empreender, o tema é mais complexo que se pensa. Assim que uma pessoa toma a decisão de ter um negócio próprio, precisa ter em mente todo o caminho que irá percorrer até se tornar um empresário de sucesso. Para isso, a pesquisa de mercado tem um papel importante. Não sabe o que é? Não se preocupe que ao terminar esse texto, você saberá o que é, para que serve e como fazer pesquisa de mercado.

A partir de agora, tire todas suas dúvidas sobre como fazer pesquisa de mercado!

O que é e para o que serve uma pesquisa de mercado?

Antes de falarmos em como fazer pesquisa mercado, vamos explorar um pouco os motivos para que se faça uma e o que é uma pesquisa de mercado.

Todo novo empreendimento – ou até mesmo um já existente – é cheio de incertezas, o que torna necessário que o gestor tenha sempre as melhores informações disponíveis para que tome as melhores decisões.

Uma pesquisa mercadológica bem feita pode deve trazer informações importantes. Há dados públicos, por exemplo, que podem ser muito úteis para o seu negócio. Você pode encontrar-los em prefeituras municipais, secretarias de Estado, órgãos do Governo Federal, entidades de classe, IBGE, Sebrae, centros de pesquisas e tecnológicos.

Finalidade da pesquisa de mercado

Uma pesquisa de mercado tem como finalidade conhecer o perfil do cliente e do público-alvo ao qual sua empresa quer impactar. Com ela, é possível ter uma noção e o perfil dos clientes dois aspectos:

• quantitativos (potencial do mercado, participação da empresa no mercado, entre outras coisas
  • qualitativos (estilo de vida, comportamento, hábitos de consumo, renda, escolaridade, sexo, gênero, etc).

Além disso, a pesquisa também faz a empresa:

– entender como a estratégia dos concorrentes estão impactando as pessoas.

– observar os pontos fortes e fracos da sua empresa;

– serve para dimensionar o mercado onde sua empresa atua, identificando o segmento mais lucrativo, detectando tendências, avaliando a performance de seus produtos ou serviços;

– identifica quantidade ou volume que o mercado é capaz de absorver.

Como fazer uma pesquisa de mercado

*Defina os objetivos da pesquisa de mercado

Quando pensar em como fazer uma pesquisa de mercado, entenda qual o objetivo da pesquisa de mercado. É um item que precisa ficar bem estabelecido. Por exemplo: a ideia é obter mais informações sobre o perfil do consumidor, para um possível lançamento de produto, serviço? Ou entender potencial de mercado? Checar como sua empresa está sendo vista no mercado? É preciso ter clareza sobre o motivo que te levam a realizar essa pesquisa. Após essa definição, siga para o próximo passo:

* Defina seu público-alvo

Definido qual o objetivo principal dessa pesquisa de mercado é preciso entender e encontrar qual o público-alvo que será atingido. Para definir qual é esse público, no caso de empresas B2C,responda a questões como:

• “Qual a idade do público que consumo meu produto?”,
  • “Faixa Etária”,
  • “Renda Mensal”,
  • “Hábitos”,
  • Entre outras informações necessárias que impacto diretamente a venda do seu produto.

Se a sua atuação for B2B, identifique com outras questões, como pensando qual o tomador de decisão que contrata seu serviço, qual o nível hierárquico dele, sexo, e outras informações sobre seus possíveis clientes (empresas) que o façam definir e estabelecer uma boa pesquisa de mercado.

* Qualitativa x Quantitativa

Quando pensar em como fazer uma pesquisa de mercado é importante saber qual será o tipo de pesquisa que irá realizar. Conforme já citado, existem dois tipos: qualitativa ou quantitativa.

A qualitativa visa trazer informações das mais diversas. Deve ser elaborada com conceitos e formas que façam o entrevistado expor as considerações de forma livre, com base no que for informado, tirando suas próprias conclusões. É uma pesquisa que não se pode mensurar basicamente com números. Trata-se de fatores subjetivos, trazendo, por exemplo, os motivos que levam seu público-alvo a gostar ou não do serviço prestado ou produto.

Já a quantitativa é uma pesquisa que traz em sua base informações numéricas, com dados contabilizados de alguma questão. Por exemplo, se os clientes gostam do seu aplicativo, com respostas “sim” e “não”. A proporção de homens ou mulheres que utilizam o app. E por aí vai.

* Qual será a amostra da pesquisa?

Neste ponto, para entender como fazer uma pesquisa de mercado, é hora de definir o tamanho da amostra da pesquisa, tendo na cabeça quantas pessoas deverão responder a pesquisa. No caso de pesquisas qualitativas, normalmente se utiliza um número menor de pessoas. Já na quantitativa, a amostra precisa ser maior.

* Perguntas!

Não esqueça de abordar todos os aspectos que deseja detectar. Assim que o questionário elaborado, perguntas testadas e validadas, aplique sua pesquisa de mercado.

* É hora de analisar as informações

Agora que você já aprendeu como fazer uma pesquisa mercado, é hora de pegar todas as informações coletadas e transformá-las em dados que te ajudem no dia a dia da sua empresa. São informações que, com certeza, vão te ajudar a tomar decisões que mudarão o rumo da companhia.

Tecnologia, sempre ela

Tudo isso para ser muito complexo, não é mesmo? Mas como você já entendeu os conceitos básicos de como fazer uma pesquisa de mercado, agora pode se utilizar de ferramentas tecnológicos para “rodar” sua pesquisa. Existem algumas muito famosas e completas, como a Survey Monkey, que conta com planos gratuitos até R$ 225 por mês. Outra possibilidade é utilizar o Formulários do Google, uma ferramenta gratuita que pode ser muito útil para a elaboração de pesquisas e outros questionamentos.

Espero ter ajudado a tirar as dúvidas mais comuns sobre como fazer pesquisa de mercado e contribuir um pouco mais para que seu negócio seja um sucesso!