A construção civil é essencial para o desenvolvimento da sociedade como um todo. Mais que levantar novos empreendimentos, as reformas e restaurações também fazem parte desse setor que exige organização e uso de processos para que o resultado final seja de excelência, conforme o esperado pelo contratante.
Para isso, a Field selecionou as ferramentas que mais agregam na produtividade de empresas que atuam com construção civil, com foco no cumprimento da agenda e na entrega dentro do prazo.
5 ferramentas que melhorar a gestão na construção civil
- Checklist;
- Relatório fotográfico;
- Cadastro de equipamentos;
- Indicações de materiais utilizados;
- Relatórios de produtividade.
Todas essas ferramentas e processos aumentam a organização, evitando erros e garantindo que a tarefa atribuída para determinada equipe seja realizada, cumprindo o objetivo, independentemente de qual seja ele.
Confira os detalhes de cada uma delas, as justificativas e como utilizá-las.
1 – Checklist
A lista de verificações é uma grande aliada na execução das atividades de todos os segmentos. Priorizar o que é mais importante e urgente no topo ou até o que é obrigatório, indica quais demandas precisam ser realizadas com atenção.
Além disso, o checklist varia de acordo com cada setor dentro da construção civil, indicando a cada profissional ou equipe, de forma personalizada, o que é necessário desenvolver para que as metas daquele projeto sejam cumpridas dentro do prazo.
Se você ainda não utiliza o checklist, comece agora. É uma ferramenta prática, que não demanda trabalho para ser feita e que traz ótimos resultados.
2 – Relatório fotográfico
Como provar que determinada estrutura foi concluída ou equipamentos instalados? A máxima “uma imagem vale mais que mil palavras” cabe muito bem no setor de construção civil. Um bom relatório fotográfico exibe o local antes e depois de determinada instalação ou até correção, caso necessário e vira um documento para consulta sempre que necessário.
Essa ferramenta é uma mão na roda para empresas que realizam inspeção predial e precisam documentar as regras exigidas por órgãos legais.
A otimização desse relatório funciona quando o preenchimento é feito via smartphone, por meio de um aplicativo que integra um sistema de gestão de equipes externas. As fotos são anexadas diretamente no documento, que tem os dados da obra e/ou cliente inseridos previamente e quando concluído, é enviado diretamente para os responsáveis pela demanda.
3 – Cadastro de equipamentos
Em uma obra, todos os equipamentos instalados precisam ser controlados e acompanhados. Mas para saber com precisão de quantos equipamentos se trata, onde estão localizados e quais as demandas como a manutenção, o cadastro é essencial.
Além de indicar as falhas, o que foi feito em cada visita e por qual equipe técnica, entender o comportamento daquele equipamento para evitar futuras interrupções garante uma melhor previsibilidade.
Uma tabela já faz um bom papel e ainda proporciona melhor organização e desempenho. Baixe um modelo pronto GRÁTIS para utilizar agora mesmo com sua equipe de construção civil.
4 – Indicações de materiais utilizados na construção civil
Quando mais de um profissional é responsável pelo uso do mesmo material, o controle precisa ser feito. Quem utilizou, quando e qual a previsão de uso para os próximos dias. Essa indicação de uso monitora o quanto determinado material é utilizado, se a equipe tem necessidade de mais de um modelo e até mesmo, caso aconteça quebra, é possível saber em qual turno foi.
Caso, em uma demanda, um material não previsto seja utilizado, o técnico responsável também poderá fazer o registro e dessa forma, indicar o uso. Nesse caso, quando um cliente, por contrato é responsável pelo custo de materiais extras, apresentar o comprovante de uso fica mais fácil.
5 – Relatórios de produtividade
Fazer um comparativo entre períodos, como meses ou até semanas ou quem sabe, por obra, dá indícios do que pode melhorar, o que foi aplicado em uma obra e não em outra, o que pode ter atrasado determinada entrega, aumenta a produtividade e evita erros futuros.
A Field entende que ficar sentado em uma mesa produzindo esse tipo de dado exige tempo, algo que a maioria dos gestores da construção civil não tem sobrando.
A notícia é: você pode ter todos esses dados prontos, a um clique. Com isso, caberá a você apenas fazer a análise de tudo o que será entregue prontamente em um relatório. Ficou curioso como isso é feito, além de como otimizar todas as demais ferramentas citadas anteriormente? A gente te conta tudo nas próximas linhas.
Como aumentar a produtividade na construção civil
Todas essas ferramentas precisam ter uso prático e conversar entre si para promover o melhor resultado na sua obra. Quando o relatório fotográfico conversa com o checklist, atualiza automaticamente o cadastro de equipamentos, assim como o controle de materiais.
Dessa forma, os técnicos conseguem ter mais precisão e atenção aos detalhes que realmente fazem a diferença ao fim do dia, e na produtividade da empresa como um todo.
Você encontra todas essas ferramentas em um único lugar: no Field Control. Nosso Software para gerenciar prestação de serviços agrega muitas outras funções que otimizam os processos e melhoram o desempenho de equipes externas Brasil afora. Para se ter ideia, mais de 2000 empresas de todos os portes utilizam o Field Control que, além de contribuir com a comunicação de dados, preenchimento ferramentas obrigatórias, proporciona economia com papel ao digitalizar todos os processos.
O melhor deixamos para te contar agora! Sua empresa também pode fazer parte do time desse time e ter uma produtividade 40% maior da apresentada hoje.
O primeiro passo é agendar uma demonstração para você ter acesso a tudo o que o Field Control pode proporcionar para você e toda sua equipe, além dos seus clientes! Ao clicar no banner, você terá uma consultoria GRÁTIS com um especialista em gestão da Field, focada nos seus problemas atuais e a solução de cada um deles.