Fluxo de Caixa para Prestadores de Serviço

O fluxo de caixa é um tópico muito importante para uma empresa. Deixá-lo atualizado evita problemas de última hora e facilita e muito no momento de organizar os impostos. E muito mais que isso, você consegue ter uma visão periódica sobre o lucro e despesa. Assim, é possível avaliar realmente se está indo bem ou se há necessidade de remanejar os gastos. Por mais que a vida financeira do gestor não seja muito organizada, da  empresa precisa estar 100% em ordem.

#O que é fluxo de caixa?

É um documento no qual você insere o balanço de todas as operações financeiras realizadas na empresa. Aposto que você já viu diversas vezes em papelarias os chamados Livros-Caixa. São cadernos de anotações com uma pauta e margens específicas. Além da versão manual, hoje existem diversas plataformas que você pode utilizar para a finalidade, independentemente do setor que atua.

A previsão de quanto a empresa irá gastar nos próximos meses também pode ser feita por meio do fluxo de caixa. Muitas despesas fixas como aluguel, imposto, e outras que estão mensalmente no seu caixa. Os salários, fornecedores, entre outros também.

#Quando e como fazer?

Nós sugerimos que a atualização seja diária. Se você acumula, pode acabar esquecendo de incluir os itens menores, como a compra de uma borracha, por exemplo. Uma dica é sempre deixar o caderno ou programa de forma bem acessível. Além disso, é uma tarefa que deve ser incluída na rotina diária, tornando-a um hábito.

Caso a empresa tenha um responsável administrativo, a atualização do fluxo de caixa cabe perfeitamente nessa função.

Tenha em mente que toda e qualquer despesa precisa ser incluída nesse fluxo. As vantagens que os aplicativos e programas de software específicos para a função proporcionam é que já somam e dão balanços. Com isso, deixam os livros-caixa um passo atrás. É um custo que vale a pena, principalmente, quando há mais de uma tarefa envolvida para a pessoa responsável. Para micro-empreendedores e autônomos é perfeito o uso da tecnologia. Uma sugestão é a Conta Azul.

Uma outra orientação é ter as contas a pagar e a receber bem definidas. Assim, no momento de inclusão no fluxo, a agilidade e rapidez será maior. Afinal, vamos confessar, não é a tarefa mais maravilhosa do mundo para se fazer. Porém, é mais que necessária.

Neste quadro abaixo, desenvolvido pelo Sebrae, você pode ver claramente o que incluir:

#Por que organizar meu fluxo de caixa?

Por mais que na sua vida pessoal você não seja organizado, o jogo vira no momento da decisão de empreender. A empresa precisa ter todos os gastos redondinhos e também o quanto a empresa lucra. Só assim será possível saber se o negócio está dando lucro ou se o empreendedor está pagando para trabalhar.

Sabemos que ao decidir empreender, muitas pessoas não têm muita noção de todas as tarefas que vão executar, desde detalhes contábeis até o gasto de energia para tirar o negócio do papel e dar tração. E entre eles, está o fluxo de caixa. Não se demora muito a preenchê-lo. Com o tempo, você se organiza da forma mais viável. Alguns preferem ir preenchendo de acordo com o surgimento das demandas, outros apenas ao fim do dia. O melhor formato, só você mesmo irá decidir dentro do seu tempo e das suas atividades do dia a dia.

Aqui no blog já explicamos a importância do fluxo de caixa nas empresas. Se você quiser complementar as informações, é só acessar o link: https://fieldcontrol.com.br/blog/processos/importancia-do-fluxo-de-caixa-nas-empresas/.

Quer aprender sobre os tipos de investimentos que pode fazer para a sua empresa e não ficar sem fluxo de caixa, a Upangel ensina como: https://www.upangel.com.br/os-principais-tipos-de-investidores/