Gestão de pessoas online: da equipe de campo ao home office

Você gerencia uma empresa que tem funcionários trabalhando remotamente em home office? Seus colaboradores fazem parte de uma equipe de campo que presta serviços de manutenção e instalação para clientes, trabalhando como equipe externa quase todo o tempo? Não importa em que situação você se enquadre, a gestão de pessoas online à distância é uma realidade e você precisa encará-la.

Algumas empresas prestadoras de serviços, como os de manutenção e telecomunicações, estão acostumados a gerenciar equipes de campo, mas será que estão fazendo isso da maneira mais eficiente? Por exemplo, sua empresa utiliza alguma tecnologia para acompanhar as equipes de campo ou ainda se contenta com o acompanhamento por meio de uma pilha de relatórios de papel? Nesse artigo vamos te dar algumas dicas para otimizar a gestão de pessoas online, tirando o melhor da mobilidade empresarial e tecnologia para o gerenciamento de projetos e das diversas funções empresariais.

Como ampliar a gestão de pessoas online com 4 dicas

Conheça seu colaboradores pessoalmente

Quando você contrata alguém que não estará trabalhando no escritório regularmente, é fácil para eles se sentirem desconectados da empresa, ou se sentirem sobrecarregados sem o conhecimento de operações gerais e um ponto de partida. Por isso é importante que a cada nova contratação o funcionário de campo passe os primeiros dias ou semanas trabalhando no escritório para se orientar. Conhecer os colegas de trabalho, os chefes e a cultura da empresa proporcionará aos funcionários remotos um maior senso de pertencimento logo de cara e um melhor entendimento de como a empresa funciona.

Construa uma dinâmica de encontros periódicos entre a equipe de campo e o restante da empresa. Reuniões produtivas podem resultar em uma equipe motivada e em sintonia com os objetivos da organização. Desenvolver fluxograma de processos também auxilia no repasse de informações e na compreensão de como funciona a empresa, o que é fundamental para quem está chegando e já já vai para o campo.

Implemente ferramentas online para acompanhamento do trabalho

A ideia de um trabalho em que você fica sentado na mesa do escritório 8 horas por dia só existia porque não havia tecnologia móvel baseada em nuvem para dar ao funcionário a liberdade que ele queria.

Hoje, se você vai habilitar uma equipe remota, vai precisar de uma série aparatos tecnológicos para que seus colaboradores possam ter acesso a documentos e informações, de qualquer lugar. Armazenamento, comunicação, acumulação de dados e preenchimento de formulários são tudo que pode ser simplificado em tempo real e acessado em qualquer lugar para maximizar a produtividade de uma equipe em movimento.[activecampaign form=1]

Essas ferramentas também permitem que colegas e gerentes visualizem o status dos projetos em tempo real, permitindo que eles saibam quando serão concluídos e o que ainda precisa ser feito, dando mais visibilidade e organização à gestão de pessoas online.

Aplicativos para smartphones como aliados na gestão de pessoas online

O dia a dia do trabalho das equipes externas precisa do apoio de alguma estrutura que permita que a equipe gestora se comunique com a equipe de campo. Há alguns anos essa comunicação era feita por meio de relatórios em papel ou telefonemas informacionais, agora a realidade mudou e a mobilidade empresarial conta com a tecnologia como aliada.

Se de um lado a empresa precisa ter o controle dos serviços externos, do outro a equipe de campo precisa de informações. Daí a importância das ordens de serviço online. Hoje, com a instalação de um programa para ordem de serviço no celular o funcionário recebe todas as informações, agendamentos e repasses necessários sobre o cliente que deve visitar por meio do acesso remoto em seu smartphone, essa é a realidade da mobilidade corporativa em dispositivos móveis.

Da mesma maneira, a equipe externa consegue manter o gestor atualizado pelo aplicativo de ordem de serviço, preenchendo formulários, enviando relatórios fotográficos, colhendo a assinatura do cliente e repassando sua localização em tempo real.

A presença de um aplicativo com essas e outras funcionalidades permite uma otimização de tempo, investimento e organização.

Promova feedbacks contínuos

Se a sua empresa é composta principalmente por funcionários que trabalham no campo e não fazem check-in no escritório diariamente, você deseja que a cultura de sua empresa também seja disponibilizada remotamente. A transparência é o aspecto mais importante da criação de uma cultura remota. Isso implica garantir que todos os funcionários tenham acesso à mesma quantidade de informações.

Além disso, promover feedbacks nas empresas é fundamental para a sua equipe se sentir conectada ao restante da empresa e ter comprometimento com os objetivos da empresa, algo fundamental para a gestão completa da empresa e da gestão de pessoas online.

Se você ainda não tem uma estrutura baseada em equipes de campo, mas anda pensando nisso, é fundamental primeiro buscar ferramentas de gestão de pessoas online que irão te ajudar e otimizar tarefas e consequentemente aumentar resultados. A Field Control pode te ajudar nessa missão. Somos um sistema de gerenciamento para prestadores de serviços externos. Cada membro da equipe recebe as atividades pelo celular, preenche checklists, anexa fotos e colhe a assinatura do cliente. Toda ordem de serviço é 100% digitalizada. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como melhorar a sua gestão de pessoas online.