Gestão de pessoas: Descubra os 5 principais erros

De todos os tipos de gestão, a de pessoas é um dos mais complexos que existem. Sabemos que estar à frente de uma equipe é muito mais que ter processos e procedimentos bem alinhados e funcionando a todo vapor. E a sua gestão de pessoas, como está?

Você já pensou que diversos fatores fazem parte da gestão de pessoas na sua empresa prestadora de serviços? Cada um tem uma responsabilidade e cabe ao líder do time analisar se ele, como gestor, está administrando todas de forma efetiva, a ponto da entrega ser a esperada ou até mesmo, superior ao esperado.

 

 

O que é gestão de pessoas?

Gerenciar os colaboradores é o papel de todo líder, mas quando se trata de gestão de pessoas, essa atribuição vai além da distribuição de tarefas, acompanhamento de resultados e engajamento e motivação do time.

É preciso aplicar estratégias e algumas habilidades para atender as demandas de todos os colaboradores, manter o ambiente em harmonia e estar atento a uma das características mais desafiadoras: evitar os conflitos.

O gestor responsável por esse tipo de gerenciamento precisa levar em conta muitas características como:

  • Personalidade;
  • Tempo de pessoa na empresa;
  • Cargo de cada integrante da equipe
  • Espírito e integração do time como um todo;
  • Comunicação.

Os benefícios da gestão de pessoas eficiente para empresas

  • Otimização na gestão do tempo;
  • Contratação mais efetiva e assertiva;
  • Estabelecimento de relação de confiança entre líderes e liderados;
  • Melhor clima organizacional;
  • Redução de rotatividade;
  • Aumento de desempenho profissional e pessoal da equipe.

 

Quando muito bem executada, a gestão de pessoas aumenta o desempenho da empresa como um todo

Quando muito bem executada, a gestão de pessoas aumenta o desempenho da empresa como um todo.

Os principais pilares da gestão de pessoas


Engajamento e motivação

Não é para você ser coach, é para apenas exercer seu papel de líder e identificar possíveis problemas que podem “contaminar” toda a equipe. Como fazer isso? Estar sempre perto, conversar com todos em reuniões e conversas informais, saber como está a satisfação das pessoas e os problemas que elas enfrentam no dia a dia, que atrasam e/ou impedem a realização das entregas.


Comunicação

Ao estar sempre aberto para as demandas de trabalho e também de possíveis desconfortos que o colaborador esteja passando, o responsável pela gestão de pessoas cria um ambiente mais confortável e de confiança. Dessas conversas, podem sair melhorias, erros que estão impactando diretamente a produtividade, como não saber utilizar corretamente algum equipamento, falta de experiência com uma tarefa nova indicada para aquela pessoa, entre outros.

Para isso, uma comunicação efetiva e sem ruídos é fundamental. Como exercer essa tarefa? Sempre escute a equipe. Esteja sempre perto e disponível. Um líder sempre ocupado e que não atende as demandas internas da equipe, dificilmente irá agregar valor ao time.


Trabalho em equipe e gestão de pessoas 

Motivar o trabalho em equipe é uma das características da gestão de pessoas. Afinal, um setor ou departamento se faz a parte da integração de um grupo de funcionários especializados em algo. E para promover o resultado esperado ou até mesmo acima da média, o espírito de equipe precisa sempre estar presente.

Valorizar o trabalho individualmente é sempre importante e ainda mais, reforçar o papel de cada um para que o trabalho seja realizado de forma integrada, com contribuições e complementos de tarefas e demandas diárias e pontuais, a partir da necessidade da empresa. Com isso, será possível ter a tão sonhada equipe de alta performance.

 

Análise de habilidades

Todo mundo é bom em alguma coisa. Muitas vezes, é preciso desenvolver essas habilidades, principalmente, em pessoas que estão em início de carreira. Porém, algumas já chegam integrando a equipe com desenvolvimento diferenciado e com destaque entre os demais. Já pensou em distribuir as demandas de acordo com as habilidades de cada membro da sua equipe?

Mais que agilizar a entrega, a qualidade de todos os processos destinados à equipe será de altíssima qualidade.


Não promover treinamento e capacitação

Promover e incentivar a atualização profissional mostra como a pessoa responsável pela liderança se preocupa com o crescimento e desenvolvimento das pessoas envolvidas na equipe. Compartilhe pesquisas, dados, cursos online gratuitos que cabem dentro da área de atuação.

E ainda, marque cafés e reuniões com a proposta de compartilhar sobre as novidades do mercado e dados que impactam diretamente a atividade diária e que podem contribuir positivamente com o desempenho da equipe. Caso a empresa tenha orçamento disponível, ofereça bolsas para cursos rápidos, pós-graduação, MBA, entre outros.

planejamento gestão de pessoas

O planejamento é um dos principais aliados para uma gestão de pessoas com excelente resultado

Quais são os principais erros cometidos na gestão de pessoas?

Líderes despreparados

A tarefa de liderar não é para qualquer um. É preciso ter habilidades e características específicas, além das tarefas de execução. Ser bom ouvinte, observador (para saber quando algo não vai bem), ter paciência, mas ao mesmo tempo, tocar o barco para entregar tudo o que está planejado, sempre mais e melhor. Existem diversos estilos de liderança, cabe a você identificar qual é o seu e aprimorá-lo para garantir uma rotina bem equilibrada e uma equipe super engajada.

 

Falta de clareza nas metas e objetivos das equipes

Seu time começa o dia sabendo o que vai fazer? Sem planejamento fica muito difícil entregar as demandas com a qualidade esperada. Dependendo da atividade, é preciso estudo e preparação que que necessitam de um tempo específico. Nunca deixe sua equipe sem saber o que está acontecendo ou que irá acontecer nos próximos dias. Faça da comunicação uma aliada no seu dia a dia. Incentive as pessoas a terem planejamento individual, além da equipe. Coloque prazos para aqueles que estão em fase de adaptação.


Contratações erradas

Quando contratamos uma pessoa para integrar na equipe, confiamos no que está publicado no Linkedin dela e também, nas informações indicadas na entrevista. Nem sempre, na prática, todas as habilidades indicadas no recrutamento são postas em cheque. Com isso, realmente rola uma frustração por parte do contratante e também do resto da equipe.

Para evitar esse tipo de situação, preparamos alguns conteúdos direcionados:

Não oferecer treinamentos e capacitações

Dependendo da área que você atua, atualizações e novidades acontecem a cada dia. Parar no tempo não é bom para o negócio e também para o time. Fique sempre por dentro de tudo o que está rolando no segmento de atuação. Siga perfis nas mídias sociais com páginas do seu setor, inscreva-se para receber newsletter e leia todos os dias os principais portais de notícias para se manter informado.


Falta de feedback e reconhecimento dos colaboradores

Todo mundo gosta de receber retorno. É por meio dele que entendemos como está o desempenho, mas na maioria das empresas, esse feedback acontece apenas quando algo não está bom. É importante sim, alinhar o escopo de trabalho, apoiar e orientar quem não está atuando com o ritmo dos demais integrantes da equipe. Entretanto, reconhecer quem está fazendo a diferença e entregando aquele resultado de valor, é melhor ainda.

Se você perceber, todos os itens citados anteriormente, tem impacto direto neste aqui. É preciso ser um bom líder, ter uma equipe motivada e engajada e ter boas contratações. Com isso, fica muito difícil não ter atributos para não reconhecer publicamente os feitos da sua equipe.

Mais que aquele elogio na reunião interna do time, compartilhe os destaques com toda a empresa, comente como determinada pessoa tem se esforçado e alcançado resultados, que, dependendo do nível da empresa, nunca antes foram alcançados. Esse tipo de atitude motiva, engaja e ainda, retém esse talento por querer continuar em uma empresa que reconhece todo o trabalho.

 

Algumas dicas de livros para você potencializar seus conhecimentos sobre gestão de pessoas:

  • Gestão de Pessoas – Realidade Atual e Desafios Futuros;
  • Rápido e Devagar, de Daniel Kahneman;
  • Gerenciando pessoas: Os melhores artigos da Harvard Business Review sobre como liderar equipes; 
  • Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes: Lições Poderosas para a Transformação Pessoal,  de Stephen R. Covey;
  • Os Cinco Desafios das Equipes – Patrick Lencioni.

 

Quer algo mais prático, rápido e eficaz para melhorar a sua gestão de pessoas? Tá na mão: um sistema de gestão de equipes externas que auxilia em diversos fatores que citamos na lista.

E se quiser compartilhar alguma angústia que impacta diretamente na sua gestão, chama a gente lá no chat do nosso site. Somos especialistas na melhoria de prestação de serviços no Brasil.

Nós vivemos por isso e queremos mais que entender, te ajudar a solucionar tudo o que impede o aumento da sua produtividade.  A casa é sua, é só chegar: www.fieldcontrol.com.br.

Equipe Field Control

O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.

Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a utilizar esse site, entenderemos que você concorda com isso. Visite nossa Política de Privacidade