O que é gestão de serviços e quais os desafios

Você já se perguntou o que é gestão de serviços? Desafios não são privilégios. Toda empresa, profissão e segmento tem o seu. E porque a gestão de serviço de campo não é privilegiada nesse aspecto, aqui está a Field para te ajudar a resolvê-los.

Só que antes de encontrar a solução, precisamos saber quais são os desafios que mais impactam sua gestão. Vamos lá?

Aqui, vamos pontuar os desafios mais gerais, ok? Não fique chateado se algum desafio que você enfrenta todos os dias não está na nossa lista.

Ele pode ser bem específico. E claro que podemos te ajudar da mesma forma. É só deixá-lo nos comentários ou chamar a gente lá no chat do nosso site (www.fieldcontrol.com.br).

Não seja tímido, estamos aqui para que sua produtividade bata todos os recordes e sua prestadora se torne referência aí na sua cidade.

E não é só o gestor que passa perrengue não.

O técnico também tem lá seus desafios diários. Tanto que merece um texto só sobre esse tema: Desafios do técnico de campo e como vencê-los.

O que é gestão de serviços de campo?

A gestão de serviços de campo envolve toda a organização de uma prestadora de serviços que atua com equipe externa na rua.

São diversos processos e ferramentas que fazem parte da rotina para que tudo funcione plenamente para que o cliente seja atendido e o principal: tenha o problema solucionado.

Esse gerenciamento vai desde a abertura da ordem de serviço até a avaliação dos relatórios de produtividade.

Sim, é muita coisa. Para dar conta, é necessário aliar um bom líder, com técnicos qualificados e utilizar sistemas que facilitem toda a rotina e evitem ao máximo possíveis erros (porque sim, eles acontecem).

Desafios da Gestão de Serviço de Campo

Desafio 1: Localização do técnico

A partir do momento que o técnico sai da sede, o gestor perde a localização dele, certo? E como avisar ao cliente a previsão de chegada de forma assertiva?

Esse desafio aqui está diretamente relacionado aos dois tópicos abaixo. É uma rede que está relacionada a uma das principais reclamações do serviço de campo: a pontualidade.

Não te convencemos? Chega mais: Benefícios da localização em tempo real para sua equipe externa

Desafio 2: Comunicação

A gente sabe que existe celular e whatsapp. Mesmo com contas corporativas, os dados e informações trocadas não ficam arquivados e não podem ser utilizados para melhorar a produtividade ou até mesmo consultadas depois.

Outro ponto, ter uma comunicação profissional e direcionada com o cliente, que o informe exatamente quando o técnico chegará exatamente na porta do local de visita, agrega muito valor ao seu negócio.

Desafio 3: Como lidar com clientes questionando a localização do técnico

Algumas prestadoras já resolveram esse problema.

Mas outras milhares ainda o enfrentam esse desafio diariamente. E não pense que é só um tormento para você.

Os clientes também acham essa tarefa muito chata.

E óbvio que a forma de tratamento é fator decisivo na renovação de um contrato. Por isso, insira-o como prioridade para eliminação.

Ainda não sabe lidar com o cliente? Preparamos vários conteúdos focados em atendimento.

Desafio 4: mapear toda a operação

Mais que saber aonde cada técnico está, é ter a noção de quantas visitas já foram feitas, quantas estão em andamento e as em fila de espera.

É meu amigo, minha amiga, sabemos que sua rotina não é fácil.

Mas estamos aqui e vamos dar uma solução.

Já imaginou que lindo ter uma tela com todos esses dados sendo atualizados automaticamente?  E não é sonho, como ter um unicórnio. É uma realidade.

Quer saber como funciona? Clique aqui: agende uma demonstração.

Desafio 5: Organização dos documentos das visitas

Ter as ordens de serviço bem organizadas em uma pasta, não é sinônimo de uma buscas rápidas. Pense que papéis estragam, ficam amarelos, dependendo da qualidade, a tinta desaparece. E como ficam todas as informações dessa visita? Desaparecem, simples assim.

E quando falamos em documentos organizados na gestão de serviços de campo, falamos também de relatórios fotográficos e check-list. Quanto coisa para preencher, arquivar e pesquisar depois, não?

Mas fica frio, muitos problemas dessa vida não tem solução, mas graças a Field, esse será um a menos na sua prestadora.

Resolva!

Você deve ter noção do quanto esses desafios impactam sua produtividade. E se ainda não tem, temos o pensamento de que só terá noção, a partir do momento que resolvê-los e ver seus resultados te surpreenderem.

Não é preciso ter uma solução para cada desafio citado acima.

Na verdade, a solução é uma só, apenas as ferramentas que são exclusivas, de acordo, com a necessidade de cada processo. E claro que envolve tecnologia. Prática, resolutiva e sem alto custo.

Sua prestadora já se modernizou a ponto de aderir um sistema de gestão de equipes de campo?

Vai ver que é por isso que esses desafios ainda fazem da sua rotina. Lógico que superar metas é um conjunto de ações, principalmente por uma liderança ativa.

Se você chegou até aqui, talvez esteja passando por desafios intensos. E não queremos que nossa conversa termine por aqui. Reforçamos ao longo do texto que temos a solução e não vamos te deixar a ver navios justo agora. Por isso, vem saber mais aqui no nosso site: www.fieldcontrol.com.br.

O sistema de gestão de equipes de campo Field Control  pode te ajudar a superar esses problemas e muito mais. A ir além das das suas expectativas. Vem com a gente. Pegue um café que estamos te esperando.