Importância da manutenção preventiva de ar-condicionado

A importância da manutenção preventiva de ar condicionado é baseada em evitar problemas no aparelho. E mais ainda, na saúde das pessoas que circulam no ambiente. Portanto, faz parte dos itens básicos de qualquer local que tenha o aparelho. Seja residencial, seja corporativo.

Normalmente, todos deixam para fazer a manutenção do ar-condicionado quando algum problema surge. Os mais comuns são: como mau cheiro, dificuldade de resfriamento ou vazamento. O ideal é focar na manutenção preventiva do aparelho.

Se precisar construir um plano, a Field mais que apoiar, te orienta sobre como proceder: 6 etapas para um plano de manutenção preventiva.

Além de evitar altos custos na manutenção corretiva, garante uma vida útil prolongada do seu ar-condicionado. Como é considerado um bem durável, quanto mais preservado, mais longa será a vida plena daquele aparelho.

Entenda nas próximas linhas mais justificativas sobre porque manter uma rotina de manutenção.

Importância da manutenção preventiva de ar-condicionado

Com a manutenção de ar-condicionado devidamente feita no aparelho, não haverá problemas com a qualidade do ar. Por isso, é importante fazer a limpeza do filtro.

Sem a higienização, o ar-condicionado é um ambiente propício para o desenvolvimento de mofo e bactérias. Como resultado, pessoas podem desenvolver problemas alérgicos e respiratórios. Você pode se informar melhor sobre o tema aqui: Problemas de saúde e limpeza de ar condicionado.

Precisa de mais motivos? Aí vão eles:

  •  Em qualquer aparelho,  a manutenção preventiva garante o aumento da vida útil. Isso diminui os problemas e evita desgastes desnecessários de peças. E consequentemente, a troca de aparelho;
  • O ar-condicionado, naturalmente, gasta bastante energia. E aparelhos que recebem manutenções periódicas precisam de menos esforço. Certamente, sendo mais eficientes e gastam menos energia.

Existem diversos tipos de manutenção. A Field te garante que a preventiva é a melhor. Gasta menos. E evita chamadas de última hora. E até peças que podem ser um custo alto. Ou seja, tem um ar-condicionado? Contrate uma empresa especializada.

Quer comparar uma a uma? Tudo bem, temos conteúdo para isso:

Quando preciso fazer a manutenção de ar condicionado?

Tudo depende da frequência do uso. Quanto mais utilizado, maior a necessidade de manutenção preventiva. Em ambientes corporativos, onde o uso é intenso, é aconselhável a limpeza semanal dos filtros. Além disso, existem outros itens. Não esqueça dos filtros de Vitamina C e de Carvão e a serpentina. Esses devem ser trocados a cada seis meses.

E fique atento quando ao PMOC. Quando o plano não é aplicado, a multa é bem salgada: PMOC: o que é e as melhores ferramentas.

A limpeza constante dos gabinetes e grelhas acontece para que não haja redução do fluxo de ar. Ainda, mantém a eficiência da capacidade de funcionamento do ar-condicionado. Essas duas peças acumulam muita poeira. Se não sofrerem limpeza constante, causam danos à saúde.

Fazer a manutenção preventiva vai garantir melhor qualidade do ar no ambiente. Consequentemente, mais eficiência do aparelho, que funcionará melhor. E como resultado, a sua conta de luz irá agradecer.

Será que te convencemos até aqui sobre a importância da manutenção preventiva de ar-condicionado?

Como devo limpar?

Alguns itens da manutenção de ar condicionado podem ser feitos sem a necessidade de um especialista:

  • A poeira nos gabinetes e grelhas pode ser retirada com um pano ou flanela umedecida;
  • Nunca utilize álcool ou outros produtos que contenham solvente, que podem danificar o aparelho. Apenas água é suficiente;
  • A troca de pilhas também pode ser feita;
  • É possível fazer a limpeza dos filtros. Basta retirar o painel frontal do aparelho de ar condicionado. Em seguida, limpe com um pano seco. O filtro está muito sujo? Use um pano com água morna para a limpeza;
  • É importante retirar o filtro da máquina e lavá-lo com água morna. Entretanto, jogue a água sempre no sentido contrário da entrada de ar. Não se deve utilizar aspirador. Ou mesmo qualquer produto químico. Depois de lavado, seque o filtro naturalmente. Depois, basta recolocá-lo no aparelho e fechar o painel.

O manual de cada equipamento explica muito bem as manutenções preventivas. Dessa forma, seguindo as regras, os problemas serão reduzidos e gastos extras evitados.

Alguns itens do aparelho requerem mais atenção e cuidado, como a serpentina, que é o trocador de calor, capacitores e sensores. Para isso, acione sempre um profissional qualificado e credenciado. Se o ar condicionado ainda estiver na garantia é importante acionar o serviço oficial. Assim, o aparelho permanece na garantia.

Para saber mais, confira: Garantia dos serviços prestados, como se prevenir?

Cuidado com os homens da lei: reforce a importância da manutenção preventiva 

Você conhece a lei de número 13.589, publicada em janeiro de 2018? Ela indica que todos edifícios, públicos ou privados tem a obrigatoriedade de fazer a manutenção dos sistemas de ar condicionado. Para as empresas é mais um ponto de atenção.  Certamente, mais um motivo para manter o sistema de ar condicionado em ordem.

Por contrato, algumas empresas têm equipes terceirizadas. Elas realizam a manutenção ar condicionado. Até mesmo as manutenções mais simples e preventivas. O trabalho realizado por técnicos que prestam serviços externos pode ser facilitados por meio de aplicativos e sistema web. Já pensou em usar a tecnologia como solução dos problemas de produtividade?

Com isso, os gestores podem fazer toda coordenação dos chamados. Dessa forma, todos os clientes ao solicitarem visita técnica recebem atendimento. E não é qualquer um. Em outras palavras, a organização passa a reinar na sua prestadora. Além de evitar atrasos. E descontentamentos com atendimentos fora de hora.

Entre as soluções, a Field Control oferece aumento de produtividade para essas equipes que fazem manutenção. Isso acontece a partir de uma visão de todos os técnicos em um único painel.

Com isso, o gestor pode coordenar os chamados a partir da habilidade de cada profissional. Tudo isso de acordo com a demanda. E promove maior satisfação entre os clientes atendidos.

Que tal fazer uma demonstração agora mesmo? Clique no link a confira a experiência. Temos o poder de mudar a realidade da sua empresa: AGENDAR DEMONSTRAÇÃO GRATUITA.

Para mais dicas sobre gestão e aumento da produtividade, confira nosso canal: Field Control no YouTube.

Equipe Field Control

O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.

Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a utilizar esse site, entenderemos que você concorda com isso. Visite nossa Política de Privacidade