3 passos para automatizar a inspeção de qualidade

Se você quer que seu restaurante ofereça um alimento de qualidade ao seu cliente, uma etapa é indispensável: a inspeção de qualidade. Além de garantir o atendimento à legislação, é a partir dela que você mantém o padrão de qualidade para tornar o seu restaurante referência e igualar o atendimento de todas as suas unidades.

A inspeção de qualidade pode ser considerada o início da gestão de qualidade eficiente. Se realizadas regularmente, formam os indicadores de sustentabilidade para uma tomada de decisão alinhada às estratégias do negócio.

 

Mas o que é, de fato, a inspeção de qualidade?

São processos que servem para determinar se um produto ou processo atinge parâmetros de qualidade pré-estabelecidos. De acordo com o site do INMETRO, as inspeções de qualidade incluem “o ensaio de produtos, materiais, instalações, plantas, processos, procedimentos de trabalho ou serviços, durante todos os estágios de vida desses itens e visam a determinação da conformidade em relação aos critérios estabelecidos por regulamentos, normas ou especificações, e o subsequente relato de resultados”.

Em restaurantes e food services, a inspeção de qualidade deve ser feita regularmente e fazer parte da rotina de trabalho. Só assim é possível garantir que seu cliente receba um produto sempre com o mesmo alto padrão e qualidade para consumo.

Neste artigo você vai conhecer os três passos para automatizar a inspeção de qualidade do seu restaurante, garantindo a fidelização dos seus clientes e a vantagem em frente aos seus concorrentes.

 

Conheça o passo a passo para automatizar a inspeção de qualidade do seu estabelecimento

1. Mapeie objetivos e oportunidades

Antes de automatizar a inspeção de qualidade do seu restaurante, é importante levar em conta os objetivos e oportunidades para o seu estabelecimento.

A inspeção de qualidade pode trazer inúmeros benefícios, como:

Aumento da valorização da marca pelo seu cliente

Caso seu restaurante tenha mais de uma unidade, o cliente terá a mesma experiência em todas as unidades graças à inspeção e controle de qualidade. Sem dúvida, seu cliente vai querer ter o mesmo alto padrão de qualidade todas as vezes que visitar alguma das unidades do restaurante. Caso você só tenha uma unidade, a inspeção ainda é muito importante para padronizar a experiência do seu cliente, todas as vezes que ele visitar seu negócio.

A comunicação omnichannel também é muito importante para manter o padrão entre as unidades, ou mesmo em somente um restaurante. Para entender mais sobre omnichannel, clique aqui.

Gestão de unidades

Como falamos no último item, além de manter o padrão em todas as unidades, a inspeção vai auxiliar você a encontrar pontos de melhoria para a padronização;

Gestão de fornecedores

Ao realizar a inspeção de qualidade, você tem maior controle sobre a qualidade dos alimentos entregue por seus fornecedores, e pode realizar melhorias conforme necessidade;

Redução de custos

Você pode evitar gastos necessários ao realizar a inspeção de qualidade dos alimentos regularmente, com foco em pouco estoque e redução de desperdício.

Analise os itens acima e verifique o que se aplica ao seu negócio para poder seguir para o próximo passo: o planejamento.

 

2. Identifique parâmetros e faça um planejamento detalhado para a inspeção de qualidade

Identifique os processos de inspeção de qualidade dentro do seu restaurante e, após isso, faça um planejamento detalhado, definindo:

  • Tipo de inspeção que será realizada (como por exemplo, por atributos, por variáveis ou por amostragem);
  • Quem será a pessoa responsável pela inspeção;
  • Qual material será utilizado na inspeção;
  • Tipo de produto;
  • Quantidade que deve ser inspecionada desse produto, e todas as demais ações que devem constar na inspeção de qualidade.

Verifique todas as etapas que podem provocar alterações nos parâmetros de qualidade estabelecidos. A partir disso, implemente processos de inspeção determinados para cada uma dessas etapas, a fim de garantir que tudo saia de acordo com as características determinadas para o produto.

Algumas dicas de inspeções são: recebimento de alimentos matérias primas, inspeções no estoque e envio ou entrega do alimento.

Assim que você tiver o planejamento concluído, é hora de passar para a última etapa: abandonar de vez planilhas manuais e utilizar um software para automação.

 

3. Não faça esse processo no manual! Conte com um software!

Você já deve saber que gerenciar a qualidade em um restaurante não é tarefa fácil; mas, ela pode se tornar mais simples se você investir em automação.

Minha dica é: invista em um sistema que permita mensurar e avaliar os resultados das suas inspeções, trazendo eficiência para a coleta de dados e tendo indicadores em tempo real que auxilia na diminuição de riscos nos processos.

Assim, você pode ter histórico de dados das suas inspeções e realizar acompanhamentos de inspeções diariamente de forma simplificada e de fácil acesso.

Com o CLICQ, você encontra diversos padrões de checklist e pode tirar fotos como evidência das inspeções e anexá-los. Além disso, é possível gerar relatórios para auxiliarem na tomada de decisão e planos de ações, garantindo a qualidade e segurança da sua operação.

Ah, e sabe o que é melhor? O aplicativo é totalmente customizável. Ou seja, você pode adaptá-lo completamente conforme as necessidades da sua empresa. Clique aqui pra saber mais sobre a solução CLICQ.

 

Conclusão

A inspeção de qualidade é um conjunto de processos fundamentais para garantir que o seu cliente receba a refeição sempre em um padrão pré-definido de qualidade. Sem a inspeção, é difícil garantir que seu produto esteja sempre de acordo com parâmetros pré-estabelecidos.

Para tornar as inspeções ainda mais assertivas e possibilitar que elas sejam realizadas de forma rotineira no seu restaurante ou food service, certifique-se de contar com um software ou aplicativo para facilitar a realização dessas inspeções. Processos manuais com planilhas podem tomar bastante tempo, e tempo é precioso, ainda mais gerenciando empresas com tantos processos importantes como um restaurante.

Agora que você já sabe como automatizar a inspeção de qualidade do seu restaurante, clique aqui para acessar o blog PariPassu e conferir mais conteúdo bacana sobre automação e gestão da qualidade.

Equipe Field Control

O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.

Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a utilizar esse site, entenderemos que você concorda com isso. Visite nossa Política de Privacidade