Atenção, gestores e técnicos que atuam com climatização: este texto é exclusivamente para vocês! Prepare-se para a nossa conversa sobre o sistema HVAC. E mesmo se você não atua com o segmento de refrigeração, é mais que bem-vindo também. Afinal, adquirir conhecimentos nunca é demais em um mercado tão competitivo.
Neste texto, você vai aprender o que é HVAC, como funciona e como auxilia no dia a dia da sua prestadora e óbvio, aos seus clientes. Para se ter uma ideia da importância, existem feiras exclusivas sobre o sistema. E o Brasil é responsável pela maior da América Latina, a Feira Internacional de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento do Ar (Febrava).
O significado do sistema, como a maioria da prestação de serviço, é em inglês. As letras são a abreviação das seguintes funções:
- H – heating;
- V – ventilanting;
- AC- air conditioning.
Agora, na nossa língua tupiniquim, a tradução clara, literal e que é ideal para o sistema é AVAC – Aquecimento (A); Ventilação (V) e Ar condicionado (AC). Mais adequada para a nossa realidade, não é mesmo? Mas aqui, a Field seguirá o panorama mundial e a explicação será como HVAC. Esperamos que você não se importe.
Agora que já explicamos de forma literal, vamos partir para a parte técnica. Na prática, o HVAC é um sistema que impacta diretamente as pessoas que circulam pelo ambiente climatizado. O objetivo principal é garantir que o conforto devido ao ajuste térmico desses três mecanismos que representam a sigla.
Sobre o conforto térmico, se esse termo te intriga, explicamos já o que é: nada mais que proporcionar bem-estar. Quem nunca, em um dia de mais de 35 graus, entrou em um estabelecimento e o clima estava bem agradável a ponto de amenizar a alta temperatura e até mesmo problemas de saúde, como baixa pressão, por exemplo?
Como funciona o sistema HVAC
Cada mecanismo tem uma funcionalidade diferente e quando integrados, proporcionam um funcionamento adequado e esperado do aparelho. E não para por aí… para proporcionar a sensação esperada pelo conforto, te daremos mais alguns motivos para a implementação desse formato na sua equipe. Em cidades cada vez mais poluídas, filtrar o ar do ambiente é extremamente importante, principalmente para quem sofre de problemas respiratórios, eliminando bactérias responsáveis por mofos e fungos. Claro que é sempre bom ter cuidados extras para não afetar a saúde de ninguém. E se quiser saber qual é a relação, a Field te explica em outro blogpost: Problemas de saúde e ar condicionado: qual a relação?.
Nas indústrias, é possível adequar o conforto por meio de equipamentos HVAC. E se quiser saber mais sobre a manutenção industrial, te contamos tudo e mais um pouco no link: Maneiras de realizar manutenção industrial. Os clientes industriais da prestadora e que ainda não atuam com esse tipo de sistema pode receber a sugestão da sua equipe técnica. Para isso, basta treinar os técnicos para a instalação, operação e manutenção do sistema.
Quem utiliza?
Estruturas como edifícios, hospitais, escolas, universidades, shoppings estão adequados a ter aparelhos de sistema HVAC. Grandes marcas reconhecidas no mercado já tem esse modelo de fabricação. Mas o funcionamento é bem importante em instituições de pesquisas que necessitam de ambiente climatizado para os componentes, instrumentos e componentes químicos.
Filtros de ar: tão importantes quanto você pensa
Os filtros de ar são base do funcionamento do HVAC. A troca deve ser feita periodicamente para proporcionar o esperado conforto térmico que o HVAC oferece. Cada equipamento demanda de um modelo de acordo com a fabricação. Por isso, uma agenda digital com todas as manutenções preventivas programadas é fundamental para atender bem esse cliente. Outro processo que você pode incluir na sua prestadora é o estoque. Isso mesmo. Não dependa do mercado para atender a demanda de um cliente. Você não precisa ter uma galpão extra na sua sede. Ter as peças e filtros mais utilizados nas manutenções preventivas e até as corretivas, garante um atendimento imediato e que realmente a visita será realizada. Se não te convencemos agora, te propomos uma reflexão maior aqui: Estoque de peças: vale a pena?.
Para oferecer e implementar o HVAC na sua prestadora, fique atento
Além de oferecer treinamento técnico ao seu time, como já citamos, ao decidir implementar o atendimento ao sistema HVAC, é preciso ter processos e ferramentas muito bem organizados e, se puder, integrados. Isso mesmo. Sua prestadora pode muito bem atender não apenas esse sistema, mas outras demandas de climatização como instalação de equipamentos, manutenção corretiva e preventiva de aparelhos mais populares.
E ainda tem também o controle de estoque. Acha que não vai dar conta? Claro que sim! Você pode e merece sempre ter uma produtividade cada vez mais alta.
Se você vê outras prestadoras de climatização cada vez maiores e atendendo mais visitas, o segredo é a organização e uma gestão na palma da mão, literalmente. E isso não é coisa de vidente. É a tecnologia pura e real.
A Field sabe e entende o quanto é difícil dar conta da equipe que fica na rua, direcionar o chamado para o técnico mais adequado, atender os clientes questionando sobre a hora da visita, abrir as ordens de serviço e arquivar as do dia anterior. É muita coisa para uma pessoa só, realmente.
Você já pensou ou até pesquisou como aliviar essa rotina e até como a tecnologia pode te ajudar? A gente sabe que existe waze para otimizar as rotas, que o excel está aí firme e forte nas planilhas para relatórios, mas nada disso é automático e como não são integrados e não geram nenhum histórico.
Então, Field, o que você quer eu faça?
É a pergunta que apareceu na sua mente agora? Não temos o poder de ler pensamentos, mas… temos o poder de mudar a sua realidade.
É possível você saber:
?Aonde estão seus técnicos em tempo real, a rota traçada e histórico do caminho percorrido;
?Ordem de serviço digital compartilhada com o técnico que será direcionado para a visita;
?Indicar ao cliente a hora exata que o técnico chegará ao local (o que reduz as ligações e índice de reclamação);
?Produz relatórios de forma automática com número de visitas, tempo de atendimento, chamadas impedidas de serem realizadas, peças trocadas, e qual técnico que atendeu mais e menos chamadas;
?Painel de controle que indica ao vivo e a cores as visitas que estão em andamento, com impedimento e as agendadas.
Não estamos viajando não. Tudo isso é realidade e já é utilizado por milhares de prestadoras de diversos segmentos, inclusive, climatização.
Essas funcionalidades e mais outras fazem parte de um sistema de gestão de equipes externas, nada mais, nada menos que chamado de Field Control. Tchanammm, agora você sabe o que nós somos!
O que queremos com isso?
O nosso objetivo é facilitar sua vida, dos técnicos e proporcionar uma alta produtividade que irá refletir em qualidade de atendimento diretamente para seu cliente. O sistema tem uso fácil e nosso time acompanha passo a passo os primeiros dias de uso e está sempre apostos para qualquer nova inserção ou necessidade que a prestadora tenha durante a experiência. O Field Control foi tão pensando na prestação de serviços do Brasil, que o valor é de acordo com o número de técnicos, o que não gera nenhum impacto no seu fluxo de caixa, afinal, nosso foco é que ele fique cada vez maior, ao passo que você atenderá mais chamadas em menos tempo.
Assim, fica fácil aderir atendimento de sistema HVAC e muitos outros.
E queremos tanto que isso aconteça, que sua prestadora pode agendar uma demonstração sem custo. Nessa atividade, você testa todas as funções, se adapta ao nosso sistema que é muito fácil e os técnicos também, já que eles utilizam um aplicativo e você como gestor também. Lembra de ter a gestão na palma da sua mão?
Então, vamos deixar aqui o convite para sua demonstração. É só acessar a página: AGENDAR AGORA.