Não basta atuar com aluguel, é preciso saber controlar onde estão e como gerenciar o uso. Não que você desconfie dos seus clientes, mas como o bem material é sua propriedade, se precaver é importante, não é mesmo? Por isso, a Field vai te orientar sobre locação de máquinas e equipamentos. A nossa abordagem será em dois tópicos: porque o controle deve ser feito e como.
Atuar com aluguel de maquinários pode ser uma boa opção de renda. Algumas pessoas têm empresas que trabalham 100% nela e outras já fazem essa locação como uma segunda renda.
Não importa o seu caso. O que realmente é importante e que deve ser levado em conta é como o controle dos seus equipamentos é feito.
Já pensou nisso? Já teve algum prejuízo ou algum caso que te tirou o sono?
É, empreender não é fácil, tem problemas, dá trabalho, mas se adequando e implementando algumas ações, é possível deitar no travesseiro sem precisar contar carneirinhos. E ainda, ter um fluxo de caixa adequado para as despesas e também lucro.
Por que ter controle de locação de máquinas e equipamentos?
Bom, existem as máquinas e equipamentos de valores baixos e as de valores bem altos. Sim, que pode ser até astronômicos.
Muitas empresas de locação começaram do zero e tiveram que se esforçar muito para ter o patrimônio que tem hoje.
Não queremos desmerecer nenhum caminho traçado até aqui, ok?
Só queremos reforçar que sua atividade não pode ser revertida em prejuízo. Afinal, um dos principais objetivos de todo negócio é o lucro. E evitar ao máximo ter dívidas, mesmo as que não são causadas pela empresa, mas por terceiros.
E então, como fazer isso? Protegendo seu patrimônio, é óbvio. E como assegurar essa proteção? Com controle!
Parece bem simples lendo assim na teoria. Mas temos a noção que na prática o bicho pega (e pode até rosnar em alguns casos).
O controle pode ser feito de diversas formas.
Fica à sua escolha aderir todas elas ou apenas uma. O que importa é que você saiba sobre suas máquinas e equipamentos: onde estão, as formas de uso e como estão sendo manipuladas.
Orientações sobre controle de locação de máquinas e equipamentos
Organização
Tenha tudo muito bem organizado!
Ordem de serviço, contratos, contatos dos clientes e outras informações que a sua gestão considera relevantes.
Saber quando começou, quando vai terminar e se há possibilidade de renovação de contrato te dá condições de ter métricas sobre o seu negócio.
Caso seja algum equipamento que demande tempos de locação por períodos ou atividades como uma semana, quinze dias, você pode formar uma fila de espera.
Nesse meio tempo, você já pode fazer os contratos, instruir o uso (logo vai saber porquê) e o melhor, saber que o rico dinheirinho está entrando no caixa.
Ah, claro que existe inadimplência. Mas é possível reverter essa situação. Para saber como, confira as dicas da Field no conteúdo: Cliente inadimplente: como reverter a situação.
Para organizar melhor seus processos, fica a dica:
- Contratos e serviços avulsos: tipos de prestação de serviços;
- 5 exemplos de planilhas para prestação de serviço.
Deixe o excel de lado e use a tecnologia
É muita coisa para dar conta.
E ter o controle de tudo, quando se faz à mão, realmente fica inviável e bem difícil.
Quando se trata de controle de locação de máquinas e equipamentos, quanto mais fácil o acesso, melhor.
Vai que um cliente liga, perguntando alguma informação da máquina. Você tem que parar tudo e ir até a velha estante, mergulhar nas pastas e plásticos, encontrar a do cliente e ainda ler onde está o dado que ele busca.
Até aí já a pessoa ficou no telefone uns 15 minutos. Se coloque no lugar dele.
Por isso, automatizar esse processo é uma boa. Todas as informações ficam ali no seu notebook.
Caso falte energia ou tenha algum problema na conexão da internet, o acesso pelo ser pela sua internet móvel no próprio smartphone. Ou seja, desculpa para fazer um bom atendimento não tem.
Número de série, modelo, marca e até observações são alguns dos tópicos a serem preenchidos.
Nas observações podem ser incluídas as manutenções necessárias, trocas de peças e até os reparos.
Com isso, o aparelho terá um documento digital, com tudo o que precisa para se manter em pleno funcionamento, com um histórico detalhado.
E você já pensou o quanto é importante ter um inventário? Caso sua resposta seja não, chegou a hora: Porque ter um controle de inventário de máquinas e equipamentos.
Como implementar sistema de gestão para controle de locação de máquinas e equipamentos
Um: escolha um sistema que atenda todas as suas necessidades. Aqui mesmo te damos uma sugestão: Field Control.
Depois, saiba como funciona. Vamos te um spoiler por aqui. Afinal, queremos que você atinja seus objetivos (não importa quais forem) e que seu negócio cresça cada vez mais.
Isso vai acontecer quando? Você eliminar todos os processos da era da caverna e embarcar na tecnologia. O resultado será a eliminação de erros, burocracias que ficamos presos por anos, mas que pode ser muito bem substituídos ou até mesmo dispensados de vez.
No sistema, já tem prontíssimo um campo de equipamentos. Nessa ferramenta, é possível cadastrar os equipamentos apenas acionando um botão. Quer mais praticidade que essa? Não existe.
A inclusão dos equipamentos pode ser de forma manual ou até mesmo por meio de QR code, que são aqueles códigos de barras bidimensionais que podem ser escaneados para leitura e informações e dados complementares por meio de smartphones.
Não importa o número de equipamentos ou máquina que cada cliente tenha. É possível incluir vários no mesmo cadastro de um único cliente.
Por mais que a gente escreva, explique e dê um passo a passo, nada melhor do que visualizar literalmente como é feito o controle de locação de máquinas e equipamentos em um sistema de gestão.
Então, dê o play no vídeo logo abaixo. Você vai sacar que é muito mais simples do que parece:
Conheça seus clientes (desde os novos aos mais antigos)
Quem aciona a sua locação de máquinas e equipamentos e para qual finalidade?
Sim, esses dados são importantes. São essas pessoas/empresas que bancam seu negócio. Não tem como negar.
E ajuda ainda como vender mais e melhor, fazendo com que o foco das suas ações sejam focadas para um público só.
Existem peculiaridades sim. Mas chegar junto do público que mais te contrata garante um crescimento na produtividade acima da média.
E olha que produtividade a Field entende muito bem. Quem utiliza nosso sistema de gestão tem um aumento considerável, chegando em torno de 40%. É muito coisa, neh? Não tem como negar.
Se tiver aquela pulga atrás da orelha, corre aqui que ela vai embora rapidinho e você tira todas suas dúvidas: App ordem de serviço pode aumentar a produtividade em 40%.
Ainda sobre atendimento ao cliente, chegue mais:
- O que é e como fazer um follow-up para seus clientes?;
- Descubra o que seu cliente realmente quer;
- Valor para o cliente: como entregar o mais rápido possível;
Vá além e oriente sobre o uso
Não oferece apenas o equipamento. Dê uma aula sobre o uso. Pense que muito da conservação de um aparelho depende da forma como é manuseado.
E como ele é propriedade da empresa, qualquer problema que envolve conserto ou troca de peça entra como prejuízo, não apenas pela execução desses tipos de serviços, mas também por ficar fora do circuito de locação enquanto está sendo reparado.
Sem contar que sabendo usar bem, o cliente terá um resultado melhor. E cliente feliz é cliente satisfeito e sai por aí falando bem do seu serviço.
E pasme! Mesmo na era da internet, as recomendações de produtos e serviços por amigos e familiares são as que mais contam na tomada de decisão do consumidor.
Então, foque no bom atendimento desde o primeiro contato até o enceramento do contrato (eita que até rimou).
Como queremos que você termine essa leitura muito bem informado e com novos conhecimentos, vão aí mais sugestões de conteúdo:
- Jornada do cliente: entenda como vender serviços;
- Como atrair mais clientes no serviço de campo;
- Como fazer um bom atendimento e encantar o cliente?
É hora de dar … até breve!
É isso, aí caro leitor, cara leitora. A Field espera que esse texto traga alguma luz na sua gestão. E se for um efeito de iluminação gradativo, ficamos mais felizes ainda.
Nosso objetivo é que a prestação de serviços no Brasil seja cada vez melhor e mais eficiente, com redução de alguns problemas que empatam nossa produtividade e até mesmo a qualidade de atendimento dos clientes, a razão de existência das empresas.
Além dos nossos conteúdos aqui do blog, você pode acompanhar a Field em diversos canais como YouTube e também instagram.
Nos encontramos lá!