Manutenção preventiva de cozinha industrial: como implementar

Quase tudo precisa de manutenção para manter-se em pleno funcionamento. E com a cozinha industrial, não seria diferente. Como existem diversos tipos de manutenção e a cozinha é parte fundamental para muitas empresas, neste texto a Field vai abordar a manutenção preventiva de cozinha industrial, como foco na contenção de gastos e paradas repentinas de equipamentos essenciais para a operação.

As cozinhas industriais são diferentes desses espaços que temos em casa. Com produção de alimentos em alta escala, a utilização de recursos profissionais e equipamentos de alto padrão são necessários para atender a demanda individual de cada empresa, instituição ou até mesmo fabricantes da indústria alimentícia.

Além da produção de alimentos em si, na cozinha industrial também são realizadas:

  • Higienização dos alimentos;
  • Refrigeração;
  • Cocção;
  • Pré-preparo.

Para que nada seja entregue fora do prazo, a manutenção preventiva de cozinha industrial precisa ter um plano e você vai entender o porquê agora.

 

 

O que é manutenção preventiva?

A manutenção preventiva é uma ação que, como diz o nome, previne interrupções, trocas de peças que não estavam previstas e aparadas que afetam toda a produção.

Imagine você um hospital que produz refeições para os pacientes e que para a produção porque um dos equipamentos essenciais deixa de funcionar? Ou até mesmo uma fábrica que produz matéria prima perecível, com prazo de entrega para aquele dia e que por algum motivo, o forno não esquenta.

Dependendo do contrato, implicações como pagamento de multa podem acontecer, além da perda de pontos com o cliente que também precisa daquele produto para atender outras pessoas. Ou seja, é uma rede que não pode parar, já que um simples equívoco afeta muitas empresas e indivíduos.

 

Manutenção preventiva de cozinha industrial: como implementar

 

Tenha um planejamento

Cada equipamento, independentemente da marca, tem um manual e instrumentos para maior prevenção e conservação. Seguir essas orientações é o primeiro passo. E cada um deles exige também a prevenção. O calendário da manutenção preventiva de cozinha industrial precisa respeitar alguns aspectos como:

  • Frequência de uso;
  • Importância. Por exemplo, sem ele nenhum outro processo de produção vai para a frente;
  • Histórico de paradas repentinas ou troca de peças;

A empresa ou equipe responsável pela manutenção precisa estabelecer um plano que atenda às características do fabricante e também a individualidade de cada cozinha para estabelecer a frequência de aplicar a manutenção preventiva. O importante é realizá-la para que a manutenção corretiva seja aplicada raramente, já que tem custos extras embutidos.

Aprenda aqui mesmo com a Field como construir: Plano de manutenção preventiva: construa um em 6 etapas.

Se você tem uma empresa de instalação e manutenção focada em cozinha industrial, ter uma agenda que organize todas as demandas é fundamental. A organização é um dos fatores chave para a alta produtividade, por isso, preste muita atenção no momento de agendar.

Quanto mais dados internos você tiver e conhecimento de cada cliente, mais assertivos serão os horários, sem deixar ninguém na mão, promovendo qualidade e fidelização de cada contrato assinado.

 

Saiba o histórico de cada equipamento 

Saber o histórico de cada equipamento prevê as falhas. Essas informações podem ser colhidas a cada manutenção preditiva, preventiva e corretiva, por meio de um relatório de visita técnica bem estruturado e que responda questionamentos futuros quanto ao comportamento daquela máquina ou equipamento.

Se você ainda não utiliza esse processo, comece hoje mesmo. Inclusive, anexar fotos antes e depois do serviço executado, comprova que a demanda foi atendida e que as chances de falhas foram reduzidas. Baixe um modelo GRÁTIS clicando no banner abaixo:

 

Localize a equipe externa em tempo real 

Um forno parou de funcionar e há uma enorme expectativa de entrega daquela produção que depende 100% daquele equipamento.

Sua empresa tem capacidade de atender essa chamada em tempo hábil, a ponto do cliente conseguir seguir com o plano de produção do dia?

Para que isso aconteça, além de uma agenda planejada e ter um bom relatório de visita técnica de prontidão, você precisa saber onde cada equipe externa da sua empresa está. Dessa forma, terá condições de direcionar a que está mais próxima ao local e resolver o mais rápido possível o problema do cliente.

Mas, como fazer isso? Um simples rastreador do carro funciona, mas não de forma completa. Esse tipo de controle indica apenas a localização. Entretanto, para que você tenha uma maior efetividade, mais que saber onde a equipe está, ter acesso ao status da visita em que os técnicos estão no momento em que a prestadora recebe as demandas de emergência é fundamental para ter uma previsão de atendimento deste cliente que está passando apuros.

Essas informações, o rastreador de carros não te indica. Mas, um sistema de gestão de equipes externas sim! Além de digitalizar processos essenciais para cumprimentos das manutenções, independentemente de qual seja o tipo, o Field Control indica o status das visitas de cada equipe que você tem na rua. E não importa o número delas, pode ser de 5 a 50.

Com essa informação em mãos, visualizada em um painel de controle que integra um aplicativo utilizado pelos técnicos, o gestor acompanha tudo o que acontece na rua. A tela do seu monitor pode ficar igualzinho a imagem abaixo. Caso mais de uma equipe esteja na mesmo região, você tem condições de analisar qual enviar para o chamado de última hora.

 

manutenção de cozinha industrial

 

Para saber na prática como tudo isso funciona e ter uma produtividade 40% maior da que você tem hoje, entenda como o Field Control funciona, dentro da realidade da sua empresa! O primeiro passo é simples: agendar uma demonstração GRÁTIS com nossos especialistas em gestão:

 

Feito isso, basta ter a organização como sua aliada e se tornar a empresa referência no seu segmento pela agilidade e qualidade dos serviços prestados.

 

Equipe Field Control

O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.

Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a utilizar esse site, entenderemos que você concorda com isso. Visite nossa Política de Privacidade