No segmento que atuamos, precisamos ter estratégias focadas em produtos de marketing para serviço externo. Não tem jeito. Só com um bom planejamento e organização, é possível alcançar uma boa produtividade.
Para isso, desenvolver produtos e serviços de marketing voltados ao que a prestadora oferece no dia a dia, pode ser uma boa jogada para conquistar novos clientes. E até mesmo fidelizar os que já estão com você nessa caminhada.
Não se preocupe, não é preciso ter conhecimentos específicos ou ser um expert em marketing. Basta seguir nossas dicas ou até mesmo, compartilhar as ações que tem feito por aí com bons resultados (é só deixá-las na caixa de comentário ao fim do texto).
Para que você não se sinta perdido sobre o tema, esse texto é o quinto e penúltimo de uma série sequencial sobre marketing na prestação de serviços.
Se quiser acessar os primeiros textos, chega mais no link: série sobre marketing para serviços.
Agora, seguindo nos produtos e serviços de marketing que você pode oferecer, vamos te dar algumas sugestões por aqui.
Claro que o céu é o limite e a prestadora pode sempre inovar com ações baratas e que proporcionem uma retenção de clientes acima da média. E ainda, reforçar o reconhecimento da sua marca por aí.
Estratégias para prestadoras de serviço externo
Estas estratégias podem ser implementadas durante a fase do plano de marketing ou quando surgir aquela ideia na telha. Sabe quando, do nada, surge aquela ideal genial? Então, por que não colocá-la em prática?
O consumidor de hoje busca empresas que proporcionam mais que um serviço de qualidade. Então, mão na massa para ter mais e mais sucesso no negócio.
Uma delas é conhecer muito bem seu cliente. Não só como público-alvo (o que falamos no último texto da série), mas individualmente.
Sim! Você pode promover ações individuais, de acordo com a necessidade de cada um. O efeito surpresa conta muito. Uma empresa sofreu graves danos após uma enchente. Envie sua equipe para checar o que pode ajudar no seu segmento de atuação, sem o cliente pedir.
Produtos e serviços de marketing
A dica aqui começa com o mapeamento do seu segmento. Quais serviços estão dentro do seu escopo de trabalho? Quais podem ser incluídos sem que onere muito o seu orçamento?
Que tal fazer um card com dicas sobre como manter o ar-condicionado limpo e quais produtos pode utilizar para preservar o equipamento?
Se for dar brindes, por favor, pense em brindes úteis para o cliente. Hoje em dia, o que estiver ligado a tecnologia é muito bem-vindo, mas depende bem da grana.
Um carregador portátil com a sua logo marca, uma garrafa de inox para sempre levar na bolsa, um copo retrátil… são itens que farão seu cliente feliz e que levarão o nome da prestadora para diversos lugares.
Campanhas como a Black Friday e datas específicas como início do verão, inverno, para manutenções podem atrair um bom público para a empresa.
Mas faça boas propostas, nada daquelas ofertas que quando se lê as letras miúdas as vantagens somem rapidinho. A pessoa que será impactada por essa ação precisa realmente sentir vantagens ao fechar negócio contigo nessa fase.
Se quiser ir mais além e criar um canal do YouTube com foco na sua área de atuação, seria bem interessante. Só é preciso estar atento a qualidade do conteúdo produzido, não só em relação ao que será divulgado, mas a resolução do vídeo e gravação.
Implemente inovações e divulgue!
Aderiu um novo equipamento, ferramenta ou até mesmo sistema que irá mudar a vida dos seus cliente?
Divulgue, faça barulho. Investir em novas tecnologias que facilitam não só a vida do gestor e dos técnicos, mas também dos consumidores não deixa de ser uma boa ação de marketing. Principalmente, se for para facilitar a comunicação.
Resolver os problemas da casa é também super importante, antes de sair por todos os cantos, implementando estratégias para prestação de serviço de campo focadas no marketing.
Se algo impacta a sua produtividade, como a pontualidade, o foco deve ser aqui, primeiramente, antes de tudo!
E sempre com o olhar nos processos que não impactam seu fluxo de caixa, ter uma gestão eficiente é possível com um sistema de gestão de equipes externas.
Já imaginou seu cliente acompanhando o trajeto do técnico até a casa dele, igual a Uber faz pelo aplicativo? Hoje, sua empresa pode proporcionar essa experiência que será positiva para aquele famoso trio sucesso da prestação: a gestão, o técnico e o cliente.
Tudo isso acontece por meio de um sistema de gestão, que integra uma plataforma web utilizada pelo gestor a um aplicativo instalado no smartphone do técnico.
Todos os processos passam a ser digitais. Entre eles, estão o check-list, ordem de serviço, relatório fotográfico e a localização técnico em tempo real. Fala sério se não é muito inovação para sua gestão?
Como divulgar a adesão de novas tecnologias?
A partir do momento que sua prestadora adere inovação que irá revolucionar a produtividade, com um aumento de 40%, a pessoa responsável pelo marketing ou relacionamento, precisa anunciar aos clientes sobre como será a demanda de visitas.
Uma forma de explicação, seja por vídeo, seja por texto, também é necessária. Assim, os clientes poderão mais que usar a ferramenta, vão passar a entender os benefícios que ela irá proporcionar.
Para clientes com mais dificuldade em tecnologia, uma pessoa pode ficar responsável para explicar como funciona passo a passo.
O técnico pode dar aquela mãozinha durante a visita. Não só sobre como acompanhar a rota que é compartilhada e acompanhada via whatsapp ou e-mail. A avaliação do cliente, que é feita no mesmo app.
Seja mais que visto, seja reconhecido
Que empreendedor não quer ver seu negócio sendo bem falado e avaliado na vizinhança e no mercado? Por isso, falamos tanto aqui sobre algumas estratégias para prestação de serviço de campo.
Além da tecnologia e inovação, tão importantes para você alcançar o sucesso e a produtividade esperados.
Quer saber que sistema é esse? Aliás é O sistema, sim, em maiúsculo mesmo.
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