Como comunicar ao cliente que sua empresa existe?

5 fevereiro 2019

Como comunicar ao cliente que sua empresa existe?

“Quem não comunica, se trumbica!”. Essa frase foi eternizada pelo comunicador José Abelardo Barbosa de Medeiros, mais conhecido como Chacrinha. Apesar de ser uma frase bem antiga e já repetida diversas vezes, continua atual. Ela pode ser transportada para diferentes situaçõe, seja na vida pessoal ou profissional. E claro que também para sua empresa e para sua vida de empreendedor/gestor.  Sendo assim, é importante entender a importância de comunicar ao cliente a existência da sua empresa, quais problemas ela resolve e como pode contribuir positivamente para seu cliente.

No texto de hoje, vamos falar um pouco sobre algumas modalidades de comunicação. O objetivo aqui é comunicar ao cliente que sua empresa existe.

PP e RP

Vamos começar falando de formas de comunicações importantes e já tradicionais. Tanto a publicidade quanto a relações públicas (ou assessoria de imprensa), são formas assertivas. Além de interessantes para comunicar ao cliente a existência da sua empresa. No entanto, são formas de trabalho para empresas mais maduras e com certo poder de investimento. O mercado atual conta com agências de publicidade e de relações públicas totalmente especializadas no segmento PME (pequenas e médias empresas). Então, é sempre válido entender a viabilidade de trabalhar com este tipo de comunicação.

Falando apenas de publicidade, a tecnologia mudou muito a forma de fazer anúncios. Hoje é possível impulsionar anúncios nas mais diversas plataformas – além do offline, como revistas e jornais. Com isso pode-se trabalhar com publicidade nas redes sociais e buscadores, como o Google.

O marketing digital é para todos!

A tecnologia está aí e também pode te ajudar na hora de se comunicar com seu cliente. Com o crescimento do marketing digital também há a possibilidade de trabalhar o PR (relações públicas) de uma maneira mais 2.0, junto a influenciadores, por exemplo. Mas é em outras formas de se comunicar que pode estar o segredo do seu sucesso na hora de comunicar ao cliente sua existência.

#Mídia Social

Antes, vamos fazer uma diferenciação entre mídia social e redes sociais. A mídia social é a mídia em si, como o veículo impresso, TV ou rádio. É o meio. E as redes sociais são as mais diferentes plataformas dentro do universo da mídia social, como o Facebook, Instagram ou Linkedin. Além de ter boa presença nas redes sociais é preciso criar uma estratégia para se destacar em meio a tantas marcas presentes. Um ponto importante é entender quais redes fazem sentido para a sua marca. Crie conteúdos exclusivos, poste regularmente e tenha um estilo consistente de conversa e de postagem. Fale dos seus produtos, mas também traga conteúdo de qualidade que agregue conhecimento e interesse ao leitor.

#SEO

SEO (Search Engine Optimization), também conhecido como otimização de sites, é rapidamente definido como uma forma de aumentar os acessos do site. E hoje é parte importantíssima para comunicar ao cliente mais sobre sua empresa. A melhor do SEO, que é o ranqueamento no Google, pode ser feita em diversos pontos e configurações do site. São mais de 200 regras do Google que precisam ser seguidas. E aqui vale um subtítulo extremamente importante.

#Marketing de conteúdo

Aposte no conteúdo para comunicar ao cliente. Invista na produção de conteúdo de qualidade. Aquele que esclareça dúvidas comuns dos cliente e desenvolva um relacionamento diferenciado entre eles e sua marca. O conteúdo bem-feito, de qualidade, e seguindo uma estratégia de palavras-chaves importantes para sua marca, com certeza fará muita diferença quando os clientes fizerem buscas no Google. É preciso avisar que esta estratégia precisa ser feita com muito planejamento e paciência – sim, os resultados demoram um pouco a aparecer.

#Anúncios on-line

Já falamos dos anúncios tradicionais e citamos os on-line, que são ótimas opções para aumentar a visibilidade da sua marca e comunicar ao cliente sua existência. É possível anunciar com pouco dinheiro e mensurar os resultados, podendo aumentar a verba nos canais que considerar mais rentáveis. Há opções interessantes, como o Google Adwords e plataformas de links patrocinados, além das redes sociais, onde há a possibilidade de fazer posts patrocinados.Comunicação direta com um mailing

Já falamos por aqui do CRM, lembra? Ele é uma ferramenta que pode ser um grande diferencial na hora de comunicar ao cliente. Com esta ferramenta, seu e-mail marketing será cada vez melhor. Além disso, o CRM vai te ajudar na construção do mailing, que nada mais é do que uma lista de contatos (e e-mails). É uma ótima estratégia para comunicar ao cliente as últimas novidades da sua marca, tendo uma comunicação contínua com seu público.

Nunca se esqueça do bom atendimento

Comunicar ao cliente e ao mercado que sua empresa existe é extremamente importante. No entanto, nunca se esqueça da importância que a comunicação e o bom atendimento têm na fidelização desse cliente e, inclusive, para que ele seja um propagador das suas informações, práticas, serviços ou produtos. Quando bem atendido, o cliente se torna um influenciador da sua marca

Se quiser saber mais sobre atendimento, veja em nosso blog como definir metas para atendimento.

por Luiz Freneda, Field Control

Luiz é um dos fundadores e responsável tecnologia da Field Control, que inclui o Aplicativo para celular, Painel de gestão, Site, demais sistemas e agora também o Blog ;)