Estratégias de marketing para prestadoras de serviço

Estratégias de marketing para prestadoras de serviço

É importante entender a forma como a comunicação com o seu cliente acontece na prestadora. Isso inclui, quais problemas você resolve por meio dela e como pode contribuir positivamente para melhorar a vida das pessoas físicas e jurídicas. Você já pensou que estabelecer estratégias de marketing é mais que necessário? Quer saber como? Vem com a Field! 

“Quem não comunica, se trumbica!”. Essa frase foi eternizada pelo comunicador José Abelardo Barbosa de Medeiros, mais conhecido como Chacrinha. Apesar de ser uma frase bem antiga e já repetida diversas vezes, continua atual. Ela pode ser transportada para diferentes situações, seja na vida pessoal, seja na profissional. E claro que também para sua empresa e para sua vida de empreendedor/gestor.

No texto de hoje, vamos falar um pouco sobre algumas modalidades de comunicação, focadas em estratégias de marketing. O objetivo aqui é comunicar ao cliente que sua empresa existe.

 

Estratégias de marketing para prestadoras de serviço 

PP e RP

Vamos começar falando de formas de comunicações importantes e já tradicionais. Tanto a publicidade quanto a relações públicas (ou assessoria de imprensa), são formas assertivas. Além de interessantes para comunicar ao cliente a existência da sua empresa. No entanto, são formas de trabalho para empresas mais maduras e com certo poder de investimento.

O mercado atual conta com agências de publicidade e de relações públicas totalmente especializadas no segmento PME (pequenas e médias empresas). Então, é sempre válido entender a viabilidade de trabalhar com este tipo de comunicação.

Falando apenas de publicidade, a tecnologia mudou muito a forma de fazer anúncios. Hoje é possível impulsionar anúncios nas mais diversas plataformas – além do offline, como revistas e jornais. Com isso pode-se trabalhar com publicidade nas redes sociais e buscadores, como o Google. 

 

O marketing digital é para todos!

A tecnologia está aí e também pode te ajudar na hora de se comunicar com seu cliente. Com o crescimento do marketing digital também há a possibilidade de trabalhar o PR (relações públicas) de uma maneira mais 2.0, junto a influenciadores, por exemplo. Mas é em outras formas de se comunicar que pode estar o segredo do seu sucesso na hora de comunicar ao cliente sua existência. Entre as estratégias de marketing, estão: 

 

#Mídia Social

Antes, vamos fazer uma diferenciação entre mídia social e redes sociais. A mídia social é a mídia em si, como o veículo impresso, TV ou rádio. É o meio. E as redes sociais são as mais diferentes plataformas dentro do universo da mídia social, como o Facebook, Instagram ou Linkedin.

Além de ter boa presença nas redes sociais é preciso criar uma estratégia para se destacar em meio a tantas marcas presentes. Um ponto importante é entender quais redes fazem sentido para a sua marca. Crie conteúdos exclusivos, poste regularmente e tenha um estilo consistente de conversa e de postagem.

Fale dos seus produtos, mas também traga conteúdo de qualidade que agregue conhecimento e interesse ao leitor.

E claro que tem conteúdo sobre esse tema: 4 Principais redes sociais para seu negócio

 

#SEO

SEO (Search Engine Optimization), também conhecido como otimização de sites, é rapidamente definido como uma forma de aumentar os acessos do site. E hoje é parte importantíssima para comunicar ao cliente mais sobre sua empresa. A melhor parte do SEO, que é o ranqueamento no Google, pode ser feita em diversos pontos e configurações do site. São mais de 200 regras do Google que precisam ser seguidas. E aqui vale um subtítulo extremamente importante.

 

#Marketing de conteúdo

Aposte no conteúdo para comunicar ao cliente. Invista na produção de qualidade. Aquele que esclareça dúvidas comuns dos cliente e desenvolva um relacionamento diferenciado entre eles e sua marca.

O conteúdo bem-feito, de qualidade, e seguindo uma estratégia de palavras-chaves importantes para sua marca, com certeza fará muita diferença quando os clientes fizerem buscas no Google. É preciso avisar que esta estratégia precisa ser feita com muito planejamento e paciência – sim, os resultados demoram um pouco para aparecer.

Para ir mais a fundo do tema, confira o texto: Conceito de marketing para serviços externos, o que sabemos até agora?

 

#Anúncios on-line

Já falamos dos anúncios tradicionais e citamos os on-line, que são ótimas opções para aumentar a visibilidade da sua marca e comunicar ao cliente sua existência. É possível anunciar com pouco dinheiro e mensurar os resultados, podendo aumentar a verba nos canais que considerar mais rentáveis. Há opções interessantes, como o Google Adwords e plataformas de links patrocinados, além das redes sociais, onde há a possibilidade de fazer posts patrocinados. 

 

#Comunicação direta com um mailing

Já falamos por aqui do CRM, lembra? Ele é uma ferramenta que pode ser um grande diferencial na hora de comunicar ao cliente. Com esta ferramenta, seu e-mail marketing será cada vez melhor.

Além disso, o CRM vai te ajudar na construção do mailing, que nada mais é do que uma lista de contatos (e e-mails). É uma ótima estratégia para comunicar ao cliente as últimas novidades da sua marca, tendo uma comunicação contínua com seu público.

Quer um passo a passo para implementar tudo isso? Corre para o texto: Marketing digital para empresas: como implementar

 

Nunca se esqueça do bom atendimento

Comunicar ao cliente e ao mercado que sua empresa existe é extremamente importante. No entanto, nunca se esqueça da importância que a comunicação e o bom atendimento têm na fidelização desse cliente e, inclusive, para que ele seja um propagador das suas informações, práticas, serviços ou produtos. Quando bem atendido, o cliente se torna um influenciador da sua marca

Se quiser saber mais sobre atendimento, veja em nosso blog como definir metas para atendimento.

 

 

Mas as estratégias não se resumem apenas ao marketing… a gente sempre fala por aqui sobre a importância de se ter recursos que potencializem os processos e ferramentas utilizados no dia a dia. Não adianta ter uma estratégia de marketing de guerrilha e não fazer a lição de casa de forma completa.

Você pode começar, por exemplo, padronizando o modelo da sua ordem de serviço que deve ser o mesmo para todos os chamados. A Field quebra o seu galho e te oferece um modelo pronto, focado em prestação de serviços. Você pode baixar a sua AQUI. Ah e sem nenhum custo.

E não esqueça dos demais processos. Eles são bem importantes para garantir a qualidade e alta produtividade da sua equipe. Confira mais modelos no texto: 5 exemplos de planilhas para prestação de serviço.

 

Equipe Field Control

O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.

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