Uma das tarefas para ter um bom plano de marketing, é definir o público-alvo na prestação de serviços. Aqui, precisamos entender quem compra nosso serviço para focar em estratégias que realmente impactam a vida dessas pessoas.
Se você já tem um tempo de estrada, fica um pouco mais fácil.
Mas se está começando agora, não desista. Faça esse mapeamento desde já. A Field está aqui para te apoiar em mais uma tarefa, ok?
Reforçando que esta é a quarta matéria de uma série sobre marketing de serviço.
Para conferir as outras, basta clicar AQUI.
E não encerramos o assunto com o tema de público-alvo. Ainda teremos outros para que você aprimore os serviços da sua prestadora e seja referência no seu segmento de atuação.
Para definir seu público-alvo, a melhor forma é a pesquisa.
Não tem como fugir dela. Se a correria toma conta do seu expediente, indicamos que contrate uma pessoa especializada para isso.
Mas querendo ou não, a galera da gestão e até os técnicos podem auxiliar a desenhar quem é essa pessoa que usufrui dos seus serviços, seja ele qual for.
É impossível negar que esse pessoal não conheça os clientes, já que estão cara a cara todos os dias durante as visitas e no atendimento de chamadas.
Como sempre, não vamos te deixar na mão. Se você entende bulhufas de marketing e está se perguntando o que é público-alvo e para que é necessário conhecê-lo, claro que a gente vai te explicar.
O que é Público-alvo?
De acordo com a Rock Content, público-alvo trata-se de um grupo específico de consumidores ou organizações que compartilham um perfil semelhante e por isso devem ser o foco das ações de marketing e vendas da sua empresa, uma vez que estão mais dispostos a adquirir os produtos/serviços que ela oferece.
Por que preciso mapear meu público antes de iniciar minhas ações de marketing?
Sabendo os detalhes sobre os gostos, hábitos e a forma de escolha e tomada de decisão, facilita a adequar uma forma mais direta a um potencial cliente.
Em um mercado tão competitivo, com ferramentas disponíveis e de fácil acesso, seu concorrente pode estar abocanhando um espaço que poderia ser seu.
E quanto maior identificação esse público tiver com sua prestadora, maior a chance de agregar valor ao seu negócio.
Como definir o público-alvo na prestação de serviços?
O que eu devo mapear?
Se o seu público for definido por pessoas físicas e jurídicas, é preciso separar por grupos.
Como são características diferentes para a tomada de decisão, quanto mais detalhes e dados, maior a chance de aderir um discurso assertivo que atinja a todos eles.
Vamos dar algumas sugestões aqui para você. Mas é possível e até necessário ir mais além dessas informações.
Pessoa física
- Idade
- Bairro onde mora
- Quais problemas enfrenta que sua empresa poderia resolver?
- Quais canais e redes sociais acessa?
- Hábitos de consumo (quais eletrodoméstico compra e usufrui)?
Pessoa jurídica
- Idade
- Cargo
- Como busca informações sobre produtos e serviços?
- Quais problemas enfrenta diariamente que sua empresa poderia resolver?
- Quais os sentimentos quando algum aparelho ou sistema não funciona no expediente (ar-condicionado, telefone, internet).
Como colher essas informações?
Quando a prestadora já está em operação, uma das formas é enviar formulários. Esse tipo de questionário pode colher informações necessárias que possam proporcionar melhores estratégias.
Fica aqui o alerta para não distribuirem aqueles testes online gigantes, que ninguém preenche. Seja direto e reto e foque realmente no que é importante para seu negócio.
Se você se encaixa na primeira opção e está com os serviços a todo vapor, pode aplicar esse questionário durante as visitas mesmo.
Mais que avaliar como foi a qualidade de visita, é possível já fazer esse mapeamento de dados.
Como? Muito simples, uma avaliação colhida pelo próprio técnico, ali na frente do cliente, poupa o tempo do cliente e garante que essas informações realmente serão respondidas.
E o melhor a gente te conta agora. Para não perder tempo tabulando as informações, essa forma de avaliação dos clientes tem os resultados todos computados em um único sistema.
Ali, basta fazer um estudo e utilizar os dados com foco nas sua ações de marketing.
Te explicamos.
A avaliação do cliente é apenas um dos diversos processos de um sistema de gestão de equipes externas desenvolvido para facilitar a vida do gestor e de todos os envolvidos na operação, incluindo o cliente.
Você pode incluir as perguntas mais pertinentes para determinados momentos e produzir um novo questionário, sempre que necessário. Se quiser entender um pouco mais sobre o tema, te orientamos aqui: Como a avaliação do cliente pode ajudar no seu negócio.
Depois de definir seu público
Com um público estratégico definido, o marketing mais o setor de vendas do seu time devem se unir e estudar a melhor forma de chegar até esse potencial cliente.
Com os anúncios nas redes sociais, as plataformas permitem segmentar o público que será atingido de acordo com a necessidade do cliente. Então, está esperando o que para partir para o abraço?
A nossa dica é produzir ações nas quais as pessoas deixem algum contato (e-mail ou telefone) ou acessem o site.
Chame a atenção com orientações sobre a sua área de atuação. E outro ponto muito importante é que a qualidade não deve ser apenas das atividades do marketing.
Não adianta exercer todos os tópicos aqui e na hora de agendar uma visita a qualidade de atendimento não ser a mesma. Relacionamento com o cliente deve estar em todas as etapas com excelência.
Por quê?
E se você está se perguntando o porquê a Field resolveu dar esses toques sobre marketing, a resposta é simples: queremos que você apareça, conquiste cada vez mais clientes e agregue muito valor à vida das pessoas que fazem parte da sua empresa e clientes.
Como muitos já sabem, nossa missão é melhorar a prestação de serviços do Brasil. E mais que desenvolver uma tecnologia própria para isso, com todas as necessidades desse mercado tão peculiar, orientamos sobre temas que são poucos discutidos.
Quer conhecer melhor nosso trabalho? Além do site www.fieldcontrol.com.br, estamos também no Youtube, com vídeos rápidos com dicas para otimizar sua gestão.
Venha com a Field, seja diferente e voe cada vez mais alto.