Internet das Coisas melhora os serviços externos?

Para a maioria dos profissionais de serviços externos, estar conectado é essencial para gerenciar chamados de clientes. Felizmente, diversos dispositivos  permitem gerenciar essas operações. Não estamos falando daquele smartphone no seu bolso (ou por onde você está lendo esse texto). Estamos falando do prédio onde você trabalha, o veículo que dirige e o local onde mora. Quase todos os aspectos da sua vida moderna estão conectados e podem ser controlados a partir da internet. E o setor de serviços externos não é exceção.

A Internet das Coisas (do inglês, Internet of Things – IoT) está à frente da evolução da comunicação moderna. É uma expressão que descreve como dispositivos se conectam para coletar e trocar dados, além de analisar esses dados.  A indústria de serviços externos evoluiu junto com a IoT. E com isso conectou dispositivos, aplicativos e plataformas.

Como é o futuro dos serviços externos, graças à internet?  Veremos como ela aborda três pontos-chave: custos, soluções inovadoras e relacionamento com o cliente.

Vem comigo…

Como a internet melhora serviços externos

Redução de custos

Mais conectividade numa operação alimenta um modelo de análise que caça os interesses dos clientes. A habilidade para diagnosticar e resolver problemas antes que eles aconteçam é essencial para economizar tempo (e dinheiro) em serviços externos. Quanto menor o tempo de solução de uma atividade, mais dinheiro é economizado.

Pensando em equipamentos para climatização, por exemplo: o clima é variável. Podemos ter extremos de temperatura muito amplos em poucos dias. Sensores modernos no seu equipamento podem monitorar temperaturas internas enquanto coleta dados da internet. Antes de chamar um técnico para regular a temperatura, o sistema pode ajustar isso automaticamente coletando a previsão do tempo online.

Também pode reduzir gastos com manutenção. Uma das melhores maneiras de economizar gastos (seus e do seu cliente) é reparar o problema na primeira visita. Isso reduz a necessidade de mais chamados e horas de serviço do técnico. Informações em tempo real determinam quais serviços são necessários.

Por exemplo, IoT permite que seu equipamento registre cada vez que ele passou por manutenção. E baseado nas tendências, avisar quando já está na hora de uma revisão. Isso significa que ninguém correrá desesperado para consertar o equipamento quando quebrar,  podendo agendar uma visita antes que o desastre aconteça.

Soluções inovadoras

Diga adeus a modelos padrões de soluções. Ou, pelo menos, vá se preparando. A IoT encoraja empresas a adotar moldes e soluções personalizadas. Nesse modelo, aplicativos e dispositivos são específicos para cada necessidade.

Enquanto mais dispositivos são construídos e conectados à internet, uma plataforma flexível pode gerenciar operações diferentes em um sistema consolidado e centralizado. Usando tecnologia hospedada na nuvem, fornecedores de soluções inovadoras podem atualizar sistemas em tempo real.

Relacionamento com o cliente e a internet

Gerenciamento de valores e pessoal são componentes-chave para alcançar o objetivo maior: garantir satisfação do cliente. Aparelhos obsoletos, falta de dados e muitas visitas ao cliente forçam o relacionamento e seu rendimento.

Com sensores IoT, você pode identificar quedas no sistema e problemas antes que estourem. Esses sensores podem detectar quando uma peça não está funcionando corretamente e enviar chamados para substituir as peças defeituosas antes que alguém precise fazer a ligação.

Por exemplo, sensores IoT podem monitorar o consumo de energia no refrigerador de um cliente. Antes que a geladeira quebre e a comida estrague, você já está ciente que está na hora do atendimento. Você pode se antecipar à situação e notificar o cliente que é chegada a hora de reparos. Clientes podem agendar manutenção quando for conveniente para eles, e evitar o problema de uma geladeira quebrada. Eles ficarão felizes porque não precisarão se preocupar com os defeitos dos seus dispositivos.

Não estamos mais vivendo num mundo analógico. Até as tecnologias de 5 anos atrás são obsoletas diante do que a internet permite hoje.

No seu devido tempo, essa tecnologia irá automatizar decisões e gerar ações corriqueiras sem preocupação humana.

O futuro chegou. E para você? Acesse o site da Field Control e entenda o que podemos fazer pela sua empresa.