Controle de ordem de serviço: o que é como fazer

Não basta emitir esse documento, fazer o controle de ordem de serviço é uma obrigatoriedade para empresas que buscam crescer a cada ano. Aqui na Field a gente nunca cansa de falar sobre ordem de serviço. O motivo? É um documento essencial para a gestão das equipes remotas e organização de tudo o que é feito durante as visitas. E ter um modelo muito bem desenhado e elaborado é garantia de organização e produtividade.

Antes, vamos te explicar do que se trata. A ordem de serviço é um documento no qual se estabelece e orienta sobre todas as ações que serão executadas em determinado atendimento. As OSs, como são chamadas pelos íntimos, carregam todas as informações necessárias para que o cliente seja atendido de acordo com a expectativa e tenha o problema solucionado.

A melhor forma de organização das demandas na prestação de serviços é com a ordem de serviço online. Na verdade, utilizando esse modelo, nem é preciso criar uma organização, pois o sistema faz isso por você. E mais que ter rapidez na busca e acesso às informações desse documento, a sede da empresa de manutenção e instalação fica livre daquelas prateleiras, arquivos, pastas.

O ambiente fica mais agradável e com mais espaço. Sem contar na economia e ainda você torna sua empresa em uma prestadora de serviços sustentável. Não será mais preciso imprimir ou até mesmo solicitar blocos para a gráfica. E se você quiser ir além e saber a estrutura de uma OS, clique no texto: O que deve conter na ordem de serviço?.

controle de ordem de serviço

O controle de ordem de serviço feito digitalmente aumenta a produtividade e evita erros que impedem uma alta qualidade

Como fazer o controle de ordem de serviço?

Mais que eliminar prateleiras, organizar ordem de serviço digitalmente garante uma melhor comunicação entre o gestor e o técnico. Explicamos: assim que uma OS é aberta em um Software para gerenciar prestação de serviços pelo gestor, ela é enviada diretamente para o aplicativo do técnico, com todas as informações necessárias para a realização do serviço. Durante a visita, ela é preenchida no próprio app e todas as informações ficam ali, de forma integrada entre os dois sistemas. Ao fim da visita, o cliente recebe uma cópia por e-mail.

Se você ainda tem dúvidas sobre como funciona, utilize o gerador de OS grátis. Você ainda pode personalizar o documento com o logo da sua empresa e enviá-la diretamente para o cliente. Clique no banner e veja como é simples:

Sempre que sentir necessidade de consultar esse documento, basta ir no sistema e pesquisar pelo número, data ou nome do técnico/cliente, que aparecerá em instantes na tela. Quer mais facilidade que isso?

controle_de_ordem_de_servico_Field_Control

Planilha de controle de ordem de serviço

Por mais que você tenha uma emissão muito bem organizada da ordem de serviço, acompanhar a atualização de cada uma delas até a conclusão daquela demanda solicitada é essencial por alguns motivos. Em primeiro lugar, você consegue saber quantas OS estão abertas no momento e quais técnicos estão responsáveis por ela. Em segundo lugar, em uma única tela, o responsável pela gestão tem condições de acompanhar o processo de cada equipe que está em campo.

Essa simples informação melhora a estratégia de agendamento das chamadas que serão abertas em seguida, evitando atrasos, garantindo qualidade no atendimento e eliminando ao máximo os erros.

Como fazer isso? Em uma planilha com apenas os itens necessários para um melhor controle e com apenas uma rápida olhada, o gestor/a tem condições de tirar dúvidas do time, mas também dos clientes.

Nesta planilha constam os campos do número da OS, data e horário de abertura do chamado, cliente, serviço, tipo de serviço, equipamento, data e hora da visita e alguns outros complementares.

Mas você não precisa fazer a sua planilha. Baixe agora um modelo de planilha de controle de ordem de serviço aqui mesmo. A Field entende tanto de gestão de equipes externas que ouviu as necessidades de muitas empresas de manutenção e instalação e desenvolveu uma para que o desempenho e a produtividade sejam altos nas suas equipes.

Clique aqui neste link e receba no mesmo instante a sua planilha GRÁTIS.

O material é completamente editável para você começar a utilizá-lo no mesmo instante que o receber. Além do controle, a planilha contém uma aba específica que indica a porcentagem do tipo de manutenção (corretiva, preventiva ou corretiva), status dos serviços, assim como a quantidade. Faça download agora e garanta o atendimento de excelência que seus clientes merecem.

O que um sistema de gestão de equipes externas faz além de emitir a ordem de serviço?

Além disso, em outra funcionalidade, é possível saber quais serviços estão em execução naquele momento. E com esses resultados, o gestor pode mensurar como está a produtividade por meio de relatórios produzidos automaticamente.

Tudo o que falamos aqui faz parte do sistema de gestão de equipes externas Field Control. E o controle de ordem de serviço digital é apenas um dos processos oferecidos. Outros essenciais para uma alta produtividade e execução dos serviços com qualidade estão inseridos como:

Tudo isso em um único lugar, com praticidade e sem papel. Nada de perder ordem de serviço ou entregá-la suja ou incompleta para o cliente assinar. Saiba como todos esses processos atuam integrados e como eles juntos aumentam a produtividade de empresas em até 40%. Agende agora sua demonstração grátis: