Controle de caixa nas empresas: por que fazer?

Primeiramente, vamos entender o que é o tal fluxo de caixa, para, então, explicarmos qual sua importância na sua empresa. Basicamente, o controle de caixa é o movimento de entrada e saída de dinheiro do caixa. É uma ferramenta essencial para o seu negócio. Auxilia no controle financeiro, mostrando detalhadamente os valores que entram e saem. Sem contar que é um dos principais processos em um negócio.

E como cuidar do controle de caixa?

Para que seja eficiente, o controle de caixa precisa ter um processo bem rígido e detalhado, registrando precisamente todas as movimentações. Algumas dicas:

• Verificação diária! É isso mesmo, olhe todo santo dia o fluxo de caixa;
  • Tenha um bom gerenciamento do seu estoque – independentemente do ramo da sua empresa e quais materiais você utiliza. Mesmo que sejam produtos para uso diário;
  • Fluxo de caixa é importante, mas não se esqueça do capital giro, extremamente importante para que a empresa continue rodando;
  • Tenha visão para o longo e para o curto prazo. É necessário estar de olho nas movimentações do dia, mas também ter aquela “visão além do alcance”, pensando no fluxo dos dias que estão por vir. Estipular os gastos no fluxo mensal, por exemplo, também faz parte.
  • Busque ajuda de sistemas de gestão financeira ou planilhas. A tecnologia está aí para ajudar, por isso, busque por sistemas que ajudem nessa missão.

Mas por qual motivo o controle de caixa é tão importante

É por causa do fluxo de caixa – e por pelo trabalhão que descrevemos – que o empresário mantém organizada a vida financeira da empresa. Um outro ponto é ficar ciente de todo o dinheiro que entra e sai da empresa, inclusive das dívidas. E tendo todas essas informações é o gestor pode tomar as melhores decisões para a empresa.

Entre elas, como remanejar o dinheiro para o setor que mais precisa. Além disso, o bom controle do fluxo de caixa possibilidade que não ocorram erros, como o não pagamento de fornecedores, impostos e outras coisas que atrapalham o funcionamento da companhia.

E se falhar?

Uma falha no controle de caixa pode causar grandes transtornos para empresa, como juros por contas não pagas e até falta de dinheiro para quitar as principais contas que mantém a operação da empresa, como salários, aluguel, fornecedores, entre outras coisas. Perder o controle de qualquer setor da empresa nunca é bom. Quando o assunto é fluxo de caixa pode ser ainda mais perigoso, deixando a empresa inoperante por perder o controle financeiro.

Utilize sistemas e programas

Hoje, a tecnologia está presente em toda e qualquer operação de gestão de uma empresa. E com o fluxo de caixa não é diferente. Existem diversas ferramentas – pagas e gratuitas – que ajudam o empresário na hora de fazer todo o controle do fluxo de caixa. Algumas até contribuem na construção de demonstrativos financeiros. É importante sempre pesquisar para encontrar a solução que mais se adeque à sua empresa e ao seu bolso.

Outras ferramentas de gestão também podem auxiliar no trabalho de gestão do fluxo de caixa. Se na sua empresa há a necessidade de gerir equipes externas e todo o fluxo de trabalho, há soluções, como a da Field Control. Entre as ferramentas, está o cruzamento de dados, trazendo as informações sobre os trabalhos realizados, agendas e ordens de serviço. Com eles em mãos e o bom trabalho de fluxo de caixa, é possível cruzar as informações e ter um controle ainda mais perfeito.

E como posso te ajudar?

O Field Control é um aplicativo para prestadores de serviços externos. Você acompanha todo o trabalho em tempo real. Ainda, aumenta a produtividade da equipe e facilita a comunicação entre técnicos e gestores. Comece agora a melhorar a gestão da sua empresa. A tecnologia que integra o aplicativo utilizado por técnicos de equipes externas e um sistema web para os gestores foi desenvolvida para aumentar a produtividade.

Outro objetivo é elevar a qualidade de serviços prestados no Brasil. Empresas prestadores de serviços dos segmentos de climatização, dedetizadoras, desentupidoras, provedores de internet, manutenção de eletrodomésticos, manutenção de elevadores, segurança eletrônica e telecomunicações estão aptas para o uso.