Formulário de equipe externa: como está o seu?

O formulário de equipe externa é uma ferramenta eficaz para todo o trabalho conduzido na visita de campo.

Você, como gestor, já parou para pensar se seu check-list é realmente efetivo e atende às expectativas dos técnicos e das ordens de serviço?

Com funções essenciais para a execução de um serviço de qualidade, o formulário de equipe externa agrega valor nas visitas técnicas.

Isso significa que é muito mais que um simples procedimento a ser realizado.

Com o check-list, o técnico:

• insere as atividades que foram realizadas na visita;
  • indica se houve troca de equipamentos ou peças;
  • aponta as características do serviço/produto utilizado pelo cliente;
  • direciona o técnico para uma instalação/reparo assertivo;
  • evita questionamentos diretos ao cliente final, que muitas vezes pode não ter conhecimento de trâmites técnicos.

Formulário de equipe externa

Cabe ao gestor avaliar sempre, periodicamente, sobre a efetividade do formulário.

Novos itens podem ser atualizados sempre que necessário.

Principalmente, se a atuação da prestadora de serviço é em segmentos com forte uso da tecnologia.

Sabemos que a cada dia, uma novidade tecnológica surge.

Por isso, ter seu check-list sempre em dia significa que a empresa está sempre preocupada em atender os clientes da melhor forma possível.

E mais ainda, que está por dentro do mercado de atuação.

Ainda, ter um formulário de equipe externa em aplicativo, no qual pode ser acessado de todos os lugares, inclusive durante a visita, auxilia na produtividade do atendimento.

O aplicativo permite criar um check-list com todos os componentes necessários, de acordo com o segmento. E ainda é flexível, com ajustes que podem ser feitos pelo gestor sempre que desejar.

É muito simples, fácil e intuitivo. Você pode comprovar ao agendar uma demonstração. Durante a experiência que é gratuita, você terá acesso a outras ferramentas.

Entre elas, localização dos técnicos em tempo real. Sem contar na ordem digital que passa a ser online.

Vantagens de aplicativos de formulário para equipes de campo

• acesso fácil e rápido;
  • não precisa utilizar blocos, pranchetas, papel carbono, caneta;
  • não há risco de perda, já que o documento fica armazenado em nuvem. Caso não saiba como funciona o processo de armazenamento, acesse o texto: Dados em nuvem: como é o armazenamento;
  • pode ser modificado a qualquer momento, de acordo com a necessidade e modelo do negócio;
  • é uma ferramenta a menos para ser transportada;
  • é incluída diretamente na ordem de serviço do cliente;
  • proporciona leitura legível;
  • o próprio cliente pode fazer uma avaliação rápida logo após o encerramento da visita;
  • a assinatura do cliente é digital;
  • pode ser enviado por e-mail diretamente ao cliente.

Quais tipos de check-list minha equipe externa pode usar?

• Atividades que meu técnico que terá que executar na visita;
  • Avaliação do serviço para o cliente final;
  • Segmentos: climatização, telefonia, elevadores, dedetização, desentupidora, segurança eletrônica, entre outros.

Sabe aquela frase, o céu é o limite? Então, ela se encaixa muito bem aqui. Existem planilhas que organizam todo o processo. Quanto mais coisas no lugar, mais processos assertivos.

Então, comece avaliando como o cliente enxerga seu negócio. Isso pode ser feito na visita mesmo. Por meio de um formulário.

Os dados de preenchimento dependem muito da demanda executada. Cada manutenção tem características próprias. Por exemplo, uma manutenção preventiva é diferente da corretiva. Ou seja, formulários diferentes.

Isso não significa que o técnico insere a  informação que quiser. Nada disso. O padrão precisa ser seguido.

Cada processo com seu formulário preenchido da forma correta e com os dados necessários. Dessa forma, será possível medir a produtividade. Além disso, saber a necessidade real de cada cliente.

E se quiser saber mais sobre o tema, confira o conteúdo que a Field preparou para você:

Avaliação do cliente… por que não?

Esse é um tipo de formulário que sempre precisa ser levado em consideração.

Durante a produção, selecione as perguntas com cuidado e foco. Avalie se você, como consumidor, gostaria de preencher aquela avaliação.

Foque no tempo. A pessoa não pode perder mais de dois minutos com ela. Lendo assim parece pouco. Mas quando se trata de ficar na tela, preenchendo dados, parece uma eternidade.

Se a pessoa foi bem atendida, fará questão de responder. Agora, caso contrário, será o meio de indicar a satisfação.

É como dar voz para aquela pessoa que deposita a confiança na sua empresa. E ouvi-lo é muito, mas muito importante!

E dali, também o gestor tem capacidade de tirar algumas informações que impactam a produtividade.