Importância da manutenção preventiva de ar-condicionado

Importância da manutenção preventiva de ar-condicionado

A importância da manutenção preventiva de ar condicionado é baseada na prevenção e faz parte dos itens básicos de qualquer ambiente que tenha o aparelho, seja residencial, seja corporativo. Normalmente, todos deixam para fazer a manutenção ar condicionado quando algum problema surge, como mau cheiro, dificuldade de resfriamento ou vazamento. O ideal, como sempre, é focar na manutenção preventiva do aparelho.

Importância da manutenção preventiva de ar-condicionado

Com a manutenção de ar condicionado devidamente feita no aparelho, não haverá problemas com a qualidade do ar. Por isso, é importante fazer a limpeza do filtro. Sem a higienização, o ar condicionado é um local propício para o desenvolvimento de mofo e bactérias que causam problemas alérgicos e respiratórios.  

  •  Em qualquer aparelho em que seja feita a manutenção preventiva, a vida útil é aumentada. Isso diminui os problemas e evita desgastes desnecessários de peças. E consequentemente, a troca de aparelho;
  • O ar condicionado, naturalmente, gasta bastante energia. E aparelhos que recebem manutenções periódicas precisam de menos esforço para produzir ar resfriado, sendo mais eficientes e gastam menos energia. 

 

Quando preciso fazer a manutenção de ar condicionado?

Tudo depende da frequência do uso. Quanto mais utilizado, maior a necessidade de manutenção preventiva. Em ambientes corporativos, onde o uso é intenso, é aconselhável a limpeza semanal dos filtros. Além disso, existem outros itens. Filtros de Vitamina C e de Carvão e a serpentina, devem ser trocados a cada seis meses. 

A limpeza constante dos gabinetes e grelhas importante para que não haja redução do fluxo de ar e mantendo a eficiente da capacidade de funcionamento do ar condicionado. Essas duas acumulam muita poeira. Se não sofrerem limpeza constante, causam danos à saúde. 

Será que te convencemos até aqui sobre a importância da manutenção preventiva de ar-condicionado?

Como devo limpar?

Alguns itens da manutenção de ar condicionado podem ser feitos sem a necessidade de um especialista:

  • A poeira nos gabinetes e grelhas pode ser retirada com um pano ou flanela umedecida;
  • Nunca utilize álcool ou outros produtos que contenham solvente, que podem danificar o aparelho. Apenas água é suficiente; 
  • A troca de pilhas também pode ser feita
  • É possível, também, fazer a limpeza dos filtros. Basta retirar o painel frontal do aparelho de ar condicionado e limpar com um pano seco. Se o filtro estiver muito sujo, pode-se limpar com um pano e água morna;
  • É importante retirar o filtro da máquina e lavá-lo com água morna, jogando sempre no sentido contrário da entrada de ar. Não se deve utilizar aspirador, ou qualquer outro produto químico. Depois de lavado, o filtro deve secar naturalmente. Depois de seco, basta recolocá-lo no aparelho e fechar o painel.

O manual explica muito bem as manutenções preventivas que podem e devem ser feitas no aparelho de ar condicionado.

Alguns itens do aparelho requerem mais atenção e cuidado, como a serpentina, que é o trocador de calor, capacitores e sensores. Para isso, acione sempre um profissional qualificado e credenciado. Se o ar condicionado ainda estiver na garantia é importante acionar o serviço oficial. Assim, o aparelho permanece na garantia.

Fazer a manutenção preventiva  vai garantir melhor qualidade do ar no ambiente e mais eficiência do aparelho, que vai funcionar melhor e gastar menos energia.

Cuidado com os homens da lei!

Em janeiro de 2018, foi publicada a lei de número 13.589/2018, que diz que todos edifícios, públicos ou privados, são obrigados a fazer a manutenção dos sistemas de ar condicionado. Para as empresas é mais um ponto de atenção e mais um motivo para manter o sistema de ar condicionado em ordem.

Por contrato, algumas empresas têm equipes terceirizadas para realizarem a manutenção ar condicionado, mesmo as mais simples e preventivas. O trabalho realizado por técnicos que prestam serviços externos pode ser facilitados por meio de aplicativos e sistema web. Com isso, os gestores podem fazer toda coordenação dos chamados. Dessa forma, todos os clientes que solicitam visita técnica, são atendidos de forma organizada. Além de evitar atrasos e descontentamentos com atendimentos fora de hora.

Entre as soluções, a Field Control oferece aumento de produtividade para essas equipes que fazem manutenção de ar condicionado, a partir de uma visão de todos os técnicos em um único painel. Dessa forma, o gestor pode coordenador os chamados de acordo com a habilidade de cada profissional, de acordo com a demanda. E promove maior satisfação entre os clientes atendidos.

Equipe Field Control

O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.

Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a utilizar esse site, entenderemos que você concorda com isso. Visite nossas Política de Privacidade