O que é uma ordem de serviço e a importância

As ordens de serviço são importantes para as empresas porque permitem que os departamentos relevantes monitorem projetos individuais e deleguem adequadamente recursos para os processos previstos. A importância da ordem de serviço também está relacionada a necessidade de que os clientes especifiquem a natureza exata dos produtos ou serviços em questão e comuniquem suas expectativas ao negócio.

O que é uma ordem de serviço

Uma ordem de serviço permite que um cliente ou departamento interno faça um pedido a uma empresa para a realização e conclusão de tarefas específicas ou a entrega de certos produtos. Normalmente, inclui informações de contato e cobrança para o solicitante e uma seção que explica o trabalho solicitado, incluindo detalhes sobre a natureza das tarefas e qualquer trabalho ou peças adicionais.

O formulário permite ao negócio receptor rastrear o projeto através de um número de ordem de trabalho e monitorar seu status até a conclusão. A OS também permite que a empresa informe e selecione adequadamente seus funcionários e recursos para todas as tarefas abertas, além de rever os custos do trabalho posteriormente.

Do ponto de vista do cliente, as ordens de trabalho permitem que pedidos claros e abrangentes sejam solicitados a uma empresa. Através de uma ordem de serviço, o cliente pode verificar uma estimativa inicial de custos, receber atualizações de status no projeto e fazer alterações periódicas no projeto.

As ordens de serviço são documentos da empresa gerados internamente para autorizar e solicitar um trabalho específico. Eles podem ser gerados pelo departamento de vendas em conexão com uma ordem de compra ou por qualquer outro departamento que exija trabalho específico.

Baixe um modelo grátis de ordem de serviço agora clicando aqui! 

Porque aplicar a ordem de serviço na empresa

Com o aumento do trabalho , uma empresa passa a não conseguir gerenciar todos os processos e projetos que estão em sua estrutura sem um processo organizado de informação e construção, por isso a importância da ordem de serviço está relacionada a necessidade de organização de uma empresa.

É por meio da ordem de serviço que uma tarefa ou um projeto é repassado para a equipe da empresa contratada, os funcionários que participarão do projeto são indicados e as etapas compartilhadas entre os membros que participarão da elaboração do serviço.

O formato do documento pode ser manual, mas atualmente, sugere-se que a organização, independente de seu tamanho ou setor, utilize ferramentas de ordem de serviço online. Essa nova forma de repasse de informação, além de propiciar mais repasse de informação e controle, também organiza o processo de repasse de cronograma e permite a atualização a qualquer hora e qualquer lugar.

Leia também: 5 dicas para o controle de serviços externos

A importância da ordem de serviço pode ser sentida por empresas de qualquer área, não apenas aquelas que fazem algum tipo de assistência técnica.

Destaques sobre a importância da ordem de serviço

Função

A importância da ordem de serviço é que por meio dela se inicia o trabalho. Além disso, elas são fundamentais para esclarecer as atividades a serem desenvolvidas, definir a data de entrega e informar instruções especiais. As OS também são usadas ​​para rastrear o progresso do trabalho.

Características

Cada ordem de serviço contém informações de contato completo de quem a gerou, a equipe de vendas do cliente ou da empresa, detalhes do trabalho a ser feito, datas de referência e instruções de entrega.

Benefícios

O uso de um sistema de ordens de serviço impede que pedidos de trabalho sejam negligenciados e facilita o agendamento de carga de trabalho, necessidades de contratação, pedidos oportunos de suprimentos e materiais, fabricação, embalagem e transporte. O agendamento eficiente melhora a contabilidade de custos e economiza dinheiro da empresa.

Significado

As ordens de serviço fornecem um registro da atividade comercial que pode ser acessada para fins de planejamento orçamentário e no caso de procedimentos legais.

A ordem de serviço é uma ferramenta de gerenciamento de projetos fundamental para qualquer empresa. A busca por soluções que facilitem o controle de atividades é fundamental para uma empresa. O Field Control é um sistema de gerenciamento para prestadores de serviços externos. Com ele o técnico:

  • Recebe as atividades no celular;
  • Preenche checklists;
  • Anexa fotos
  • Colhe a assinatura do cliente, dentre outros.

Toda ordem de serviço fica 100% digitalizada. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como melhorar o gerenciamento dos seus funcionários.

Equipe Field Control

O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.

Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a utilizar esse site, entenderemos que você concorda com isso. Visite nossa Política de Privacidade