Ter uma equipe produtiva envolve vários processos. Em primeiro lugar, a organização deve estar entre as prioridades. Em segundo lugar, o planejamento de tudo o que será executado precisa ser bem desenhado. A sua empresa pode ter uma programação a longo prazo, como a anual. Mas e o planejamento semanal? Já imaginou o que ele pode fazer pelo seu time?
Por que fazer um planejamento semanal?
A agenda pode estar cheia, mas mesmo assim surgem demandas de última hora. O que é prioridade?
Além de auxiliar com tudo o que foi proposto, não deixa nada para trás. Em conclusão, cumpre o objetivo.
Toda empresa tem funções de acordo com o cargo de cada profissional contratado. Para efetivar o trabalho de cada um, é preciso que as funções sejam cumpridas. Ainda mais quando um departamento complementa o outro. Ou seja, fazendo assim, a roda girar.
E pode ser que aquela uma única atividade esquecida, seja a primordial. E quando isso acontece, a empresa pode deixar de cumprir um compromisso importante. Em outras palavras, o resultado pode ser desastroso.
Sem contar que ao chegar no fim da sexta-feira e ter todas as tarefas cumpridas faz um bem danado para o ego. Ainda mais para quem se identifica com o que faz. E se sente muito bem com isso.
Organizar as tarefas, logo eu?
Por mais que você seja aquele virginiano metódico, com todas as suas demandas muito bem estipuladas, o planejamento semanal vai te ajudar sim.
Priorize:
- O que é mais urgente;
- O que você menos gosta de fazer. Porque sim, tarefas que não são legais existem. Acima de tudo, devem ser feitas;
- O que demanda mais trabalho;
Para saber mais sobre como se organizar, complemente com o conteúdo:
Evite distrações
Conhece a técnica Pomodoro? Facilita muito a evitar as distrações. Além disso, reforça a concentração e energia 100% naquela tarefa.
É bem simples. Consiste na divisão das tarefas por 25 minutos. Nesse período, nada de interrupções. O foco é total naquilo que está sendo feito.
Isso significa nada de celular e redes sociais. Até o zap zap fica de fora, entendeu? Pode doer no começo. Mas a Field garante que é libertador!
Como resultado, seu planejamento semanal será concluído com sucesso.
Não deu para cumprir tudo?
Revise em qual tarefa levou mais tempo e por quê?
Depois disso, verifique se encaixa na agenda da próxima semana.
Caso positivo, dê preferência para ser a primeira atividade a ser realizada. Dessa forma, é eliminada e concluída. E não ficará se arrastando por semanas.
Quais ferramentas utilizar?
Tem gente que funciona melhor no papel. E tudo bem. Ter ali ao lado do notebook todas as tarefas te encarando ao longo do dia, auxilia para que nada passe batido. Sem contar que a sensação de passar um marca texto em tudo do fim do dia proporciona uma sensação impagável de dever cumprido.
O bom e velho planner voltou à moda. É só dar um pulo na papelaria da esquina que você encontra diversos modelos. Bichinhos fofos. Unicórnios – que por sinal, adoramos. Até modelos mais sérios. Apenas com linhas e pauta.
Assim como tem vantagens, há desvantagens também. Se você tem flexibilidade geográfica e pode trabalhar de qualquer lugar, tem que levar o bendito papel contigo. E quando o esquece, seu mundo pode cair e ficar perdido sem saber o que fazer.
Depois de terminar essa leitura, a tarefa já pode ser considerada concluída do seu planejamento.
Agora, se você é todo moderninho, o papel pode não funcionar
E ainda bem que santa tecnologia está aí para o que der e vier.
É possível com velho e conhecido excel, mas também:
Trello
Pode ser um caminho sem volta. Se você é o rei ou a rainha da organização, ele pode se tornar seu melhor amigo.
O Trello é um aplicativo de gerenciamento de projetos. Pode ser de uso individual. Mas também compartilhado por uma equipe inteira. Há possibilidades de inserir responsáveis por determinada demanda. E até indicar qual está a fase de produção. O melhor de tudo vem agora. O uso é gratuito.
Então, sem desculpas para que sua semana não tenha um bom planejamento.
Calendário do Google
Se você tem uma conta do Gmail facilita e muito a sua organização de compromissos dentro do planejamento semanal.
Basta inserir a atividade, que vai automaticamente para seu e-mail. Você pode inclusive, até permitir lembretes para não esquecer.
Sem contar que pode enviar avisos para outras pessoas. E até agendar e fazer reuniões por lá mesmo.
O que o líder pode fazer pelo planejamento semanal do time?
Primeiro, organizar a própria agenda. Óbvio. Segundo, acompanhar o time como um todo e individualmente.
Acima de tudo, tenha metas. Auxilia a dar uma boa direção. E elas precisam ser bem definidas. Sem contar que é obrigatório que sejam atingíveis.
Se algum colaborador estiver com dificuldade em cumprir o planejamento semanal, acompanhe a rotina dele. Pode ser algumas tarefas sejam feitas de formas que ao invés de serem otimizadas, são prolongadas. E até com processos sem a mínima necessidade.
E esse é o papel do líder. Orientar e moldar a forma de trabalho. Contudo, sempre respeitando a personalidade e características individuais do profissional.
De organização e planejamento, a Field entende muito bem
Organizar tarefas e atividades é com a gente mesmo. Podemos falar com autoridade. Desenvolvemos um sistema de gestão de equipes externas que facilita o dia a dia. E agrega processos dos técnicos que atuam em campo.
Então, se você tem uma prestadora e quer ter agilidade no planejamento semanal, é só agendar agora uma demonstração.
Ah, é totalmente gratuita durante o período de experiência. Além disso, não pense que ficará perdido nos primeiros dias. A plataforma é totalmente intuitiva, mas durante o processo, você contará com o apoio da nossa equipe.
Venha com a Field, organize sua rotina e tenha alta produtividade: www.fieldcontrol.com.br